Você já parou para pensar por que os clientes deixam de comprar?
Acompanhar tendências, treinar a equipe de vendas, inovar, aprimorar processos, tudo isso (e muito mais) é fundamental para vender mais e melhor. Porém, um dos pontos que mais importa para o seu cliente, nem sempre é lembrado: o bom atendimento.
Simples assim.
Recentemente, a Gazin Atacado – um das maiores atacadistas do Brasil – fez um experimento interessante para ilustrar esse problema.
Com o objetivo de ajudar seus clientes – pequenos e médios varejistas de todo o Brasil – a entenderem a importância do atendimento na loja e mostrar por que os clientes deixam de comprar em determinados estabelecimentos, a Gazin foi às ruas de Curitiba (PR) entrevistar consumidores do varejo.
O que eles descobriram: o atendimento é o principal fator que influencia a decisão do cliente a comprar em uma loja ou não.
Novamente, nenhuma novidade, não é mesmo? Porém, muitas vezes o fato de ouvir isso diretamente do cliente faz toda a diferença.
Veja só como foi:
A importância do atendimento e de ouvir o que o cliente tem a dizer
A grande lição que fica desse vídeo é que a busca constante pela qualidade no atendimento não deve nunca ser deixada de lado. Independentemente do segmento em que você atua, pois, a mesma lógica que o consumidor aplica no varejo, ele também leva em consideração em compras de serviços, por exemplo.
Porém, há outro aprendizado que podemos tirar dessa dinâmica: a importância de ouvir o que o cliente tem a dizer.
Se você buscar na VendaMais os artigos que falam sobre como ter sucesso em vendas, vai notar que, entre uma das dicas mais comuns em todo esse conteúdo é a seguinte: conhecer bem o cliente.
Independentemente da área da empresa, seja B2B ou B2C, entender o seu público é crucial para conseguir ter bons resultados. Afinal, se você não conhece seu cliente, não sabe quais são suas preferências e necessidades, quais são os problemas que ele precisa resolver, dificilmente vai oferecer algum produto ou serviço que chame a atenção dele.
E o caminho mais fácil para entender seu cliente é simplesmente ouvi-lo.
Então, você tem escutado o que o seu cliente tem a dizer? Se não, saiba que pode estar deixando de captar informações importantes que ajudarão a melhorar seus resultados e o relacionamento com seu público!