Quanto está valendo o seu negócio? – CV n.3

Você, mulher, pode ser capa da Playboy

 

Mais uma alternativa para o projeto Cidade Limpa já aplicado em São Paulo e em debate na prefeitura do Rio de Janeiro. Essa ação da Playboy mistura divulgação e experiência. Nos Estados Unidos, a revista distribuiu toalhas de praia com um texto impresso assim como nas capas da revista. Basta apenas a mulher se deitar no meio da toalha para ser a capa da revista.

 

Gillette nas ruas

 

Essa idéia é fantástica e mais uma vez mostra alternativas sobre como o cliente pode visualizar da melhor forma o uso do produto. A ação desenvolvida pela Gillette aconteceu em postos de combustível e empresas de lava-car, os próprios frentistas e lavadores foram instruídos a retirar a espuma dos retrovisores com uma espécie de “rodo” caracterizado para parecer um aparelho de barbear da Gillette. Uma boa sacada que nos mostrou que criatividade resolve qualquer desafio e, na maioria das vezes, com baixo investimento.

 

Boa idéia, nova alternativa

 

O Jornal da Tarde, de São Paulo, para divulgar que qualquer coisa pode ser achada em seus anúncios de classificados, criou uma alternativa única. Elaborou um “círculo” parecido com aqueles que as pessoas tradicionalmente fazem nos classificados de jornal, naquilo que as interessa. Esse material foi feito de madeira e distribuído pela cidade, na frente dos mais diversos produtos. E havia nele uma pequena frase: “Você encontra nos classificados JT”. Um exemplo de que para anunciar, você pode criar a sua própria mídia. 

 

 

SUSTENTABILIDADE:

 

Chega de meleca

 

Imagine você caminhando tranqüilamente pela rua em direção à casa de alguém muito importante para você. Ao chegar no local e, após cumprimentar as pessoas, você percebe que deixou um rastro gigantesco de chiclete no tapete persa do anfitrião. Dificilmente alguém nunca passou por uma situação constrangedora com chicletes em lugares indevidos, como no exemplo acima ou, ainda, ao sentar com a sua calça preferida em uma dessas melecas feitas de goma. Tanto no Canadá com os Envyrobubbles como na Inglaterra com os Gummy Bins® (caixas desenvolvidas para captar gomas de mascar) esses produtos, que são frutos de idéias ecológicas que podem ser comercializadas pelo mundo, já estão disponíveis. A idéia, além ecologicamente correta, renderá milhões não só para os seus criadores como para os seus clientes. Dentre seus potenciais clientes estão as prefeituras que gastam uma fortuna com raspagem, pavimentação e processos de limpezas que exigem a utilização de produtos químicos, além de muita água. As caixas são coloridas, transparentes, possuindo atédisplay como opcional e podem ser espalhadas pelas ruas de qualquer cidade ou utilizadas nos estabelecimentos comerciais. Esse é um bom exemplo de que não vale a pena ignorar idéias de cunho ecológico, por mais insignificante que pareçam.

 

Visite os sites:

www.gummybin.com

www.envyrobubble.com

 

 

Empréstimo relâmpago

 

Está precisando de dinheiro? Pegue o seu celular e envie um torpedo com seus dados que em 24h você receberá o dinheiro em sua conta. Depois do primeiro empréstimo, o prazo para o dinheiro entrar em sua conta é de dez minutos. É isso que a empresa Ferratum da Holanda está fazendo. Os empréstimos são pelo período de no máximo 15 dias, a taxa de 25% de juros aplicada pela empresa é proporcional ao risco corrido por ela. Que tal oferecer comodidade para os seus clientes disponibilizando opções de fácil acesso? As pizzarias, por exemplo, poderiam aceitar pedidos via SMS, assim como essa financiadora.

