Questione o sucesso

As tendências que compõem o varejo, as tecnologias que influenciam a sua evolução, que muda o mercado, a economia, os consumidores, seus hábitos e atitudes. Faz parte das atitudes dos Lojistas do Varejo Século 21 (Boletim 817 de 01.07.03) o Contínuo Aprendizado; isto é, está “antenado” com as tendências que compõem o varejo, as tecnologias que influenciam a sua evolução, que muda o mercado, a economia, os consumidores, seus hábitos e atitudes.

Nesse contexto, não esqueça de também questionar o sucesso – igualmente importante, e talvez até mais, quanto analisar e corrigir o que saiu errado, é tirar proveito daquilo que é certo. E vou mais além: muita pouca gente consegue ser realmente eficiente na análise do sucesso, isto porque nos defrontamos com um paradigma: acreditamos que o sucesso seja uma coisa automática.

Uma razão para apurar o sucesso é obviamente descobrir o que está dando certo e o motivo para isso, para que possamos repeti-lo em outras circunstâncias, não se permitindo cegar pelas razões que você imaginou inicialmente. Não se deve ter a visão simplista de que as coisas deram certo somente pelas nossas suposições. Lembremos o exemplo da C&A no Brasil: ao contratar a Gisele Bündchen para primeira campanha, ninguém imaginava o tamanho da repercussão; talvez até se questionasse o risco diante do cenário da época. Não aconteceu apenas o sucesso: aconteceu uma revolução de conceito pelo consumidor para lojas de departamentos – nasceu um novo consumidor para o segmento. E por quê? Esse é o seu desafio.

Ao analisar sucessos, seus e dos outros, você vai se defrontar com dois pontos: o primeiro é que você conhecia e sabia que podia alcançar; o segundo, e o mais importante: é o que se precisou conhecer para atingir o sucesso. A não ser que você esmiúce o que está acontecendo tanto positivo quanto negativo, você não terá condições de aprender com o seu sucesso, nem com o seu fracasso.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima