Quanto mede o meu site?

Numa loja você pode contar o número de telefonemas que faz e recebe, o número de gente que entra e que compra e muitos outros números. Na internet também, com uma vantagem: tudo pode ser feito automaticamente Se você é como eu, está na internet para fazer negócios. E sabe que o negócio de internet não é muito diferente dos negócios do mundo dos tijolos. Não basta ter um produto e uma loja, você tem que acompanhar o que acontece no dia a dia para poder tomar decisões.

Numa loja você pode contar o número de telefonemas que faz e recebe, o número de gente que entra e que compra e muitos outros números. Na internet também, com uma vantagem: tudo pode ser feito automaticamente. Antes de dizer como fazer, vou dizer como não fazer: não acredite no contador de página como estatística válida. No máximo ele serve para dizer que houve visitas, mas nenhuma medição séria pode ser feita com ele.

Dito isto, vamos em frente. Existem diversos ângulos pelos quais se pode medir o tráfego e o resultado de um site. Alguns recursos são gratuitos, outros não. O mais engraçado é que talvez você já esteja pagando por isto e nem saiba.

Seu próprio IBOPE

Para ter uma visão real da audiência do site, você vai precisar de um relatório de estatística. Caso não saiba, pergunte ao hospedeiro do site, como acessar seu relatório de audiência, se ele responder que não oferece este serviço, então você tem duas opções: usar um serviço baseado na web ou trocar de hospedeiro, o que eu recomendo.

Este serviço deveria ser padrão em qualquer serviço de hospedagem de páginas e você não deveria pagar nada além do que já paga para ter suas páginas hospedadas.

Alguns dos programas mais usados são Webtrends e Netgravity. Existem outros e esta é uma decisão do provedor. O que importa é que seja configurado para que você veja pelo menos o mês atual e os dois anteriores, para fazer comparações. Melhor ainda será se você puder baixar o relatório em formato de Word ou Excell.

Serviços baseados na web são inúmeros e alguns até gratuitos. Se esta for sua opção, dê uma em: Webtrends Live ou Superstats, ambos em inglês.

Para usar as versões gratuitas, você terá de colocar uma imagem atrelada a um código HTML em todas as páginas que queira fazer o levantamento, nas versões pagas o código fica invisível.

Existe ainda uma outra opção que é receber o arquivo de log (um arquivo gerado pelo servidor com tudo que aconteceu no site) e usar um programa de analise do log. Tente o Analog (em inglês).

Vá para o Altavista.com e digite “web analyzer” e faça sua pesquisa. Caso você esteja se perguntando, meu provedor usa o Webtrends e estou bastante satisfeito.

Outra estatística importante é a dos links e banners que você coloca em suas mensagens e nas suas páginas e de seus parceiros. Para ter uma estatística dos clicks, você pode usar o ROIbot ou Adminder. Estes números mostram a performance de duas campanhas.

Sem um levantamento de estatística decente, você não tem como saber nada sobre o site e fica mais perdido que cego em tiroteio.

Os números que contam

Na seção anterior você descobriu como obter os números, agora vamos ver o que fazer com eles.

Basicamente há três coisas que você quer saber:

1. Quantos visitantes seu site recebe?
2. O que seus visitantes fazem no site?
3. De onde vêm os visitantes?
Para entender as estatísticas você precisa conhecer o jargão (termos técnicos). Desculpe, mas não tem outro jeito 🙂 Tentei fazer o possível para simplificar, traduzindo o que dá para traduzir.

Hits – por muito tempo esta foi uma medida usada para medir a audiência das páginas, mas como o contador, ela não vale muito. Cada pedido que uma página faz ao servidor para que você a veja completa, conta um hit.

Assim se uma página tem 5 imagens, ela conta 6 hits: um pela página e 5 para as imagens. Uma página com 100 imagens contaria 101 hits. Como vê, não é uma medida confiável. Visitantes (visitors) – naturalmente representa o numero de pessoas que visitam o site. Interessa saber os visitantes novos, os que estão retornando e únicos (unique visitors). Estes visitantes ficam conhecidos através de um cookie que o servidor deixa na máquina. Assim quando você usa outro computador, estas informações sofrem um desvio, mesmo assim podemos desprezar esta situação que não deve ocorrer com freqüência.

Visitas – As visitas são relativas aos visitantes (obvio, não é?). É uma medida importante se comparada com o numero de visitantes, porque vai nos dizer o nível de retorno do site. Nota: Se você ainda não sabe, o retorno do visitante é ainda mais importante que sua visita inicial. É assim que você sabe que está agradando e suas chances de vender aumentam a cada retorno, enquanto estreita o relacionamento.

Page Views (impressões de páginas) – em cada visita, um internauta vê um determinado numero de páginas, este número é representado pelos page views ou impressões de páginas (impressões em tela).

Click Through – é taxa que relaciona o numero de page views de um banner com o número de clicks naquele banner. Não conheço nenhuma tradução, então se você permite, tomo a liberdade de traduzir para “taxa de clicks em”… eu sei, é ruim. Faça apenas uma anotação mental para saber o que click through representa.

Taxa de conversão – finalmente, a taxa de conversão, relaciona o número de visitas versus o número de negócios fechados. Veja que por negócio fechado, pode ser tanto uma venda, como baixar um arquivo, entrar em uma promoção ou deixar o email para contato posterior. Depende da intenção de sua campanha.

Você terá de calcular esta taxa manualmente, já que o computador não sabe quando uma venda ou outra interação ocorreu.

Amarrando tudo

Se você entendeu estes conceitos, basta procurar no relatório por estas informações e você terá a resposta da primeira pergunta: “Quantos visitantes o site recebe?”.

Em outra área de relatório, deve haver as opções: páginas mais visitadas, páginas menos visitadas, caminhos seguidos. Analise estas seções do relatório e reflita se era o que você esperava. Se não for, pergunte-se porque e aja para mudar. Respondida a questão: “O que fazem os visitantes?”, só resta a ultima: “De onde vem os visitantes?”

Parte da resposta está no relatório de audiência, basta procurar a seção de páginas remetentes e mecanismos de busca. Um relatório profissional terá estas opções.

Mas o relatório só diz de que endereço veio o visitante para seu site. E se quisermos saber exatamente em que banner o internauta clicou? E se você quiser saber se um link em seu site foi clicado? E se o link estiver em um email?

Neste caso terá de usar um serviço que rastreie links. Citei dois (ROIbot, Adminder), mas você pode até fazer o seu próprio, se tiver conhecimento técnico para isto.

Por que você quer saber sobre links clicados? Por causa das campanhas que você cria (você cria campanhas de marketing para a internet, não é?). Você precisar ter um meio eficiente de saber os resultados e a combinação do relatório de audiência do site com serviços de rastreio de links permite que você tire um raio-X do site.

Ainda tem dúvidas? Mande-as para [email protected].

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