Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?
“A concorrência é alta, cada estado e cada cidade têm regras diferentes, mas não precisamos pagar 13º e 14º aluguéis para shoppings, como é de praxe no Brasil”
Cláudio Miccielli Júnior, da Giraffas, ao abrir a primeira loja em Miami
Mais do mesmo
Um supermercado na Índia está oferecendo a seus clientes a possibilidade de comprar direto pelo Facebook. Ele continua com seu site, só adicionou mais um canal para facilitar a venda a seus clientes.
Estilo de vida
Para diminuir a dependência de fumantes, público em queda no mundo todo, a Zippo está procurando transformar-se em uma marca de estilo de vida, como a Harley-Davidson. Veja alguns dos erros e acertos da empresa:
- Encontrar novos usos – Um dos caminhos da empresa é lançar vários modelos de isqueiro durante o ano, em menor quantidade, para aumentar o status de “colecionável”. Segundo a empresa, muitos de seus colecionadores não fumam.
- Conhecer seu público – A empresa sabe que precisa vender para o público masculino adulto, que gosta de aventuras.
- Pensar antes de lançar algo – Havia uma empresa italiana de bolsas que também usava o nome “Zippo”. A fábrica de isqueiros acabou comprando-a para unificar a marca, mas a nova companhia nunca se encaixou em sua linha de produtos. A Zippo diz que os italianos pelo menos a ensinaram como fazer mochilas para homens levarem em acampamentos e aventuras daqui para frente.
- Não se distanciar muito de sua linha original – A Zippo lançou uma linha de fogões, churrasqueiras, lanternas e facas – produtos que podem facilmente se beneficiar da imagem de qualidade que tem o isqueiro.
Pesquisas de vendas
A agência iProspect desenvolveu uma pesquisa para entender de quanto tempo os internautas americanos precisam para decidir uma compra. Para isso, utilizou duas amostras de consumidores americanos que têm acesso à internet: uma com interessados em eletroeletrônicos e outra, em computadores e produtos de informática. Os resultados foram:
- 85% deles levam aproximadamente sete semanas para concluir a compra. Na média, esses consumidores costumam consultar quatro fontes de informação antes de comprar.
- Mais de 50% passam de uma a quatro semanas pesquisando sobre os produtos.
- 42% dos internautas consumidores de eletroeletrônicos já saem de casa com a definição da marca que vão comprar.
- 53% dos compradores de informática saem de casa com a marca definida.
- Um em cada cinco inicia a busca (processo de compra) pelo site de um varejista. Desses:
- 6% compram diretamente pelo site do varejista.
- 27% também navegam pelo site do fabricante, para então acessar um site de buscas ou uma loja física.
- 50% efetuam a compra numa loja física.
- Apenas um em cada dez consumidores pesquisados parte apenas para uma loja física a fim de adquirir um produto.
Grandes números
- 16% do tempo, em média, em que as pessoas passam on-line é dedicado às redes sociais – dados da agência de pesquisas espanhola Neo Labels.
- 64,6% foi o aumento do superavit brasileiro no primeiro semestre de 2011, em comparação com o mesmo período de 2010 – dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
- 20% será o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito a partir de 1º de dezembro. A medida do Conselho Monetário Nacional (CMN) pretende desestimular o endividamento.
- R$1.566,70 foi o valor médio do salário de cada brasileiro com carteira assinada em maio deste ano, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE. É o maior salário já registrado para o mês de maio desde que o cálculo começou a ser feito, em 2002.
Esta seção tem o apoio do consultor Marlus Jungton, especialista em pesquisas de vendas. Conheça mais no site: www.PrimeiroPalestrante.com.br e acompanhe outras informações pelo blog: www.VENDAS.blog.br.