Durante muitos anos o comércio mostrou-se irredutível quanto ao tratamento dado ao vendedor, em virtude de sua má atuação na carreira que houvera escolhido. Tanto é que, ao adentrar a porta, o comprador já tinha um “coçar de cabeça” próprio de quem estaria diante de uma bomba, prestes a estourar. Durante muitos anos o comércio mostrou-se irredutível quanto ao tratamento dado ao vendedor, em virtude de sua má atuação na carreira que houvera escolhido. Tanto é que, ao adentrar a porta, o comprador já tinha um “coçar de cabeça” próprio de quem estaria diante de uma bomba, prestes a estourar.
Os anos se passaram. A globalização chegou. O homem, que já era exigente e não sabia, tornou-se entusiasmado em sua posição, passando a exigir melhores serviços, melhores atuações. Tudo isso foi muito bom.
Conheci muitos vendedores que abandonaram a carreira de Vendas quando isso ocorreu. Encontraram um barranco para terminarem seus dias encostados. Não conseguiram vencer a etapa da ?peneira? que o mercado havia lhes imposto. Saíram. Alguns deixaram suas marcas. Outros, nem vestígio. Isso é ótimo, pela exigência do mercado e, triste pela falta de motivação do vendedor.
Conheci muitos vendedores que continuaram e acreditaram que a filtragem imposta pela globalização lhes faria bem, cresceriam e estariam diante de um momento de êxito. Isso está ocorrendo e eles estão nessa situação. Isso é magnífico.
Conheço Profissionais de Vendas que têm atuado de forma requintada, com sutileza, conhecimento, satisfação e tudo o mais que podem angariar como conhecimentos profissionais, com dosagem picante de marketing pessoal e os tem aplicado. Saem-se muito bem. O mercado é receptivo a essa qualidade de Profissional.
Tenho amigos que não eram do ramo, entraram estudando, procurando conhecer o cliente, o material de trabalho, a equipe ou empresa que representam, e estão se tornando verdadeiros campeões.
Isso tudo estou contando com a finalidade de mostrar que vender não tem segredos. O segredo da venda, nos tempos modernos, é falar a verdade. E, segundo aquele velho bordão: – Quem fala a verdade não merece castigo… Aí estão os novos lobos, porém, não são lobos vestidos de cordeiros, são lobos vestidos de lobos, tratando o cliente de forma eficaz, dócil, gentil, como se fossem cordeiros.
Somente assim o vendedor terá um lugar ao sol, mostrando suas verdadeiras armas: sinceridade, honestidade, pontualidade e bem-servir.
Será que existem adjetivos melhores do que aqueles criados pelo cliente satisfeitíssimo com o brilhante atendimento do profissional que o visita?
É isso.
Quem está interessado em mudar? Quem está interessado em ser superior ao dia de ontem? Quem pensa que o amanhã só produzirá frutos porque o hoje foi semeado em terreno fértil?
O que falta ao vendedor comum é isso. É acreditar em suas aptidões de venda, acrescentar uma boa dose de otimismo, estar preparado para os tantos “nãos” e, diante de um sim, saber aproveitar ao máximo, procurando o serviço eficiente para o melhor atendimento. É difícil?
Então, vamos à luta, porque a vitória ainda não está ganha.Entretanto, “delete” de sua mente a história de que para ser vendedor “tem que matar um leão por dia”. Isso, a meu ver, não é verdade.
Que tal domesticar um leão, a cada dia?