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Cooperativa investe em tecnologia e inovação, e alcança resultados surpreendentes na venda de flores e plantas através de leilão

Abril de 1989 – este foi o marco na história da Cooperativa Veiling Holambra, que há 30 anos começou a negociar plantas e flores, ainda como Cooperativa Agropecuária de Holambra, CAPH. A cisão entre as duas aconteceu em 1999, no entanto, o início das vendas por meio de leilão aconteceu dez anos antes, e, que resulta em números surpreendentes até hoje – um lote é adquirido a cada 1,5 segundos. Como a Cooperativa atende toda essa demanda? Você saberá no decorrer da leitura desta matéria. Acompanhe!

O Complexo de vendas

Vinte anos depois do primeiro relógio, que permite a realização de leilões, a Veiling Holambra inaugurou o Complexo CVH, realizando junto com a ampliação da área, o primeiro leilão em nova tribuna, tornando-se o maior centro comercial de flores e plantas da América, detendo 45% do mercado nacional e sendo referência mundial no mercado. “O complexo Veiling ocupa hoje um terreno de 80 hectares de terras, em uma estrutura totalmente climatizada, com condições ideais de temperatura e umidade do ar para abrigar flores e plantas em vasos, além de câmaras frias e rampas de carga e descarga em nível, vedadas e com sistema de sinalização para acoplagem. Com esta estrutura, atendemos cerca de 600 clientes diretos que representam grande parte da demanda do mercado nacional. Praticamente 45% de todas as flores e plantas comercializadas no País, passam pelos pátios do Complexo”, assegura Andreas Petrus van Kruijsse, diretor geral da Cooperativa Veiling Holambra.

A CVH investe em tecnologia de ponta visando alavancar os negócios e otimizar as operações de logística, haja vista que a agilidade na comercialização de flores e plantas é vista como de suma importância. “São produtos vivos, bastante perecíveis. Sendo assim, o tempo que esses produtos levam para chegar da produção às mãos do consumidor é crucial para garantir sua durabilidade. O projeto estrutural do Veiling considerou vários fatores de segurança relevantes em relação aos produtos trabalhados. Além da questão da temperatura, outros itens de primordial importância foram levados em conta como, a logística interna, que foi desenvolvida e planejada de acordo com as necessidades do mercado, visando sempre diminuir o tempo entre produtor e consumidor, mas garantindo a integridade física do produto. Para isto foram criados sistemas de rastreamento interno, que permitem localizar o produto em qualquer ponto de sua comercialização ou expedição dentro do complexo Veiling”, ilustra o executivo.

O leilão e seus resultados

Apesar de toda a tecnologia para logística, o maior destaque do CVH é o sistema de vendas por leilão. Destinado apenas a clientes credenciados à Cooperativa, o leilão, sistema comercial reverso que foi trazido por imigrantes holandeses, permite a comercialização de grandes quantidades de flores e plantas, em tempo real, no momento exato da venda, alcançando números surpreendentes – em quatro horas de leilão são realizadas aproximadamente 12 mil transações. “Este é o nosso principal sistema de comercialização. O relógio, também conhecido como Klok, é o coração do sistema comercial da Cooperativa. Exibe todas as informações referentes ao produto no momento da venda, permitindo a comercialização de grandes quantidades de produtos em tempo recorde. Atualmente são utilizados três Kloks que realizam leilões simultâneos de produtos em corte, em vaso e plantas ornamentais. Em média, um lote é adquirido a cada 1, 5 segundo”, ressalta o diretor geral.

Para administrar e atender a alta demanda, todas as áreas envolvidas na realização do leilão estão integradas ao seu sistema, permitindo que os produtos adquiridos pelo cliente possam ser retirados em tempo hábil. “Ao mesmo tempo em que as vendas são realizadas na tribuna, o departamento fiscal, bem como outras áreas, recebem as informações, emitindo também as notas fiscais referentes aos produtos negociados. Colaboradores e profissionais da CVH, mais de 200 envolvidos nas transações do leilão, atuam para que todo o processo decorra satisfatoriamente. Para isto foram criados processos e ferramentas que auxiliam os processos logísticos e a organização de todo o sistema”, detalha Andreas Petrus.

O executivo conta ainda que, antes da implantação do relógio reverso, as negociações eram feitas de modo tradicional em um galpão com a oferta de produtos. Após a preparação e o planejamento para adotar o novo sistema de vendas, houve ainda um momento de adaptação por parte dos clientes. “No início foi um pouco difícil, pois os clientes não conheciam este sistema, mas logo começaram a ver resultados, principalmente com relação à agilidade do processo. Houve a necessidade de simulações e treinamentos, que até hoje são mantidos quando um cliente novo se credencia”, evidencia.

Além dessa estrutura, a Veiling também possibilita a participação de clientes que não podem comparecer à Cooperativa no horário de leilão, a partir da ferramenta chamada Lance Klok. “Este mecanismo de comercialização permite que o cliente consulte antecipadamente pela internet, os lotes de produtos que irão para leilão no dia seguinte. Após consulta, o cliente poderá escolher os produtos que são de seu interesse e dar seu lance via internet. Desta forma, o cliente antecipa seu lance para a compra de qualquer produto relacionado no leilão do dia seguinte, dando todas as especificações de rotina”, explica o diretor geral da Veiling Holambra.

A agilidade em todo este processo de negociação contribuiu para o aumento da oferta e procura dos produtos e consequentemente para a redução nas perdas tanto para produtores e clientes. “O leilão tornou-se uma ferramenta de formação de preços para o mercado, sendo referência para o segmento de flores e plantas nacional e América Latina”, comprova Andreas.

Investimentos e Perspectivas

Para comportar toda essa agilidade a Cooperativa mantém os investimentos em tecnologia e capital humano. O executivo enfatiza que, desde o início da construção do novo prédio, em 2004, já foram investidos mais de R$ 80 milhões. “Este montante permitiu a instalação do terceiro relógio, bem como investimentos tecnológicos nas áreas de logística e TI. Treinamentos, cursos e contratações de pessoal também foram feitos. Na fase do projeto para os próximos anos, a previsão de investimentos é de 36 milhões de reais. Sendo, a maioria dos valores, 53%, aplicada em novas áreas e ampliações”, antecipa.

Veling Holambra em números

  • Nome da empresa: Cooperativa Veiling Holambra
  • Data de fundação: 11/08/1999
  • Área geográfica de atuação: Brasil
  • Segmento de atuação: Mercado de Flores e Plantas
  • Número de funcionários: 360 colaboradores contratados e profissionais terceirizados para manutenção, como limpeza, segurança e alimentação
  • Número de clientes: 600
  • Número de fornecedores: 316 sócios-produtores
  • Faturamento em 2012: 405 milhões de reais
  • Estimativa de faturamento para 2013: Crescimento de 8 a 15%
  • Perspectivas para os próximos anos: A organização se direciona para um crescimento contínuo e um melhoramento dos serviços, como aumento da eficiência, automatização e inovação.

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