Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?

Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?

Facebook na vida real

Cada vez mais empresas estão integrando as redes sociais em suas comunicações com clientes e prospects. Um bom exemplo é a Renault. Agora, em seus estandes nas grandes feiras de automóveis pelo mundo afora, os visitantes podem pedir um cartão especial, no qual é registrada sua página no Facebook. Aí, é só a pessoa passar seu cartão em leitores especiais em frente a seus modelos preferidos, que serão automaticamente registrados como um “like” em suas páginas. Assim, os visitantes podem atualizar as páginas em tempo real e a Renault consegue vários links para as páginas oficiais de seus novos modelos.

 

Onde o cliente está

Nas grandes cidades, é possível encontrar tudo, menos tempo para ir às compras. Por isso, é cada vez mais comum empresas irem até o cliente – como fez a Moda Móvel, de Curitiba. Um pequeno furgão foi adaptado e se transformou em uma verdadeira butique móvel, com provador e tudo. Além da comodidade de estacionar o furgão na porta das empresas das possíveis clientes, os empreendedores mostraram entender o público feminino: até certos itens masculinos estão disponíveis para as mulheres poderem chegar em casa com a desculpa:

— Amor, comprei essa gravata para você.

— Legal, obrigado. E o que há nessas outras cinco sacolas?

— Como?

 

Toda a classe da C

A classe C inchou tanto no Brasil que ela já começa a ser dividida. O Instituto Nielsen, por exemplo, a divide entre classe C1, com renda média de R$1.391, e classe C2, com renda média de R$933. Em cada uma dessas classes, há cinco perfis distintos, de acordo com o Nielsen. Saiba mais sobre cada perfil, do que eles gostam e não gostam e quais são os objetivos de suas compras no site da VendaMais (www.vendamais.com.br).

 

Grandes números

  • 0,5% foi o aumento da produção industrial de março em relação a fevereiro de 2011. É um aumento modesto, se compararmos com fevereiro em relação a janeiro deste ano, quando houve um aumento de 2%. Porém…
  • 10,1% foi o aumento da produção de material elétrico e de comunicação em março em relação a janeiro deste ano. O IBGE nota que o setor de máquinas e equipamentos também teve um aumento significativo, de 1,8%. Ou seja, a indústria está se equipando e se preparando para vender mais.

 

Pesquisas de vendas

A classe C tem movimentado a economia brasileira, mas mesmo assim enfrenta o mau atendimento generalizado, como comprova uma pesquisa realizada pela consultoria Plano CDE, que ouviu 1,6 mil pessoas em Recife e São Paulo. Confira:

  • 25% dos consumidores das classes C, D e E sentem falta de confiança, quando vão às compras, em virtude do mau atendimento que recebem.
  • Para efeito de comparação, em média, o mau atendimento afeta apenas 10% dos clientes das classes A e B.
  • 50% dos entrevistados das classes C e D acreditam que não são bem atendidos porque são de classes mais baixas (na classe E, essa percepção chega a 56%).

 

E as lojas cheias, atraem ou desanimam esses consumidores?

  • Esse fator desanima 65% dos consumidores da classe C.
  • 61% da classe D.
  • E 59% da classe E.

 

A coluna Pesquisas de Vendas tem o apoio do consultor Marlus Jungton. Conheça mais sobre o tema no site: www.primeiropalestrante.com.br e acompanhe outras informações pelo blog: www.vendas.blog.br.

 

Toda a classe da C

 

A classe C inchou tanto no Brasil que ela já começa a ser dividida. O Instituto Nielsen, por exemplo, a divide entre classe C1, com renda média de R$1.391, e classe C2, com renda média de R$933. Em cada uma dessas classes, há cinco perfis distintos, de acordo com o Nielsen. Saiba mais sobre cada perfil, o que eles gostam e não gostam e quais são os objetivos de suas compras no site da VendaMais (www.vendamais.com.br).

 

Nome do perfil

Idade

Gosta

Não gosta

Objetivos

Consciente

26 a 50 anos

  • Promoções.
  • Variedade de opções.
  • Comprar com a família.
  • Ir às compras mais de uma ou duas vezes por mês.

Vida estável.

Batalhador

51 anos em diante

  • Preço baixo e promoções.
  • Comprar várias vezes por semana pela manhã.
  • Comprar em lojas que não sejam da vizinhança ou de conhecidos.
  • Publicidade.

União da família.

Maduro tradicional

51 anos em diante

  • Fazer compras sozinho.
  • Ir às compras mais de uma vez por mês.
  • Trocar de marca.

Viver o dia a dia.

Conformado

Até 30 anos

  • Preço baixo e promoções.
  • Fazer compras quase todos os dias, na vizinhança.
  •    Para o conformado, esse campo se chama “não liga”: ele não presta atenção em publicidade na TV ou jornal.

Sucesso profissional.

Maduro bem-sucedido

Entre 41 e 50 anos

  • Comprar pela internet.
  • Marcas desconhecidas.

Qualidade de vida.

 

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