 

Visite o site: www.ferratum.nl

 

 

Carona no sapato

 

A empresa americana Marshalls teve a idéia de mandar construir um carro no formato de um sapato para circular pelas ruas das cidades em que ela está situada. A ação, no mínimo curiosa, veio acompanhada de mulheres de roupão desfilando pelas ruas e prêmios de mil dólares em compras ou uma tonelada de sapatos. Entretanto, isso não significa que se você é, por exemplo, vendedor de computadores, deva construir um carro no formato de um PC ou notebook. Você deve se preocupar em desenvolver ações promocionais que chamem a atenção das pessoas, algo que possa ficar gravado na mente delas, uma experiência única.

 

Visite o site: www.marshallsonline.com

 

 

Quanto tempo?

 

Você consegue falar sem parar por quanto tempo? Há quem pague para obter a resposta dessa pergunta, é o caso da empresa alemã T-Mobile que iniciou uma campanha de tirar o fôlego. Você já deve ter ouvido falar sobre competições de quem beija durante o maior tempo ou quem dança pelo maior tempo, mas, possivelmente, nunca tenha ouvido falar sobre uma campanha que dá um prêmio de dez mil euros para quem falar mais tempo ao celular. A campanha criada pela agência Webguerrillas iniciou no fim de agosto e só acabará quando os faladores se calarem. A regra da competição é a seguinte: não pode parar de falar por mais de dez segundos e de duas em duas horas os participantes podem ir ao banheiro e comer. E, além do dinheiro, quem vencer terá a satisfação de ser registrado no Guinness World Records. Além de estimular as pessoas para a prática de se falar ao celular a qualquer hora, a ação se tornou polêmica e muito acompanhada. Assim como a T-Mobile, faça de sua marca uma referência na vida dos consumidores.

 

Visite o site: www.t-mobile.de/quatschdichleer

 

 

 Quanto está valendo o seu negócio?

 

Se você tivesse um bar o que você faria para inovar? Certamente, a vida real é bem diferente do que as propagandas de televisão que transformam um bar em um verdadeiro clube. Será que basta ter um balcão, mesas e cadeiras, produtos bons e um bom atendimento? Na Alemanha, surgiu uma nova modalidade de vendas em bares, que mescla entretenimento ao consumo. Quem nunca viu ao menos pela TV, um pregão da bolsa de valor? É uma loucura, pessoas com telefones nas mãos, todos acompanhando a flutuação dos valores das ações. Pois é, essa nova modalidade de bares faz alusão a esse mundo de investimento em bolsas. O layout do bar ganha a característica de uma bolsa de valores com direito a um grande painel luminoso contendo os preços das cervejas vendidas no bar, que são atualizados a cada três minutos, de acordo com as vendas de cada marca em tempo real. Tudo é calculado por um sistema de computador que faz todo o gerenciamento das operações. Os clientes vão a loucura quando, em um determinado momento da noite, a bolsa quebra e os preços despencam, ocorre um grande agito e todos procuram usufruir ao máximo até o momento em que a bolsa se estabiliza. É, por isso, que é importante olhar ao redor, observar os acontecimentos e colocar a imaginação para funcionar. Quem sabe você não se torna o criador de uma nova modalidade para o seu negócio?

 

Ford e sua Lady Murfy

 

A Ford está com uma campanha de propaganda para promover uma assistência técnica autorizada. A campanha mostra situações vividas por diversas pessoas em que por falta de manutenção no carro resulta em algum problema e, em um determinado momento aparece ela, que só aparece para você: a Lady Murfy. O mais interessante da campanha, além da personagem criada em alusão a popular “Lei de Murphy” é o hotsite criado exclusivamente para isso. Ele recria o site de uma agência fictícia de viagens, apresentado pacotes típicos para quem viaja e tem problemas com o carro, com dicas como: “Evite levar muita bagagem, quanto menos malas, mais fácil tirar o estepe e o macaco para trocar os pneus”.

 

Essa ação reforça que fazer uma promoção de natal, por exemplo: vendedores vestindo tocas vermelhas de Papai Noel qualquer empresa pode fazer, mas criativa e inovadora é a empresa que estende o tema da campanha e cria formas alternativas de fazer o cliente entender e aceitar o conceito.

