Quem é, mesmo, o seu concorrente?

Embora a projeção publicitária de produtos e serviços seja um fator importante, dá-se, também, importância especial ao profissional de vendas. A que se deve isso? Tem sido muito comum abrirmos um jornal ou revista e, numa constatação clara, notarmos que o mesmo produto ou serviço está sendo alvo da publicidade, preocupação de diretores e fabricantes.

Qual o motivo dessa ocorrência?

Embora a projeção publicitária de produtos e serviços seja um fator importante, dá-se, também, importância especial ao profissional de vendas. A que se deve isso?

Agregamos boa parte do custo/benefício em publicidade e disso, normalmente, uma parte bem menor ao profissional de vendas. Embora a publicidade seja um grande caminho de vendas, quem conduz a orientação, em casos específicos ? e sobre os específicos é que atribuo este artigo, é o próprio vendedor.

Muito bem. Então, diante de tanta propaganda torna-se desnecessário valorizar o potencial do vendedor, transformando-o num ?tirador de pedidos?, levando-o a portar-se tal qual o carteiro, o mensageiro, etc.

Cotizar as vendas, delimitar campo de trabalho, traçar metas, oferecer prêmios, punir, demitir… são coisas que acontecem diariamente, porque o Profissional de Vendas não cumpre aquilo que a empresa precisa. E, quando ocorre o sucesso deste ou daquele em particular, dentro em pouco seus objetivos são majorados para que haja maior correspondência da empresa com o objetivo final a que se dispõe. Até quando isso irá ocorrer?

Temos visto e ouvido que o mercado já não é mais aquele, que aceita o que temos. Aceita o que realmente necessita e, via de regra, aceita o profissional que atenda às expectativas, de acordo com o que faz completar os desejos, as necessidades e, principalmente as suas prioridades. Há que se fazer algo, proporcionar melhor condição de ganho, sem que se faça o ?jogo? com o vendedor.

Qual prêmio melhor se encaixa à realidade de um Profissional?

A meu ver, faltam profissionais capacitados em todas as áreas. Algumas, não existe um, sequer. Quem é o principal prejudicado? Natural que seja o cliente. Depois, vem um desencadear de problemas, que iniciados por um mau atendimento, vem atrelar-se à empresa que, abarrotada de dificuldades, termina por fechar as portas, oferecendo maiores problemas, e assim dando um cultivo próprio do desastre financeiro-administrativo, que são as demissões, diminuição da geração de renda regionalizada, etc.

O que pode ser feito, então, quando sabemos que o Profissional de Vendas necessita de treinamentos específicos?

Daí a pergunta: Quem é, MESMO, o seu concorrente?

Inúmeros profissionais, lotados em diversas áreas, passam por uma total insegurança no trabalho e atribuem o fato à crise. Já se falou muito sobre a crise. Já foram, inclusive, compostas várias mesas de reunião para debates sobre o caso. Nada foi resolvido. E não será. A não ser que, com muito talento você consiga derrubar o seu concorrente.

Derrubar o concorrente, tirá-lo do caminho, jogá-lo para ?escanteio?, mudar a sua rota ? é um feito que necessita de um tal jogo-de-cintura misturado a uma boa porção de boa-vontade.

Entretanto, o concorrente que mais o atrapalha é este: Olhe-se no espelho e veja-o.

Exatamente. É você, mesmo.

Abra a sua boca e expila as ?lavas vulcânicas? contidas por muito tempo em sua memória, fale, desabafe contra esse ?você do passado? que está olhando, agora, nesse espelho. Admita que você é um ser capaz, apropriando-se de seu maior aliado: o talento.

E, ao contrário de muitos ?desmotivadores? ? talento é uma vocação. Então, se o seu talento ainda não foi totalmente explorado, conceda-se essa chance. Diga ao seu espelho: ?Hoje é o meu dia, hoje é o meu melhor dia. Hoje eu sou o melhor profissional de minha equipe.?

Tenho a certeza que, se você ainda não tinha se dado conta da capacidade profissional que o envolve, agora poderá iniciar aquele processo de renovação das ?promessas do vendedor?:

Não sair de casa e levar os problemas familiares para o cliente,

Não esperar do próximo aquilo que ele não pode dar,

Não oferecer aquilo que não poderei cumprir

Não ficar zangado com o ?não?,

Não ?me perder? diante da dificuldade,

Não ficar triste,

Não reclamar da vida,

Não ser ?puxa-saco?,

Não falar tudo o que me vem à mente, e;

Não me esquecer de treinar o ?T.B.C.?.

Então. Viu como é fácil?
Ah, o T.B.C. significa: Tire a Bunda da Cadeira.

Forte abraço e desejo de infindável sucesso haja o que houver.

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