Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?
Facebook na vida real
Cada vez mais empresas estão integrando as redes sociais em suas comunicações com clientes e prospects. Um bom exemplo é a Renault. Agora, em seus estandes nas grandes feiras de automóveis pelo mundo afora, os visitantes podem pedir um cartão especial, no qual é registrada sua página no Facebook. Aí, é só a pessoa passar seu cartão em leitores especiais em frente a seus modelos preferidos, que serão automaticamente registrados como um “like” em suas páginas. Assim, os visitantes podem atualizar as páginas em tempo real e a Renault consegue vários links para as páginas oficiais de seus novos modelos.
Onde o cliente está
Nas grandes cidades, é possível encontrar tudo, menos tempo para ir às compras. Por isso, é cada vez mais comum empresas irem até o cliente – como fez a Moda Móvel, de Curitiba. Um pequeno furgão foi adaptado e se transformou em uma verdadeira butique móvel, com provador e tudo. Além da comodidade de estacionar o furgão na porta das empresas das possíveis clientes, os empreendedores mostraram entender o público feminino: até certos itens masculinos estão disponíveis para as mulheres poderem chegar em casa com a desculpa:
— Amor, comprei essa gravata para você.
— Legal, obrigado. E o que há nessas outras cinco sacolas?
— Como?
Toda a classe da C
A classe C inchou tanto no Brasil que ela já começa a ser dividida. O Instituto Nielsen, por exemplo, a divide entre classe C1, com renda média de R$1.391, e classe C2, com renda média de R$933. Em cada uma dessas classes, há cinco perfis distintos, de acordo com o Nielsen. Saiba mais sobre cada perfil, do que eles gostam e não gostam e quais são os objetivos de suas compras no site da VendaMais (www.vendamais.com.br).
Grandes números
- 0,5% foi o aumento da produção industrial de março em relação a fevereiro de 2011. É um aumento modesto, se compararmos com fevereiro em relação a janeiro deste ano, quando houve um aumento de 2%. Porém…
- 10,1% foi o aumento da produção de material elétrico e de comunicação em março em relação a janeiro deste ano. O IBGE nota que o setor de máquinas e equipamentos também teve um aumento significativo, de 1,8%. Ou seja, a indústria está se equipando e se preparando para vender mais.
Pesquisas de vendas
A classe C tem movimentado a economia brasileira, mas mesmo assim enfrenta o mau atendimento generalizado, como comprova uma pesquisa realizada pela consultoria Plano CDE, que ouviu 1,6 mil pessoas em Recife e São Paulo. Confira:
- 25% dos consumidores das classes C, D e E sentem falta de confiança, quando vão às compras, em virtude do mau atendimento que recebem.
- Para efeito de comparação, em média, o mau atendimento afeta apenas 10% dos clientes das classes A e B.
- 50% dos entrevistados das classes C e D acreditam que não são bem atendidos porque são de classes mais baixas (na classe E, essa percepção chega a 56%).
E as lojas cheias, atraem ou desanimam esses consumidores?
- Esse fator desanima 65% dos consumidores da classe C.
- 61% da classe D.
- E 59% da classe E.
A coluna Pesquisas de Vendas tem o apoio do consultor Marlus Jungton. Conheça mais sobre o tema no site: www.primeiropalestrante.com.br e acompanhe outras informações pelo blog: www.vendas.blog.br.
Toda a classe da C
A classe C inchou tanto no Brasil que ela já começa a ser dividida. O Instituto Nielsen, por exemplo, a divide entre classe C1, com renda média de R$1.391, e classe C2, com renda média de R$933. Em cada uma dessas classes, há cinco perfis distintos, de acordo com o Nielsen. Saiba mais sobre cada perfil, o que eles gostam e não gostam e quais são os objetivos de suas compras no site da VendaMais (www.vendamais.com.br).
Nome do perfil |
Idade |
Gosta |
Não gosta |
Objetivos |
Consciente |
26 a 50 anos |
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Vida estável. |
Batalhador |
51 anos em diante |
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União da família. |
Maduro tradicional |
51 anos em diante |
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Viver o dia a dia. |
Conformado |
Até 30 anos |
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Sucesso profissional. |
Maduro bem-sucedido |
Entre 41 e 50 anos |
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Qualidade de vida. |