 

Visite o site: www.ladymurfy.com.br

 

 

ANTIGAS – pesquisadas em 1999

 

Carta na revista

 

A Unimed de Porto Alegre usou muito bem um testemunhal em um anúncio de revista. Em uma página foi colado um envelope de verdade. Dentro, a carta de uma cliente, agradecendo de maneira emocionante o tratamento que a Unimed deu ao seu pai enquanto ele estava doente. Testemunhais já são fortes por si mesmos. Quando colocados dessa maneira criativa, são impossíveis de não serem vistos e guardados na memória.

 

Acertando na mosca

 

Os folhetos de propaganda da papelaria da empresária Célia Aurélio da Silva, de Alegrete (RS), dificilmente tem o destino dos outros, ou seja, uma passada de olhos e lixo. Eles são guardados com o maior capricho. Como ela consegue isso? Simples. Os folhetos entregues de porta em porta, informam que, nos próximos dias, há a possibilidade de alguém da papelaria ir visitá-lo e, que se ele tiver o folheto, ganha um brinde. E, ao chegar, o visitante aproveita para apresentar um questionário sobre o que ele achou das ofertas, se é cliente da papelaria, entre outras perguntas. Qual o custo a mais dessa promoção? Além do visitante, o brinde: uma régua ou caneta com a marca da empresa. Simples, barato, fornece feedback e passa a mensagem desejada. Que tal você fazer algo parecido.

 

 

Refrescando

 

Uma ótima promoção foi feita para o produto contra queimaduras Caladryl. Em várias praias do Brasil, foram distribuídas amostras grátis do produto. Até aí, nada de mais. Entretanto, o rapaz que distribuía as amostras levava consigo um daqueles borrifadores de lavoura. Para quê? O promotor, lógico, dava uma borrifada de água doce em quem recebia o sampling (amostragem). Nada melhor para passar a idéia de frescor do produto e, ao mesmo tempo, aliviar o calor e o sal da maresia do verão.

 

ESPECIAL DA SEMANA: DICA DO LEITOR

 

Recebemos do leitor Alceni Koch Liston, Curitiba – PR, uma história muito criativa e viável, realizada para divulgação de sua empresa e prospecção de novos clientes. Confira!

 

“Trabalho em uma empresa de autopeças, a Unipeças, estamos sempre preocupados em prospectar novos clientes, principalmente oficinas mecânicas. Fazemos também vendas para o consumidor final e possuímos um sistema de entregas com motoboys. Sempre que nossos motoqueiros vão entregar mercadoria em alguma mecânica que não seja nossa cliente ou que passem em frente a uma nova oficina, eles devem parar, entrar e pedir um cartão ou o telefone. Quando esse cartão chega à loja é colocado em um caderno de possíveis clientes. Depois disso, são feitas ligações mensais para eles, informando sobre alguma oferta. Já conseguimos alguns bons clientes assim.”

     

visite o site: www.unipecas.com

 

A exemplo da Unipeças, perceba quais são os recursos que você tem disponível em sua empresa e aplique-os de forma simples. Use os seus motoboys, aplique sua marca e suas promoções nos carros dos colaboradores da sua empresa, faça parceria com pontos-de-venda que seu público freqüente, peça apoio para os seus fornecedores, instrua seus funcionários a quando receberem no telefone da empresa uma ligação que for engano, que aproveitem o contato e apresentem a empresa. Lembre-se: solução boa, é aquela fácil de ser compreendida e rápida de ser executada.

 

Parabéns Alceni com a publicação da sua história, você ganhou uma assinatura anual da newsletter Grandes Idéias em Marketing. Agora é a sua vez. Envie-nos seu exemplo de Criatividade em Vendas para o e-mail: [email protected] ou fax: (41) 3338-3321 com a palavra “Criatividade” no campo de assunto. Quem tiver a idéia publicada, além dos 15 minutos de fama, recebe um ano da newsletter Grandes Idéias em Marketing grátis.

 

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