Você sabe o que significa essa palavra? Trata-se de um vocabulário novo criado no telemarketing. Você sabe o que significa essa palavra? Não, não é obra de Guimarães Rosa. Trata-se de um vocabulário novo criado por teleoperadores.
Por incrível que pareça, essa e muitas outras novas palavras estão sendo utilizadas no momento de argumentar e convencer clientes.
“O senhor poditatêno 10% de desconto…”. Tradução: ?O senhor poderá ter até 10%de desconto…?.
Juan Diaz Bordenave comenta em um dos seus livros: “A boca humana é capaz de produzir infinitas combinações de sons, e o ouvido pode captar e distinguir milhares delas”. O autor ainda comenta sobre a combinação de expressões do rosto, olhos e mãos que podem se mover de mil maneiras para criar gestos expressivos.
Entretanto, o único elemento comunicativo de que dispomos na teleoperação é a fala. Basta se descuidar por um minuto e, de repente, toda a equipe começa a falar de maneira incorreta.
O pior é que existem centrais inteiras que utilizam linguagem “tribal”, ou seja, um vocabulário extraído das suas crenças e atitudes, do seu meio externo. Uma linguagem criada para ser compartilhada por uma determinada turma.
Como exemplo, podemos citar: “Tipo assim”, “Olha só” e “É estilo”. O mercado atual, competitivo, valoriza o conteúdo das informações e a forma como ela é transmitida.
Vocabulário inadequado gera desconfiança, pois o teleoperador é a voz da empresa que representa. Daí o imenso poder da boa comunicação. Orientação e treinamento podem ajudar no desenvolvimento do potencial comunicativo.
Tudo começa no momento da abordagem. Uma mensagem transmitida sem ruídos, com qualidade, atende a qualquer tipo de cliente. Por isso, nunca deixe de monitorar.
Técnica da reversão imediata para lidar com objeções em vendas
Brian Tracy* escreveu este texto já faz um bom tempo, mas acho que sempre vale a pena revisar e relembrar. Afinal, além de a técnica ser muito boa, ter um bom repertório de argumentos é importante para ter alta performance em qualquer negociação.