Promessas de inĂ­cio de ano

Todo fim de ano Ă© a mesma coisa, recordamos as promessas que fizemos no Ăºltimo janeiro e observamos que muitas delas nĂ£o foram cumpridas. AĂ­, voltamos a fazĂª-las para o ano seguinte. Se conseguiremos ou nĂ£o cumpri-las, “sĂ£o outros quinhentos”.

As organizações tambĂ©m devem se atentar para as promessas que fazem aos clientes. Ao estabelecer e manter um relacionamento com o cliente, a empresa faz uma sĂ©rie de promessas com relaĂ§Ă£o, por exemplo, a seus produtos, serviços – ou sistemas de bens e serviços –, soluĂ§Ă£o financeira, administraĂ§Ă£o de materiais, de bens, transferĂªncia de informações, contatos sociais e uma gama de comprometimentos futuros. O comprador, por outro lado, faz um conjunto de promessas com relaĂ§Ă£o ao seu comprometimento na relaĂ§Ă£o. Promessas sobre trocas que irĂ£o ocorrer sĂ£o feitas por ambos os lados.

O cumprimento dessas promessas Ă© essencial para a manutenĂ§Ă£o do relacionamento. Costumo enfatizar que: “se prometeu, cumpra; se nĂ£o pode cumprir, nĂ£o prometa”. Essa me parece ser uma das principais lições que o profissional de vendas deve aprender.
Inspirado por essa ideia, sugiro que, neste inĂ­cio de ano, vocĂª que tem responsabilidade pelo sucesso comercial da sua empresa, comprometa-se com duas importantes questões:

1. Dar aos clientes antigos a mesma importĂ¢ncia que dĂ¡ aos novos

Um dos maiores erros cometidos pelos profissionais de vendas Ă© voltar toda sua atenĂ§Ă£o, tempo e recursos para a conquista de novos clientes, enquanto “se esquece” dos antigos.

HĂ¡ uma histĂ³ria que retrata tal fato. Dizem que um homem morreu e foi para o cĂ©u. Contudo, ele era um caso raro – em sua vida, tinha cometido 50% de bondade e 50% de maldade. Ao se encontrar com SĂ£o Pedro, este lhe fez a seguinte proposta: “Como vocĂª Ă© um caso atĂ­pico, eu lhe sugiro que passe um dia no cĂ©u e outro no inferno e, no terceiro dia, escolha para onde quer ir”. E assim foi feito.

No primeiro dia, o sujeito foi para o cĂ©u. Era um lugar lindo, com pessoas simpĂ¡ticas e anjos e onde se tocava uma mĂºsica tranquila e melodiosa. Mas tambĂ©m era um lugar meio monĂ³tono, sem agitaĂ§Ă£o ou qualquer tipo de emoĂ§Ă£o mais forte.

No segundo dia, foi para o inferno. LĂ¡, chegou em dia de festa. MĂºsica alta e dançante, comida e bebida farta, ambiente enfumaçado, jogos dos mais diversos. AtĂ© encontrou vĂ¡rios dos seus antigos companheiros de farra. “Isso Ă© que Ă© vida”, pensou.

Quando retornou a SĂ£o Pedro, sua decisĂ£o parecia clara: “Quero ir para o inferno”. SĂ£o Pedro ouviu suas justificativas e fez uma Ăºltima tentativa: “Meu filho, o diabo Ă© muito traiçoeiro”. Mas o homem nĂ£o deu ouvidos ao conselho e foi para o inferno.

Ao passar pela porta que dava no inferno, viu-se cair em um caldeirĂ£o cheio de Ă¡gua fervente, o diabo mexendo o cozido com uma enorme colher de pau, algumas pessoas se afogando, outras suplicando uma segunda chance. Virou-se para o demĂ´nio e perguntou: “Por que ontem era toda aquela agitaĂ§Ă£o, algo tĂ£o agradĂ¡vel, e hoje Ă© isso que eu encontro?”. E o diabo respondeu: “Meu filho, ontem vocĂª era um cliente em potencial; hoje, Ă© consumidor cativo.”

Isso retrata bem o que muitos profissionais de vendas costumam fazer. Antes de conquistar o cliente, diversas promessas sĂ£o feitas – “Caro cliente, o paraĂ­so estĂ¡ Ă  sua frente, basta assinar o contrato”. Mas, depois, se esquecem de cumprir o que prometeram e o que o cliente recebe Ă© um martĂ­rio. É lĂ³gico que, na primeira oportunidade, este cliente mudarĂ¡ de fornecedor.

2. Dar a devida importĂ¢ncia ao cliente interno

Muitos profissionais de vendas esperam que suas organizações possam prestar um excelente atendimento a seus clientes externos, mas se esquecem de satisfazer os clientes internos. Os funcionĂ¡rios de uma empresa tambĂ©m devem ser vistos como seus clientes, pois a relaĂ§Ă£o que a empresa desenvolve com eles Ă© tambĂ©m uma relaĂ§Ă£o de troca. A empresa espera que seus funcionĂ¡rios sejam comprometidos com os resultados, desempenhem bem suas funções, auxiliem no alcance da missĂ£o. Os funcionĂ¡rios, por sua vez, esperam ser bem remunerados, ser reconhecidos pelos seus esforços, atuar em um ambiente de trabalho agradĂ¡vel.

A Ă¡rea de vendas – na maioria das vezes, em conjunto com a Ă¡rea de recursos humanos – deve, assim, desenvolver atividades de marketing interno, visando tornar os colaboradores mais sensĂ­veis aos esforços de vendas da empresa, mais comprometidos com o alcance dos resultados esperados, mais bem preparados para oferecer um serviço excelente ao cliente externo. Nesse sentido, as atividades de endomarketing devem englobar:

  • Desenvolvimento de programas de treinamento.
  • Uso de ferramentas de comunicaĂ§Ă£o internas e externas.
  • DisponibilizaĂ§Ă£o de informações essenciais para o bom funcionamento da organizaĂ§Ă£o e para que as pessoas tenham autonomia e capacidade de tomar decisões.
  • AtuaĂ§Ă£o do gerente como um lĂ­der, apoiando e reconhecendo o trabalho das pessoas – e nĂ£o apenas cobrando e punindo.
  • Uso de ferramentas de gestĂ£o de pessoas modernas e inovadoras – como a remuneraĂ§Ă£o por desempenho, a rotatividade de tarefas e o coaching.

PorĂ©m, nĂ£o basta apenas desenvolver essas atividades se a organizaĂ§Ă£o nĂ£o estiver alinhada com a perspectiva do endomarketing. Ou seja,

  1. O marketing interno deve ser considerado parte integrante da gestĂ£o estratĂ©gica da empresa, recebendo a devida importĂ¢ncia;
  2. O processo de endomarketing nĂ£o pode ser impedido por uma estrutura organizacional inadequada ou por falta de apoio da gerĂªncia;
  3. A alta administraĂ§Ă£o tem que mostrar constantemente um apoio efetivo ao processo de endomarketing.

VocĂª, profissional de vendas, deve atentar para essas duas questões, comprometendo-se com elas e cumprindo-as. Desse modo, tenho certeza de que 2015 serĂ¡ um ano de grande sucesso e fartas realizações!

JB Vilhena Ă© presidente do Instituto MVC e coordenador acadĂªmico do MBA em GestĂ£o Comercial da FGV. Proferiu palestra na ASTD, o maior evento mundial na Ă¡rea de Treinamento & Desenvolvimento.
Visite o site: www.institutomvc.com.br
E-mail: [email protected]

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