Posicionamento em vendas – CV n. 92

Nesta edição:

Superando os limites da cerveja

Anúncio na prova

O segredo da Adidas

 

Sustentabilidade

É melhor para o planeta

Você compraria água mineral em caixas de papelão iguais às utilizadas para a comercialização de leite? Pois é, de uma parceria inédita entre a Tetra Pak, fabricante das famosas caixas de papelão, e uma empresa de água mineral, nasceu a Boxed Water. É uma água que já surgiu com o conceito de ser sustentável. Com o slogan: “Boxed Water é melhor para a Terra”, a companhia trabalha com a visão de que 85% de seu produto é renovável. A água é acondicionada em embalagens cartonadas da Tetra Pak, produzidas com papel certificado de fontes renováveis.

 

Na campanha publicitária, o produto é apresentado como sustentável devido o apelo de reciclagem de sua embalagem. Além disso, 10% do lucro com a venda da água são doados para Organizações não Governamentais (ONGs) e outros 10% vão para fundações que fazem reflorestamento. O design da embalagem transmite a ideia de limpeza, pois nela há somente um texto em preto apresentando o produto. Como você inovaria em sua companhia utilizando soluções que já existem?

 

Fidelização

Futebol e negócios

Qual é o clube que melhor trabalha o marketing no País? Muitos diriam os de maior torcida, como: Flamengo, Corinthians, São Paulo, entre outros, mas, sem dúvida, nenhum deles se aproxima do marketing do Internacional, RS. O clube, que em 2009 completa cem anos, possui um estádio (Estádio Beira-Rio) com capacidade para 56 mil pessoas e já conta com mais de 80 mil sócios que pagam R$25,00 para não terem direito a nada, ou melhor, para possuírem o privilégio de serem sócio-torcedores do clube. Diferentemente das promoções feitas por outros clubes, que reservam lugares especiais a seus associados, o sócio-torcedor do Internacional ganha somente o direito de comprar o ingresso para os jogos antes dos torcedores comuns e garante descontos em produtos lançados durante o ano. No centenário, o clube espera chegar a cem mil sócios e garantir um faturamento anual de R$30 milhões apenas com a fidelização.

 

Além disso, o clube inovou mais uma vez: lançou o boneco do volante argentino Guiñazu, que possui grande identificação com a torcida e já fez sua história no clube. A imagem eternizando o jogador vendeu, em cinco meses, 3 mil unidades a R$49,90 cada, para o sócio-torcedor, o boneco emborrachado de 15 centímetros saiu pela bagatela de R$45,00. O clube prepara a próxima ação que será com o meia argentino D’Alessandro. “Os próximos atletas homenageados com bonecos personalizados deverão ser os atacantes Nilmar e demais jogadores do grupo atual, como: Kléber, Índio, Taison e Magrão, o ex-capitão Fernandão, líder do time campeão mundial em 2006, e Claudiomiro, autor do primeiro gol do Estádio Beira-Rio”, relata o vice-presidente de marketing do clube, Jorge Avancini. Que tal fidelizar e apresentar ofertas especiais para seu cliente?

Visite o site: www.internacional.com.br

 

Posicionamento

Doce cerveja

Famosa por apresentar a primeira latinha de cerveja que gelava a bebida quando aberta (a lata era desenvolvida com serpentina, responsável pelo resfriamento imediato do produto), a Sapporo promete surpreender mais uma vez. A próxima novidade é uma cerveja feita de cacau, lançada no mês passado e com venda exclusiva pela internet (http://www.sapporobeer.jp/). A nova bebida, batizada pela empresa de Chocolat Brewery, não terá um custo baixo. O conjunto, com três latinhas, sairá pela pechincha de R$35,00. Inicialmente, serão produzidos 20 mil kits.

 

Publicidade

Local inusitado

Você está concentrado em uma sala de aula respondendo uma prova que pode ser decisiva para seu ano letivo quando, de repente, no fim da página você se depara com o anúncio de um delicioso sanduíche feito pela lanchonete ao lado da faculdade. E, por mais absurdo que possa parecer, um professor norte-americano está fazendo exatamente isso.

 

Segundo Jeb Harrison, sua iniciativa foi tomada para economizar nos custos de impressão das provas e ensinar seus alunos na prática como funciona a publicidade. O primeiro anunciante que aderiu essa ideia inusitada cravando sua marca nos exames foi uma pizzaria local chamada Harrison, que pagou US$315 para estampar suas promoções nas provas. Agora, no fim dos exames, os alunos podem deliciar a oferta de um pedaço de pizza por US$5.

 

Posicionamento

Hambúrguer prático

Você está acampando na mata e dá aquela enorme vontade de saborear um delicioso Big Mac, e agora? Focado em alimentos para esportistas, aventureiros e exército suíço, a Trekking-Mahlzeiten lançou o primeiro sanduíche enlatado do mundo. O cheeseburger é acondicionado a um sistema semelhante ao realizado com os alimentos da tripulação espacial, o que faz com que o produto tenha a validade de um ano sem a necessidade de permanecer na geladeira antes de ser consumido. Para comer, basta aquecê-lo dentro da lata em banho-maria e voilà, é só deliciar essa novidade. Caso queira conferir esse produto, você pode acessar o site da empresa www.trekneat.com, mas o preço do sanduíche ainda está um pouco salgado, aproximadamente R$11,00. Você já pensou em atrair novos clientes com um produto inovador?

