Produtos & valores

Como melhorar minha comunicação?

Objetivos

Sensibilização e conscientização sobre valores agregados dos produtos, trabalho em equipe, criatividade e comunicação.

 

Recursos

Tabela de apoio.

 

Tempo estimado

40 minutos – para 20 participantes.

 

Instruções

1o momento – 10 minutos

Forme subgrupos de no máximo sete participantes e distribua uma tabela de apoio para cada um. A tarefa é descobrir características, vantagens e desvantagens de itens vendidos pela empresa e concorrência. Em seguida, solicite que avaliem um produto por grupo.

 

2o momento – 20 minutos

Cada subgrupo deve apresentar seu trabalho e aproveitar para enriquecê-lo com sugestões dos demais.

 

3o momento – 10 minutos

Depois das apresentações, espera-se que todos os participantes tenham se aprimorado com argumentos de apresentação de produtos e venda. Após dez dias, marque um novo encontro para avaliar as aplicações do exercício na rotina diária.

 

NOTA

  • Para agilizar a atividade, peça aos participantes que, antes de iniciar a dinâmica, pesquisem os produtos da concorrência. Por outro lado, se não realizá-la, você saberá o quanto seus profissionais estão “antenados” com o mercado.
  • Aplique a dinâmica para grupos de pré-venda, pós-venda e áreas de apoio. Lembre-se de que todos precisam conhecer muito bem os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

 

Na web

Acesse a seção VM Plus no site www.vendamais.com.br e faça o download da tabela de apoio.

 

Izabel Failde é psicóloga, consultora na área de recursos humanos e autora do livro Manual do facilitador para dinâmicas de grupo.

 

Visite o blog: www.papoderh.blogspot.com

 

HUMOR

 

Raciocínio rápido
Para testar o caráter de um novo empregado, o dono da empresa mandou colocar R$500 a mais no salário dele. Passam os dias, e o funcionário não relata nada.

Chega o próximo mês, e o dono faz o inverso: pede para tirar R$500 do pagamento do colaborador. No mesmo dia, ele entra na sala para falar com o chefe:

 

— Doutor, acho que houve um engano… tiraram R$500 do meu salário.
— É? Curioso que, no mês passado, coloquei R$500 a mais e você não falou
    nada.

— É que um erro eu tolero, mas dois eu acho um absurdo!

Fonte: www.recantodasletras.uol.com.br

 

DICAS DE PORTUGUÊS

 

Não confunda

Por Cione dos Santos

 

Trás ou Traz

 

Trás – Significa “além de” ou “para lá de”.

Exemplo: o velhinho foi atacado por trás em plena luz do sol.

Traz – É a forma verbal do verbo trazer.
Exemplo: a primavera sempre traz novos ares.

 

LIVRO DO MÊS

 

O segredo para liderar vendedores

Buscar a inteligência em vendas é a forma mais completa de definir a base para o sucesso, mas, para conquistá-lo efetivamente também é necessário abandonar os velhos conceitos ou a maneira informal de liderar vendedores. Hoje, é fundamental ter uma equipe de vendas que funcione, seja coesa, cooperativa e tenha talentos individuais que assumam responsabilidades e desafios. Para isso, são essenciais o engajamento, treinamento e monitoramento.

 

O novo livro de Marcelo Ortega, Inteligência em vendas, é dirigido a todos aqueles que lideram equipes comerciais e que precisam melhorar processos e a forma de mobilizar o grupo de vendedores ao resultado. Por se tratar das competências essenciais de um líder comercial completo, a obra traz uma abordagem funcional e aplicável a qualquer empresa ou negócio, independentemente de seu porte, tamanho ou ramo de atividade.

 

O autor lembra que uma boa liderança se faz com atitudes e habilidades de comando e gerenciamento. Isso não quer dizer que o líder deve ser mandão, autoritário ou gentil e conivente o tempo todo. O modelo completo e efetivo ao gerenciar uma área de vendas é o que inclui os sete fundamentos do líder inteligente. Esse segredo é aplicado pela maioria das empresas de sucesso em vendas, que tem em comum exatamente estes alicerces de liderança:

 

Os 7 fundamentos da inteligência em vendas

 

  1. 1.    Formar uma equipe competente e comprometida com resultados.
  2. 2.    Estabelecer metas e objetivos tangíveis.
  3. 3.    Treinar e reciclar continuamente.
  4. 4.    Provocar atitudes positivas e novas habilidades em sua equipe.
  5. 5.    Construir um clima de motivação.
  6. 6.    Realizar o gerenciamento eficaz.
  7. 7.    Obter resultado nos prazos estipulados.

 

Vários empreendedores, empresários, diretores, gerentes e supervisores de vendas se beneficiarão com a praticidade dos termos e técnicas apresentados, sempre exemplificados por quem lida com o processo de vendas e tem o compromisso de manter o cliente de sua companhia.

 

Essa obra é um conceito que transcende a área comercial da empresa e busca a excelência de performance por meio de ferramentas eficazes, métodos de trabalho, planos estratégicos e gerenciamento altamente efetivo. Um verdadeiro manual do líder de vendas: prático e muito abrangente.

 

Livro: Inteligência em vendas

Autor: Marcelo Ortega

Editora: Saraiva

Preço: R$ 34,00*

 

*Preço e disponibilidade pesquisados em setembro/2009.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima