Qual o seu objetivo de vida?

O que você quer para si mesmo? Se você não fizer nada a vida te leva…. E leva para qualquer lugar, não para onde você quer ir. O duro é depois de 20 anos você parar e pensar: nossa, o que eu fiz? Quais são os seus valores e como você se enxerga lá na frente?

O que você quer para si mesmo? Se você não fizer nada a vida te leva…. E leva para qualquer lugar, não para onde você quer ir. O duro é depois de 20 anos você parar e pensar: nossa, o que eu fiz? Quais são os seus valores e como você se enxerga lá na frente?

Você já ouviu falar em Empretec? Ele existe desde 1986, e está no Brasil desde 1989, sendo gerenciado pelo Sebrae há 20 anos, com mais de 185 mil participantes e 7.700 turmas realizadas. Paula Tissot, especialista em Gestão de Projetos, atua no Sebrae Paraná como Coordenadora Estadual do Empretec e é Gestora de Soluções Educacionais, e conta um pouco como surgiu esta ideia: “o Seminário Empretec estava orientado a selecionar candidatos que apresentassem potencial empreendedor, ou seja, que fossem empresários. Hoje, ele é indicado para qualquer participante que possa se beneficiar de capacitação em traços empreendedores para criar e desenvolver negócios, seja ele dono de uma empresa ou faça parte de uma”, explica.

Segundo Paula, quem participa do Seminário não tem seu perfil psicológico analisado, mas sim, suas características do comportamento empreendedor, que são minimamente exigidas pela metodologia e obtidas na ficha de inscrição e entrevista de seleção. “Geralmente, vemos que a pontuação mais baixa são a de planejamento e estabelecimento de metas”, frisa a coordenadora, completando que o pouco autoconhecimento também é outro ponto detectado durante o seminário, que é bastante prejudicial no processo de autodesenvolvimento. “Se não sei no que sou bom, do que gosto de fazer e o que tenho a oferecer, como posso ser bem-sucedido? Se não sei meus fortes e os pontos que preciso trabalhar, como posso evoluir?”, questiona.

De acordo com a coordenadora, como é um seminário totalmente comportamental e intenso, desperta as reações mais profundas nas pessoas, além de fortalecer as 10 Características do Comportamento Empreendedor, que devem ser conhecidas e praticadas. “Mas primeiro de tudo deve vir o autoconhecimento”, afirma Paula.
Como está sua vida agora?

Uma frase do sábio Albert Einstein define bem como é importante saber onde quer chegar – “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Para mudar e alcançar o que se deseja é muito importante saber onde você está, esclarece o Master Coach Senior, Eduardo Z. Zempulski. “Você tem tudo que gostaria de ter? Vive a vida que gostaria de viver? Suas experiências anteriores, e como usa-las como base para fazer diferente são extremamente importantes”.

Onde você quer chegar?

O que você quer da vida? O que você quer para você? Estas questões são fundamentais, segundo Roberto Gandara, consultor pela ONU para a implantação do Empretec no mundo, palestrante, psicodramatista e especialista em treinamento, desenvolvimento de pessoas e equipes.

Gandara afirma que se você não fizer nada a vida te leva…. e leva para qualquer lugar, não para onde você quer ir. “O duro é depois de 20 anos você parar e pensar: nossa, o que eu fiz? Quais são os seus valores e como você se enxerga lá na frente? Por exemplo: Você quer dinheiro – isso está alinhado com seus valores?”.

Apesar de desenvolver o autoconhecimento o Empretec não é considerado um coaching empresarial. Gandara explica que o Empretec é um seminário forte de mudança comportamental. “A continuidade e a manutenção dessa mudança depende do indivíduo, de cada pessoa. A responsabilidade do desenvolvimento está na mão de cada um.

O sucesso do seminário é a abordagem, esclarece Gandara. “Ele foi muito bem desenvolvido pela ONU. Teoricamente e tecnicamente ele é muito impactante. A abordagem comportamental é um grande diferencial do Empretec também. Ele tem uma abordagem prática comportamental muito eficaz. Isso faz dele um produto único”.

Aprendizado

É muito interessante. No ambiente empresarial, de negócios, as diferenças culturais diminuem, constata Gandara. “Qualquer empresa, em qualquer país do mundo, tem que comprar alguma coisa 'embrulhar' e vender. Esse “embrulhar” é agregar valor – ou por estar próximo do cliente, ou de serviço. As diferenças culturais não são tão marcantes. Claro que em negociações mais demoradas é importante alguns pontos culturais”.

As diferenças maiores são no ambiente institucional e cultural, explica Gandara. “Na áfrica, por exemplo, se você falar em formalização, em estrutura de impostos, é quase folclórico, porque a informalidade é muito grande. Lá, é muito fácil abrir um negócio, mas, por outro lado, a corrupção é altíssima. Um Fiscal pode passar e levar tudo o que você vende. Não dá nem para comprar com o Brasil. Para ajudar a estar próximo do empreendedor e falar a “mesma língua” eu chego antes e observo o ambiente e colho exemplos locais”.

Já no Brasil, a maior dificuldade, segundo Gandara é o brasileiro gostar da ação. “O brasileiro é um 'fazedor'. Falta bastante estratégia e planejamento. Porque tem muita gente boa e competente, mas os que possuem uma estratégia mais consistente é quem se destaca. O que a gente mais vê é muita gente trabalhando muito. Agora, precisa trabalhar melhor, ou seja, a visão do negócio. Trabalhar o modelo do negócio e sua estratégia”.

O outro problema é a mania do brasileiro de reclamar e falar mal do Brasil, acrescenta Gandara. O que a gente mais ouve é “aqui nada funciona, aqui tem corrupção”. É preciso parar de falar mal e pensar de outra forma: “nessas condições como eu consigo fazer melhor”?”.

Cases de sucesso

Roberto Gandara nos contou os casos mais marcantes de empreendedores que mudaram radicalmente depois do Empretec. Há pessoas que vieram para o seminário pensando o que queria fazer e com a experiência abriu seu negócio e estão prosperando. Pegaram, desde o começo, o caminho certo. Confira algumas histórias:

“Um empresário tinha uma empresa de material de construção em SP. Uma empresa grande, mas ele era infeliz. Trabalhava 14, 16 horas por dia e era muito bem-sucedido. No seminário ele se encontrou. Após um ano, no Natal ele me ligou e disse que estava se dando um presente de Natal. Vendeu bem a empresa e montou um negócio completamente diferente do que ele tinha, mas era o que ele queria fazer. Um cara bem-sucedido, mas que se encontrou, definiu a missão e visão dele e foi em busca do que ele queria de verdade”.


Um industrial de 70 anos, do Vale do Paraíba, veio para o seminário para ver o que ele iria fazer da vida após se aposentar e entregar a indústria para a administração dos filhos. No final do seminário ele resolveu que voltaria para empresa, não iria se aposentar e que os filhos teriam que arranjar 'o que fazer da vida', porque ele tinha muitas coisas para fazer na vida e na empresa”.


“Fora do Brasil, uma experiência marcante foi na Palestina. Fiz um seminário em Hebron. O exercito tinha cercado a cidade e tinha toque de recolher. A cidade estava isolada. Eu entrei com o passe na ONU.
Duas moças, donas de casa, abriram um negócio e ganharam 50 mil dólares. Estava todo mundo reclamando, e com razão. O exercito tinha fechado a cidade, tinham toda desculpa do mundo e essas duas mulheres começaram o negócio diante de toda a dificuldade e obtiveram sucesso. Isso prova que depende mais da pessoa, independente das condições em que você está. No Brasil também tem cidade boa e ruim para os negócios mas você sempre vê pessoas de sucesso em cidades boas e ruins para os negócios. Depende da pessoa, da sua visão, da sua forma de ser e empreender. Isso é determinante”.

Exercício

Como foi visto na matéria “É preciso saber o que você quer de verdade e onde quer chegar”, Clarice Lispector dizia: “A direção é mais importante do que a velocidade”. Foco e planejamento são pontos muito importantes.
Para auxiliá-lo, trazemos algumas perguntas para que você possa refletir e definir suas metas:

  • Você tem metas?
  • Quais são elas?
  • Como pretende atingi-las?
  • Você sabe onde e como quer estar daqui a 90 dias?
  • Suas metas são arrojadas e desafiadoras o suficiente para merecer seu empenho?

Perguntas importantes:

  • Quais habilidades precisam ser desenvolvidas para conquistar o que deseja?
  • O que precisa fazer efetivamente na prática para chegar ou ter o que deseja?
  • De 0 a 10, qual o seu grau de comprometimento para alcançar o que deseja?

Colaboração Eduardo Zempulski – [email protected]

Psicodinâmica em Negócios

Luiz Fernando Garcia é fundador/presidente da COGNI – MGR (Mente, Gestão, Resultados) empresa de treinamento e desenvolvimento para lideranças organizacionais e colaboradores. Fez parte do corpo de facilitadores do Empretec, e criador do método Psicodinâmica em Negócios, cujo objetivo é melhorar a qualidade das relações interpessoais e da condução dos negócios por meio do desenvolvimento do participante, tanto na empresa quanto vida do empresário.

“O perfil psicológico varia muito. No geral, os participantes têm como características serem sistemáticos, realistas e organizados. Mas também temos muitos empreendedores decididos, objetivos e eficientes”, afirma Garcia, frisando que por trás da psicologia da gestão implica no autoconhecimento, em saber lidar com a sua própria mente e com a mente das pessoas.
Mais abrangente, mais efetivo e específico que um coaching empresarial, o método Psicodinâmica em Negócios possui elementos terapêuticos, técnicas do coaching, de grupo terapia e exercícios dirigidos de cunho comportamental. “As pessoas com personalidade empreendedora geralmente possuem 7 características: riscos, impulsividade, ansiedade, qualidade de visão, compromisso com o trabalho, alto grau de iniciativa e algo controle interno”, lista Garcia.

