Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?

Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?

“A concorrência é alta, cada estado e cada cidade têm regras diferentes, mas não precisamos pagar 13º e 14º aluguéis para shoppings, como é de praxe no Brasil”

Cláudio Miccielli Júnior, da Giraffas, ao abrir a primeira loja em Miami

Mais do mesmo

Um supermercado na Índia está oferecendo a seus clientes a possibilidade de comprar direto pelo Facebook. Ele continua com seu site, só adicionou mais um canal para facilitar a venda a seus clientes.

Estilo de vida

Para diminuir a dependência de fumantes, público em queda no mundo todo, a Zippo está procurando transformar-se em uma marca de estilo de vida, como a Harley-Davidson. Veja alguns dos erros e acertos da empresa:

  • Encontrar novos usos – Um dos caminhos da empresa é lançar vários modelos de isqueiro durante o ano, em menor quantidade, para aumentar o status de “colecionável”. Segundo a empresa, muitos de seus colecionadores não fumam.
  • Conhecer seu público – A empresa sabe que precisa vender para o público masculino adulto, que gosta de aventuras.
  • Pensar antes de lançar algo – Havia uma empresa italiana de bolsas que também usava o nome “Zippo”. A fábrica de isqueiros acabou comprando-a para unificar a marca, mas a nova companhia nunca se encaixou em sua linha de produtos. A Zippo diz que os italianos pelo menos a ensinaram como fazer mochilas para homens levarem em acampamentos e aventuras daqui para frente.
  • Não se distanciar muito de sua linha original – A Zippo lançou uma linha de fogões, churrasqueiras, lanternas e facas – produtos que podem facilmente se beneficiar da imagem de qualidade que tem o isqueiro.

Pesquisas de vendas

A agência iProspect desenvolveu uma pesquisa para entender de quanto tempo os internautas americanos precisam para decidir uma compra. Para isso, utilizou duas amostras de consumidores americanos que têm acesso à internet: uma com interessados em eletroeletrônicos e outra, em computadores e produtos de informática. Os resultados foram:

  • 85% deles levam aproximadamente sete semanas para concluir a compra. Na média, esses consumidores costumam consultar quatro fontes de informação antes de comprar.
  • Mais de 50% passam de uma a quatro semanas pesquisando sobre os produtos.
  • 42% dos internautas consumidores de eletroeletrônicos já saem de casa com a definição da marca que vão comprar.
  • 53% dos compradores de informática saem de casa com a marca definida.
  • Um em cada cinco inicia a busca (processo de compra) pelo site de um varejista. Desses:
  • 6% compram diretamente pelo site do varejista.
  • 27% também navegam pelo site do fabricante, para então acessar um site de buscas ou uma loja física.
  • 50% efetuam a compra numa loja física.
  • Apenas um em cada dez consumidores pesquisados parte apenas para uma loja física a fim de adquirir um produto.

Grandes números

  • 16% do tempo, em média, em que as pessoas passam on-line é dedicado às redes sociais – dados da agência de pesquisas espanhola Neo Labels.
  • 64,6% foi o aumento do superavit brasileiro no primeiro semestre de 2011, em comparação com o mesmo período de 2010 – dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
  • 20% será o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito a partir de 1º de dezembro. A medida do Conselho Monetário Nacional (CMN) pretende desestimular o endividamento.
  • R$1.566,70 foi o valor médio do salário de cada brasileiro com carteira assinada em maio deste ano, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE. É o maior salário já registrado para o mês de maio desde que o cálculo começou a ser feito, em 2002.

Esta seção tem o apoio do consultor Marlus Jungton, especialista em pesquisas de vendas. Conheça mais no site: www.PrimeiroPalestrante.com.br e acompanhe outras informações pelo blog: www.VENDAS.blog.br.

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