Poditatêno

Você sabe o que significa essa palavra? Trata-se de um vocabulário novo criado no telemarketing. Você sabe o que significa essa palavra? Não, não é obra de Guimarães Rosa. Trata-se de um vocabulário novo criado por teleoperadores.

Por incrível que pareça, essa e muitas outras novas palavras estão sendo utilizadas no momento de argumentar e convencer clientes.

“O senhor poditatêno 10% de desconto…”. Tradução: ?O senhor poderá ter até 10%de desconto…?.

Juan Diaz Bordenave comenta em um dos seus livros: “A boca humana é capaz de produzir infinitas combinações de sons, e o ouvido pode captar e distinguir milhares delas”. O autor ainda comenta sobre a combinação de expressões do rosto, olhos e mãos que podem se mover de mil maneiras para criar gestos expressivos.

Entretanto, o único elemento comunicativo de que dispomos na teleoperação é a fala. Basta se descuidar por um minuto e, de repente, toda a equipe começa a falar de maneira incorreta.

O pior é que existem centrais inteiras que utilizam linguagem “tribal”, ou seja, um vocabulário extraído das suas crenças e atitudes, do seu meio externo. Uma linguagem criada para ser compartilhada por uma determinada turma.

Como exemplo, podemos citar: “Tipo assim”, “Olha só” e “É estilo”. O mercado atual, competitivo, valoriza o conteúdo das informações e a forma como ela é transmitida.

Vocabulário inadequado gera desconfiança, pois o teleoperador é a voz da empresa que representa. Daí o imenso poder da boa comunicação. Orientação e treinamento podem ajudar no desenvolvimento do potencial comunicativo.

Tudo começa no momento da abordagem. Uma mensagem transmitida sem ruídos, com qualidade, atende a qualquer tipo de cliente. Por isso, nunca deixe de monitorar.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima