VocĂȘ sabe o que significa essa palavra? Trata-se de um vocabulĂĄrio novo criado no telemarketing. VocĂȘ sabe o que significa essa palavra? NĂŁo, nĂŁo Ă© obra de GuimarĂŁes Rosa. Trata-se de um vocabulĂĄrio novo criado por teleoperadores.
Por incrĂvel que pareça, essa e muitas outras novas palavras estĂŁo sendo utilizadas no momento de argumentar e convencer clientes.
“O senhor poditatĂȘno 10% de desconto…”. Tradução: ?O senhor poderĂĄ ter atĂ© 10%de desconto…?.
Juan Diaz Bordenave comenta em um dos seus livros: “A boca humana Ă© capaz de produzir infinitas combinaçÔes de sons, e o ouvido pode captar e distinguir milhares delas”. O autor ainda comenta sobre a combinação de expressĂ”es do rosto, olhos e mĂŁos que podem se mover de mil maneiras para criar gestos expressivos.
Entretanto, o Ășnico elemento comunicativo de que dispomos na teleoperação Ă© a fala. Basta se descuidar por um minuto e, de repente, toda a equipe começa a falar de maneira incorreta.
O pior Ă© que existem centrais inteiras que utilizam linguagem “tribal”, ou seja, um vocabulĂĄrio extraĂdo das suas crenças e atitudes, do seu meio externo. Uma linguagem criada para ser compartilhada por uma determinada turma.
Como exemplo, podemos citar: “Tipo assim”, “Olha sĂł” e “Ă estilo”. O mercado atual, competitivo, valoriza o conteĂșdo das informaçÔes e a forma como ela Ă© transmitida.
Vocabulårio inadequado gera desconfiança, pois o teleoperador é a voz da empresa que representa. Daà o imenso poder da boa comunicação. Orientação e treinamento podem ajudar no desenvolvimento do potencial comunicativo.
Tudo começa no momento da abordagem. Uma mensagem transmitida sem ruĂdos, com qualidade, atende a qualquer tipo de cliente. Por isso, nunca deixe de monitorar.
Todo bom vendedor Ă© um Masterchef
Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um âmini programaâ do MasterChef no navio.
Algumas pessoas da plateia sĂŁo escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo jĂșri (no caso, o capitĂŁo do navio e dois de seus assistentes).