5 dicas essenciais para quem quer empreender com sucesso

Roberto Gandara, consultor pela ONU para a implantação do Empretec no mundo, afirma que enxerga as pessoas ligadas à venda trabalhando muito, com bastante iniciativa, com muita dedicação. “Mas vejo que falta objetivo de vida”, frisa. Ele comenta que as convenções de vendas, atualmente, visam muita motivação externa, fazendo com que os vendedores saiam pilhados, porém, é preciso investir em motivação interna. “Porque se o vendedor estiver alinhado: o que ele quer para a vida dele faz sentido com o que ele vende ou a empresa onde trabalha, o vendedor vai sozinho”.

Assim, Gandara dá 5 dicas para quem deseja empreender com sucesso:

  1. Definir bem o que você quer (em termos de projeto de vida). Seus objetivos maiores de vida.
  2. Pensar no negócio com visão e estratégia: não perca a visão global. Mercado, ponto, etc.
  3. Pense no modelo do seu negócio: como o seu negócio vai funcionar.
  4. Dedicação – isso se traduz em horas e horas de trabalho e comprometimento. Hobby é uma coisa; negócios precisam de dedicação.
  5. Monitoramento constate: ficar enxergando o mercado, ver para que lado o mercado está indo. Monitoramento dos detalhes: financeiro, fluxo de caixa, estoque.

Depoimentos Empretecos

“Fiz o Empretec para aprender novas ferramentas de gestão e colocar em prática as ferramentas que aprendi em um curso de gestão empresarial que fiz no mesmo ano.

Lá, meu insight foi ver que minha empresa não tinha planejamento, e nossa estratégia era muito fraca. Não pensávamos no futuro. Com o Empretec, aprendi a parar para refletir os problemas cotidianos da empresa antes de agir e a procurar alternativas corretas para solucioná-los.

Como grandes lições, aprendi que determinação e planejamento são as melhores ferramentas para se chegar onde deseja”.

Priscila Moraes de Carvalho
Técnica em Radiologia
Fez o Empretec em 2012

“Contratei um consultor de planejamento estratégico e, durante o processo, senti falta de algumas habilidades. Ele então me sugeriu que eu fizesse o Empretec, que me mostrou o quanto devemos ter comprometimento, entusiasmo e responsabilidade com os nossos objetivos. Me lembro de que quando o curso terminou, havia em mim um vulcão em erupção, uma vontade de sair mudando o mundo, produzindo, fazendo… Uma sensação muito boa por saber que, com certeza, haveria sucesso se houvesse empenho, planejamento, engajamento.

Ficou claro para mim que a responsabilidade é sempre minha e que eu tenho que assumir isso claramente. A responsabilidade sobre o meu desenvolvimento, a responsabilidade sobre o planejamento e organização da minha vida e da minha empresa”.

Yuri Yonashiro dos Reis
Empresária
Fez o Empretec em 2012

“Eu queria saber se estava bem posicionado no mercado e em um caminho seguro para crescer, pois já estava desde 2006 no mercado. Tenho muito conhecimento técnico, mas sentia necessidade de me atualizar como empresário. Optei pelo Empretec depois da indicação de amigos que já tinham feito o curso.

Lá, vi que o plano de negócio é o mapa do tesouro. Com um objetivo bem claro, organização, pesquisa de mercado e planejamento, o caminho do empresário fica mais fácil e seguro.

No Desafio de Vendas, escolhi vender algo totalmente diferente da minha área de atuação, e aprendi que, independente do seu produto ou serviço, as regras e dificuldades são as mesmas. Senti na pele minha rotina como empresário – tomando decisões impactantes e lutando contra o tempo – este último, a maior dificuldade no exercício e na vida real.

Depois do Empretec, fiquei mais atento com relação às minhas atitudes e escolhas e os impactos diretos que cada uma delas podem causar no negócio. Muitas das lições também podem e devem ser levadas para a vida pessoal: ter um objetivo e mapear o caminho nos ajuda a alcançar importantes conquistas e superar os obstáculos”.

Fábio Derendinger
Empresário
Fez o Empretec em 2011

“Procurei o Empretec para me desenvolver como empreendedor. Já tinha um negócio e sabia da importância do desenvolvimento do emprásario para o sucesso da empresa. Lá fiz um ótimo network e incorporei a prática de algumas competências que cultivo até hoje. O Empretec me ajudou a perceber características importantes que eu precisava desenvolver e que me ajudaram muito enquanto empreendedor. Desde então, minha empresa e o mercado em que atuamos mudou muito, acabando por se transformar em num pequeno grupo de 3 pequenos negócios mas que evoluem continuamente. Não tenho dúvidas que o Empretec me ajudou de forma significativa em relação à minha visão e minhas atitudes e que impactou em todo o processo de transformação pelo qual passamos para superar todas as mudanças econômicas e de mercado que aconteceram nesses 10 anos”. 

Daniel Spinelli
Empresário e Consultor
Fez o Empretec em 2003

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima