Como estabelecer metas e atingir resultados em Ć©pocas de crise? Aprenda quais sĆ£o as regras para driblar a concorrĆŖncia nesse perĆodo. Preencha o campo abaixo e receba agora mesmo a matĆ©ria em seu e-mail! ?Os homens sĆ£o parecidos em suas promessas. Eles só diferem em seus atos?
MoliĆØre
?Um profissional Ć© aquele que faz seu melhor trabalho quando menos vontade tem de o fazĆŖ-lo?
Frank Lloyd Wright
Fortalecendo a moral e o moral de sua equipe de vendas para alcanƧar melhores resultados
Não hÔ gestor ou dirigente de vendas que não dependa de sua equipe para trazer bons negócios, concretizar bem muitas vendas, alcançar ótimos resultados e crescimento para a empresa. Do mesmo modo, não existe equipe comercial que não dependa de um gerente ou diretor visionÔrio, estrategista e arrojado para poder atuar com respaldo e êxito, obtendo melhor remuneração, desenvolvimento profissional e receita para a companhia.
No entanto, essa relação de interdependência nem sempre se realimenta das prerrogativas de competência de cada uma das partes e, não raro, executivos se queixam de que seus consultores, agentes, assessores e/ou promotores de vendas estão desmotivados. Confira, a seguir, de onde vem isso.
Medo da concorrência ? à fÔcil observar, em reuniões de resultados, justificativas para números inferiores aos esperados baseadas no concorrente, que possui equipes mais fortes, competentes e bem treinadas. O pior é que, geralmente, essas são explicações dadas pelos membros da equipe!
Se isso de fato estiver ocorrendo, o bom gestor deverĆ” fazer uma reflexĆ£o sobre ?o moral? e ?a moral? de sua equipe para tentar entender o porquĆŖ de haver colaboradores tĆ£o temerĆ”rios. Ā» ?O moral? diz respeito ao Ć¢nimo, Ć disposição e ao estado de espĆrito das pessoas.
?A moral? é referente a um conjunto de regras de comportamento, ética, moralidade, lição e conduta.
Possivelmente, a causadora do moral baixo seja a moral da equipe que, ao deparar-se com dificuldades e temer o concorrente, passa a comportar-se como fracassada e ressentida, atribuindo essa conduta à força do oponente, considerando-o mau e impiedoso, pois vende mais e não dÔ chance a ninguém.
à preciso esclarecer para a equipe o fato de que mais agressividade comercial, uso de técnicas de negociação, busca por ganho de vantagem competitiva e concorrência acirrada ? com algumas cartas na manga ? fazem parte das regras do jogo das vendas. E, que se competirem à altura, não tendo medo, passarão a ser ainda melhores que os concorrentes, sem sombra de dúvida!
Eduardo Murin é diretor de operações e expansão de franquias da rede CNA. Formado em administração e com especialização pela University of Missouri-Kansas City (UMKC).
Nada vem de graƧa
Em Ć©pocas de crise, temos de redobrar nossos esforƧos, sair da zona de conforto e entrar em ação, seja ela fĆsica ou mental. Uma das maneiras Ć© tirar o s da palavra crise, transformando-a em crie:
Criar uma nova estratƩgia.
Desenvolver uma maneira diferente de atender.
Produzir uma metodologia diferente de trabalho.
Criar uma maneira diferente de divulgar seu produto ou serviƧo.
Elaborar uma campanha de vendas inusitada.
Lembre-se: você não estÔ sozinho no meio dessa confusão, todos nós, em momentos de crise, recebemos pedras. A diferença estÔ nas nossas escolhas. HÔ aqueles que escolhem construir pontes e caminhos; enquanto outros, seus próprios túmulos e se enterram vivos. Esperam lamentando, sofrendo e chorando a fim de que as coisas melhorem para poderem sair de lÔ. Cuidado com essa postura inadequada. Enquanto você se esconde a fila anda e o rio continua seguindo em direção ao mar, com todos os obstÔculos que encontra. Sair da mesmice nos impulsiona a resultados diferentes.
Cida Silva Ć© diretora e instrutora da En Theos Consultoria e Treinamentos.
Visite o site: www.entheos.com.br
Como resolver situações de conflito provocados por resistência a mudanças
1. Invista grande parte do seu tempo conversando com as pessoas sobre a necessidade de mudar.
2. Explique o que precisa ser modificado para que entendam sua participação em todo o processo de mudanças e o que terão de fazer para conservar seus empregos.
3. Enfatize que a idade cronológica e o tempo de empresa não têm relação direta com as mudanças.
4. Mostre que o crescimento pessoal e profissional e a sobrevivĆŖncia estĆ£o diretamente relacionados Ć capacidade do indivĆduo de se adaptar ao novo e, principalmente, ser um agente de mudanƧas.
5. Entenda que mudar pode ser fascinante e trazer muito mais oportunidades que você imagina. Mas você só poderÔ descobrir isso se experimentar!
Alessandra Assad é jornalista e autora do livro Atreva-se a mudar! ? Como praticar a melhor gestão de pessoas e processos. Palestrante, professora universitÔria e diretora da AssimAssad Desenvolvimento Humano.
Visite o site: www.assimassad.com.br
8 dicas para atingir suas metas de vendas
1. Peça duas indicações de vendas por dia para seus clientes atuais. Com certeza, eles irão colaborar.
2. Registre todas as suas vendas para saber o quanto estÔ mais próximo de atingir sua meta. 3. Prepare uma proposta de valor para o cliente mostrando profissionalismo, conhecimento e personalização.
4. Caso não alcance sua meta diÔria, mantenha-se calmo, revise as vendas e veja em que você pode melhorar.
5. A cada venda realizada, celebre, vibre e sinta satisfação no resultado alcançado.
6. Procure conquistar a confianƧa e estreitar os laƧos com o cliente antes de vender.
7. Coloque metas para ligações diÔrias, visitas e pós-venda, esses indicadores vão ajudÔ-lo no resultado final.
8. Quando atingir a meta do dia, segure o euforismo e aproveite a energia positiva para criar uma gordura nas vendas.
André Silva é especialista e palestrante nas Ôreas de motivação e vendas, além de consultor e diretor-comercial da AJS Consultoria.
Visite o site: www.palestranteandresilva.com.br
Foque em oportunidades, e não em recessão
Para alguns empresĆ”rios, os perĆodos de crise sĆ£o excelentes para fortalecer suas marcas e ganhar uma fatia significativa de mercado, tendo em vista que os concorrentes se intimidam com a situação, diminuindo ou atĆ© mesmo cortando as verbas destinadas ao marketing. E o consumidor, percebendo isso, acaba migrando para as marcas que se mantĆŖm fortes e em constante contato com seu pĆŗblico.
à fato que a crise estÔ aà e tem seu peso. Mas hÔ de se considerar o percentual especulativo dela e trabalhar acima dessa linha, fomentando, acima de tudo, a crença de que inovação e criatividade exercem um papel fundamental no desempenho das empresas, mesmo em meio a uma crise.
Ficam as alternativas: chorar ou aproveitar. A escolha Ć© sua!