 

Publicidade

Onde o cliente está

Os criadores de uma empresa de jogos voltada ao público adulto dos Estados Unidos, em vez de investirem em televisão e rádio, simplesmente distribuíram alguns tabuleiros pelas cafeterias Starbucks do país. A lanchonete ganhou um serviço a mais para oferecer a seus clientes. Todo mundo gostou de sentar, beber um café e se divertir com um jogo e as vendas da companhia explodiram.

 

Relacionamento

Segredo

Com certeza, você conhece aquelas promoções em que as pessoas têm de responder uma pergunta, certo? Geralmente, são questões pró-forma do tipo: “Quantos anos a empresa tal está fazendo”, “Qual a marca que dá tantos prêmios”, entre outras feitas para driblar uma legislação que exige que concursos “não culturais” sejam ligados à Loteria Federal. Mas a Adidas mostrou que é possível usar essas promoções de maneira inteligente. Ela está veiculando na internet um vídeo afirmando que o técnico Carlos Alberto Parreira está de posse de uma caixa contendo “grandes tesouros” da história do Fluminense. Ele a teria lacrado nos anos 80 com um código e gravado um vídeo com pistas para não esquecê-lo. Segundo a história, ele esqueceu e agora pede a ajuda da audiência para decifrar o código.

 

O hotsite criado pela Adidas (www.caixadoparreira.com.br) para a promoção estimula as pessoas a conversarem, trocarem ideias e discutirem com amigos o código. Quem acertar primeiro ganhará vários prêmios. O site já vem com links para o YouTube, Orkut, Facebook, entre outros endereços de relacionamento, facilitando que os indivíduos espalhem a notícia e participem da campanha. Um grande exemplo de como fazer marketing viral e usar o poder do relacionamento.

 

Novas mídias

Novo formato de mídia eletrônica

A produtora Digital 21 lançou o primeiro Totem High Definition (HD) do Brasil. A novidade é uma escultura audiovisual indoor com tecnologia de última geração, de conceito moderno e exclusivo. “É uma concepção totalmente diferente de tudo que existe. Trouxemos modernidade e interatividade. Essa novidade funciona como uma escultura, que embeleza a cidade e, além disso, ela vai tomar conta dos espaços através de uma comunicação mais artística”, afirma Rodolfo Patrocínio, diretor da Digital 21 e criador da novidade. O primeiro totem divulgará as novidades do Parque da Mônica, no Shopping Eldorado, em São Paulo. Ele terá 4 metros de altura por 3 de largura. Tudo bem que sua companhia não tenha verba para investir em um totem de alta definição, mas a novidade já traz a reflexão de que há caminhos para que mídias alternativas e criativas continuem sendo úteis ao público e às empresas sem poluírem a cidade.

 

Uma experiência criativa

Com a camisa amarrotada o senhor não sai!

Paulo Araújo é palestrante de motivação e vendas, além de autor do livro Desperte seu talento: dicas essenciais para a sua carreira, entre outros. Ele conta a experiência que viveu ao realizar uma palestra em uma cidade no interior de Minas Gerais: “O melhor hotel da cidade era simples, porém muito limpo e arrumado. Cheguei por volta da hora do almoço e como o evento era somente à noite, fui conhecer uma empresa da região. Voltei perto das 17 horas e logo que cheguei à recepção perguntei se poderia enviar uma camisa para passar. A recepcionista disse que a camareira já havia ido embora, mas que podia passar a camisa em sua própria casa rapidamente”.

 

Araújo lembra que estranhou o fato e sentindo que iria dar mais trabalho que devia agradeceu e falou que não era necessário. “Subi até o quarto e após alguns minutos alguém bateu na porta. Era a recepcionista, que pediu para ver o estado da minha camisa. Um tanto quanto acanhado, tirei-a da mala e mostrei à moça que pasma disse: ‘O senhor me desculpe, mas com essa camisa amarrotada o senhor não sai! O que os participantes do evento pensarão do meu hotel?’. Não teve jeito. Ela pegou a camisa, saiu andando depressa e levou para casa”.

 

Ele recorda que pensou que aquilo seria demorado, só que foi surpreendido, pois em vinte minutos a moça estava de volta com a roupa passadinha. Para o especialista, essa atitude simples, isto é, o interesse em ajudar, foi um ponto positivo para o atendimento daquele singelo, mas eficiente hotel.

 

Grandes números

29,55%é a porcentagem da participação da Vivo no mercado de telefonia móvel contra 31,44% há um ano. Em seguida, vem a Claro, com 25,76%, que continua avançando e já ultrapassou a TIM, hoje com 23,58% do mercado. Quem também vem crescendo é a Oi: 20,67% contra 17,69% no ano passado.

Fonte:Radar on-line

 

10 milvezes melhor e com capacidade maior que os atuais DVDs são os CDs que podem chegar ao mercado em dez anos, segundo cientistas da Universidade de Tecnologia de Swinburne, da Austrália.

Fonte:Reuters

 

40º lugaré a colocação do Brasil no ranking de competitividade mundial feito pela escola suíça de negócios IMD, apontando que o País subiu três posições.

Fonte:AdNews

 

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Frase

Um aspecto essencial da criatividade é não ter medo de fracassar

Edwin Land

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