Profissionais de Vendas – Atribuições e Competências Inegociáveis

Atribuições e Competências Inegociáveis

Este artigo é resultado de uma consulta que recebi por e-mail de um leitor desta coluna na Revista VendaMais.

Devido à importância do tema achei interessante compartilhar com vocês, leitores desta revista, as vinte principais atribuições que as pessoas assumem quando trabalham em vendas.

Nestas atribuições, além dos interesses de quem vende, foi considerado também aquelas que a empresa precisa que ele faça para os clientes.

Vale a pena ressaltar que a atividade de quem trabalha em vendas não se resume apenas na entrevista com o cliente. Esta atividade é crucial, mas hoje em dia ela não é suficiente. A pessoa que trabalha em vendas assume indiretamente a responsabilidade de prestar serviços ao cliente independente de acontecer ou não a venda.

As empresas estão cada vez mais exigentes com suas equipes e apenas atribuem o titulo de profissional de vendas para aqueles que cumprem responsavelmente todas as atribuições de função-venda.

Por isso é importante dizer que embora pegar o “de acordo” ou a assinatura do cliente seja o objetivo principal da pessoa de vendas, ela não conseguirá o resultado desejado deixando de realizar as atribuições que fazem parte do trabalho de vender.

As Vinte Atribuições e Competências Inegociáveis

  1. Administrar o seu tempo visando passar a maior parte do dia em trabalho que gere resultado a curto, médio e longo prazo.
  2. Aprender a vender conceitos antes de tentar vender produtos.
  3. Aprender a lidar com todas as objeções, usando argumentos variados e fundamentados.
  4. Aprender tudo sobre técnica de vendas a fim de desenvolver sua habilidade e inteligência verbal.
  5. Assumir a responsabilidade pela sua meta e agir efetivamente para atingi-la.
  6. Entender que as necessidades podem ser iguais, mas os produtos possuem aplicações diferentes embora atendam as mesmas necessidades.
  7. Compreender todos os serviços que a empresa oferece ao cliente.
  8. Conhecer as aplicações e características dos produtos que vende.
  9. Conhecer e manter contato regularmente com todos os clientes atuais.
  10. Conhecer os diferenciais que o cliente obtém quando compram seus produtos.
  11. Conhecer os motivos que levam as pessoas ou empresas a comprar seus produtos ou serviços.
  12. Conhecer tudo sobre seu mercado e concorrentes na sua área de atuação.
  13. Conquistar novos e reativar clientes inativos diariamente.
  14. Fazer o planejamento do trabalho que pretende realizar diariamente, mantendo registro destas atividades.
  15. Fazer um número de visitas que seja capaz de gerar o volume de vendas necessário.
  16. Gerenciar sua carteira de clientes ou seu território de vendas evitando ações imprevistas da concorrência.
  17. Representar a empresa perante a sociedade, zelando por sua imagem e credibilidade.
  18. Superar suas próprias limitações e dificuldades, empenhando-se na busca de orientação e aprimoramento.
  19. Ter iniciativa, atitude positiva e agir de maneira proativa.
  20. Ter competências para transformar visitas em resultados de vendas.

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