Preparação ExpoVendaMais 2010 ? Edison Talarico

Para sentir um gostinho do que será a ExpoVendaMais, separamos um artigo especial de Edison Talarico!

Faltam apenas alguns dias para o início da ExpoVendaMais 2010.

O evento, que acontece de 19 a 21 de outubro, em Curitiba, contará com a presença de Edison Talarico, um profissional que consegue unir a visão do dia a dia de vendas com as necessidades estratégicas das empresas. Ele será responsável por uma das atividades no segundo dia da Expo.

Para você ter um gostinho do que poderá nessa palestra, confira o artigo de Talarico, publicado em uma das edições da revista VendaMais:

 

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Descubra-se como vendedor

Por Edison Talarico

Considero-me um bom vendedor. Tenho sobrevivido e superado metas comerciais no mundo dos negócios por mais de 20 anos. Com certeza devo ter criado um modelo próprio, adequado às minhas características pessoais positivas e à prova das inúmeras limitações que possuo.

Tive a oportunidade de trabalhar com diferentes tipos de vendas, desde formas diretas, indiretas, consultivas, com pessoas físicas e jurídicas e com produtos e serviços "comoditados" e de alto valor agregado. Acho que tenho uma boa experiência na área.

Penso que qualquer um pode ter sucesso em vendas, desde que descubra as suas próprias potencialidades, estilo e mecanismos pessoais de relacionamento. A pessoa tem de gostar muito de alguma coisa. Pode ser do produto, de gente, de dinheiro, de superar desafios ou de tudo isso junto, mas tem de ter algo como um vetor.

Como você é? Qual a sua marca pessoal, suas ambições? Gosta das pessoas por perto, de status ou de reconhecimento pessoal? Quais as suas metas de curto, médio e longo prazo?

Se você já tem um bom desempenho profissional, penso que deve concordar, em tese, com essas afirmações. Caso esteja insatisfeito com o seu nível de performance, recomendo avaliar estas quatro perspectivas da palavra “você”: visão, organização, capacitação e entusiasmo.

» Visão – Procure estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Vale a pena ter uma anotação de bolso com as metas diárias de vendas e dicas para não cair no esquecimento, por exemplo: ouvir mais, pensar em soluções e fazer novos amigos. As metas devem permitir alcançar sonhos e desafios, como a compra da casa, a viagem dos sonhos ou a abertura da sua empresa no futuro. Liste e busque os seus sonhos.

» Organização – Faça do seu dia-a-dia um modelo de gestão profissional. Siga a sua regra e crie o seu modelo ideal de controle. Pode ser um caderninho com anotações, equipamentos eletrônicos ou um papel com dez coisas de alta prioridade a serem feitas no dia. Basta trabalhar mentalmente dez minutos de manhã. Tenha os seus indicadores de performance: avalie as vendas realizadas, perdidas, carteira ativa, mix, comissão, positivação.

» Capacitação – Podemos e devemos aprender novas coisas todos os dias. Vale tudo, desde uma leitura técnica, jornal do dia, revista velha ou uma nova forma de entender as pessoas. Tem gente que gosta de passarinho, outros de futebol, barco, moto, moda e musica clássica. Pergunte e descubra os fatores motivadores de quem você quer se relacionar comercialmente.

» Entusiasmo – Nada se consegue sem uma boa dose de vontade e determinação pessoal. Muitas vezes, os resultados demoram a acontecer, mas saber motivar-se é certamente uma das mais poderosas ferramentas de trabalho. Quando as coisas não estão da forma que eu gostaria que estivessem acontecendo, arregaço as mangas e acelero a velocidade. Aprendi que devemos ser inconformados com o não-alcance das metas e determinados na reversão dos problemas.

Trabalho hoje para antecipar o meu amanhã e pelo puro prazer na conquista de metas, projetos pessoais e de superação profissional. Procuro “marquetar” as minhas vendas fazendo da minha atividade uma fonte de largo aprendizado, relacionamento e ensinamento. Que tal você fazer o mesmo? (artigo publicado em abril de 2007)

Edison Talarico é professor de Marketing e Comunicação e diretor da Thinker Marketing Result, empresa de consultoria de comunicação de vendas.
Visite o site: www.thinker.com.br
E-mail: [email protected]

Para saber mais:

Em outubro, Edison Talarico se junta a Paul Spiegelman, Steven Dubner, Walter Longo, J. B. Vilhena, L. A. Costacurta Junqueira e Fábio Fiorini para o maior evento de gestão em vendas da América Latina, a ExpoVendaMais, será de 19 a 21, em Curitiba, PR. Para mais informações, acesse o site: www.expovendamais.com.br.

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