Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?
“Segundo o IBGE, 10% da população brasileira hoje tem acima de 60 anos e, em 2050, a proporção vai subir para 30%, por isso o sistema previdenciário precisa ir se aperfeiçoando para ter condições de fazer a cobertura futura. Mas, por enquanto, o governo Dilma Rousseff não planeja nenhuma mudança na Previdência Social”
Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência.
Mais um custo que não vai mudar a curto prazo para o empresário brasileiro.
Crescimento rápido
O site de compras sociais Peixe Urbano, criado no início de 2010, já está presente em 50 cidades brasileiras e abriu, em fevereiro, sua filial na Argentina. Oportunidades existem. Encontre a sua!
Lições para seu site
O centro de compras de material de construção e decoração Minascasa, MG, reformulou seu site e aumentou em 120% o número de acessos e em 8,7% as vendas feitas on-line. O grande destaque foi um serviço de consultoria em decoração, através do qual os visitantes podem entrar em um chat e trocar ideias com um profissional da área. Apenas esse serviço é acessado por 30% dos visitantes da página da Minascasa. Além disso, a empresa acrescentou:
- Anúncios de promoções.
- Catálogos atualizados.
- Anúncios de eventos ligados à área.
Grandes números
- 21,4% foi quanto cresceu a inadimplência no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O ritmo é ligeiramente superior ao verificado durante o quarto trimestre de 2010 (alta de 20,3% se comparado ao mesmo período de 2009), dados da Serasa Experian.
- 280.799 novos postos de trabalho com carteira assinada foram abertos em fevereiro de 2011, um recorde para o mês, desde que o dado começou a ser medido – números do Ministério do Trabalho.
Pesquisas de Vendas
De quanto tempo você precisa para decidir uma compra? E quanto tempo você acredita que os internautas americanos precisam?
A agência iProspect realizou uma pesquisa sobre o assunto, aplicada a duas amostras de consumidores americanos que também são internautas (que compram pela web ou em lojas físicas): uma com interessados em eletroeletrônicos e outra em computadores e produtos de informática. Os resultados foram:
- 85% deles levam aproximadamente sete semanas para concluir a compra.
- Na média, esses consumidores costumam consultar quatro fontes de informação antes de comprar.
- Mais de 50% passam de uma a quatro semanas pesquisando sobre os produtos.
- 42% dos internautas consumidores de eletroeletrônicos já saem de casa com a definição da marca que vão comprar.
- 53% dos compradores de informática saem de casa com a marca definida.
- Dois em cada três consumidores iniciam o processo de compra pela internet.
- Um em cada cinco inicia a busca (processo de compra) pelo site de um varejista. Desses:
- 6% compram diretamente pelo site do varejista.
- 27% também navegam pelo site do fabricante para então acessar um site de buscas ou uma loja física.
- 50% efetuam a compra numa loja física.
- Apenas um em cada dez consumidores pesquisados parte de uma loja física para adquirir um produto.
A coluna Pesquisas de Vendas tem o apoio do consultor Marlus Jungton, especialista em pesquisas de vendas. Conheça mais sobre o tema no site: www.PrimeiroPalestrante.com.br e acompanhe outras informações pelo blog: www.Vendas.blog.br.