O motor do Marketing Multinível é a produtividade.
Este é nosso 6º artigo. Em edições anteriores tratamos de assuntos fundamentais e importantes para se criar e manter uma equipe dentro do sistema de MMN. Falamos sobre Disciplina, manter a alta performance, cuidar da agenda, leitura, ter empatia e como escolher as pessoas corretas para formar sua equipe. Nada do que foi mencionado funciona isoladamente. Todas as orientações mencionadas são comparadas a peças de um carro, que juntas formam um belo veículo. Agora, com o veículo pronto, ele só anda com o combustível correto para o motor nele colocado. O motor do MMN é a produtividade.
Este artigo trata pela 1ª vez no Brasil de um tema muito falado, mas de uma forma nunca antes vista. Qual o verdadeiro segredo das pessoas que ganham muito dinheiro desenvolvendo MMN? Qual é a rotina destas pessoas? A resposta é óbvia, todos que ficaram ricos dentro de algum sistema de MMN sempre mantiveram a produtividade, que é bem diferente de lucratividade. No MMN uma atitude pode ter uma lucratividade violenta num mês ou num período e depois diminuir ou até mesmo acabar por completo. Vejo isso há anos. Como manter as vendas em alta? Como manter a equipe (motivada) sempre batendo as metas? Como manter a produtividade de sua equipe?
Todos os livros e revistas sobre Network Marketing dizem as mesmas coisas: Depende do líder. Correto. Mas vai muito mais além. Existem, portanto, 3 procedimentos para manter a equipe vendendo continuamente ano após ano, mês após mês, dia após dia.
- Precisa-se, fundamentalmente, saber que tipo de treinamento sua equipe está recebendo.
- Evitar problemas e obstáculos internos.
- Criar pessoas comprometidas com o negócio.
O que mantém a PRODUTIVIDADE de uma equipe de vendas por muito tempo?
1 – Ter o treinamento correto. Todo treinamento para uma equipe de vendas precisa ser organizado conforme as necessidades sazonais. No início de cada ano deve-se treinar a equipe sobre atualizações dos produtos, como demonstrar o produto que a empresa comercializa e quais os benefícios que o produto tem para aqueles que posteriormente o vão adquirir. Com a equipe bem treinada na demonstração do produto, treina-se o fechamento da venda. Essa parte deve ser feita por alguém com muita experiência de campo, e com um acúmulo de resultados positivos e sucesso, claro! Por fim, treina-se o sistema de MMN da empresa: como formar sua equipe de vendas.
Nesse ínterim, os novos que vão chegando, precisam ir recebendo o treinamento de sala da mesma forma que os integrantes mais velhos na equipe receberam, porém, as etapas anteriores devem ser desenvolvidas no campo de trabalho no dia a dia. Os mais experientes devem passar para os mais novos todas as informações que receberam, todas – sem exceções. Isso se chama duplicação. Ao longo das etapas de treinamento que mencionamos: demonstração, fechamento e formação de equipe – deve-se embutir palestras motivacionais. Dinâmicas de grupo devem ocorrer pelo menos 1 vez ao mês. Todo o dinheiro investido em treinamento volta para o líder de uma equipe e para cada um individualmente em um tempo relativamente curto e mantém a PRODUTIVIDADE, com certeza absoluta. Falo isso com uma experiência de mais de 14 anos treinando equipes por todo o Brasil.
2 – Evitar problemas e facilitar a vida de todos os envolvidos na equipe. O nome já diz: Equipe. Cada um deve fazer sua parte. Se todos os vendedores preencherem os pedidos corretamente os setores administrativos e financeiros aumentarão a PRODUTIVIDADE em muito. Se cada um como pessoa, individualmente, evitar falar mal dos integrantes da equipe, principalmente da liderança, e passar a observar e elogiar mais as qualidades do grupo, as vendas aumentarão em média de 3% a 5% mensalmente. A Srª Vandaira Schultz Manske, Diretora financeira do Grupo Manske, sempre diz que uma equipe unida, motivada e interessada em aumentar resultados sempre consegue bater as suas metas mensais e anuais, desde que estejam presentes em todos os treinamentos da empresa e evitem problemas internos.
Outro especialista em formação de equipe, José Wilton, graduado NIPPONFLEX, aposta na sinceridade e honestidade. Ele afirma que copia isso radicalmente de seus UPLINES José Batista e Daniel Bolonhese, que dão um excelente exemplo neste respeito. São pessoas que começaram sem investimentos, mas que, além das atividades mencionadas nos artigos anteriores, sempre fizeram todas as suas transações comerciais dentro da equipe com muita Sinceridade e Honestidade. Isso fez com que a confiança das pessoas os tornasse exemplos a serem seguidos, conseguindo assim, formar equipes com produtividade mensal e anual em todo o Brasil. E nós que agora sabemos disso, vamos seguir o exemplo destes homens de sucesso?
3 – Criar pessoas comprometidas com o negócio é o maior desafio de todos. Mas não impossível. Os líderes mencionados acima e os mencionados em artigos anteriores só conseguiram manter a produtividade de suas equipes por terem conseguido formar líderes, pessoas comprometidas com os resultados almejados. Como reconheço alguém comprometido? É aquele indivíduo que vive no seu dia a dia a Filosofia do Sucesso, de NAPOLEON HILL. Mas você que está lendo, sabe algo sobre a Filosofia do Sucesso? Eu sei recitar ela inteira, não apenas decorado, mas vivo-a no meu dia a dia. Como você quer ter uma equipe com pessoas comprometidas se talvez você seja uma pessoa descomprometida com os resultados de sua equipe?
Leia e decore a Filosofia do Sucesso. Viva ela em todos os lugares. Acorde cedo todos os dias e recite ela em voz alta. Você com certeza reconhecerá alguém com o mesmo perfil que você a quilômetros de distância. Você quer CRIAR uma equipe comprometida? Crie hábitos e atitudes de pessoas comprometidas. Hábitos esses que envolvem ter uma filosofia de sucesso embutida nas veias e no cérebro. Só se consegue isso com treinamentos semanais baseados em técnicas de autopersuasão. Treine você e sua equipe para o sucesso.
O que eu disse é novidade? Para alguns sim. Quer ter uma equipe motivada o ano inteiro? Aplique cada palavra deste artigo. É simples e prático, mas não fácil. Eu já ia me esquecendo de mais um detalhe para manter a equipe motivada. Imite seu líder, seu mestre e mentor dentro do sistema de MMN. O seu líder não é exatamente aquele que te colocou dentro do negócio. Pode até ser que seja, mas o seu líder é aquele cara comprometido com a equipe e que está presente em todos os treinamentos. É aquele que está ganhando muito dinheiro por fazer o que foi mencionado nos últimos artigos e por respeitar e imitar seu líder empresarial. Seu mentor deve ser aquele que é exemplo de prosperidade financeira dentro de sua equipe.
O que considero como prosperidade financeira dentro do MMN? E como ter prosperidade financeira neste sistema de comercialização? Você se surpreenderá ao ler as informações do próximo mês. Despeço-me este mês desejando tudo de bom para você e sua equipe. Que o seu sucesso brilhe sempre de modo justo e perfeito!