Durante muitos anos o comĂ©rcio mostrou-se irredutĂvel quanto ao tratamento dado ao vendedor, em virtude de sua má atuação na carreira que houvera escolhido. Tanto Ă© que, ao adentrar a porta, o comprador já tinha um “coçar de cabeça” prĂłprio de quem estaria diante de uma bomba, prestes a estourar. Durante muitos anos o comĂ©rcio mostrou-se irredutĂvel quanto ao tratamento dado ao vendedor, em virtude de sua má atuação na carreira que houvera escolhido. Tanto Ă© que, ao adentrar a porta, o comprador já tinha um “coçar de cabeça” prĂłprio de quem estaria diante de uma bomba, prestes a estourar.
Os anos se passaram. A globalização chegou. O homem, que já era exigente e não sabia, tornou-se entusiasmado em sua posição, passando a exigir melhores serviços, melhores atuações. Tudo isso foi muito bom.
Conheci muitos vendedores que abandonaram a carreira de Vendas quando isso ocorreu. Encontraram um barranco para terminarem seus dias encostados. NĂŁo conseguiram vencer a etapa da ?peneira? que o mercado havia lhes imposto. SaĂram. Alguns deixaram suas marcas. Outros, nem vestĂgio. Isso Ă© Ăłtimo, pela exigĂŞncia do mercado e, triste pela falta de motivação do vendedor.
Conheci muitos vendedores que continuaram e acreditaram que a filtragem imposta pela globalização lhes faria bem, cresceriam e estariam diante de um momento de ĂŞxito. Isso está ocorrendo e eles estĂŁo nessa situação. Isso Ă© magnĂfico.
Conheço Profissionais de Vendas que têm atuado de forma requintada, com sutileza, conhecimento, satisfação e tudo o mais que podem angariar como conhecimentos profissionais, com dosagem picante de marketing pessoal e os tem aplicado. Saem-se muito bem. O mercado é receptivo a essa qualidade de Profissional.
Tenho amigos que não eram do ramo, entraram estudando, procurando conhecer o cliente, o material de trabalho, a equipe ou empresa que representam, e estão se tornando verdadeiros campeões.
Isso tudo estou contando com a finalidade de mostrar que vender nĂŁo tem segredos. O segredo da venda, nos tempos modernos, Ă© falar a verdade. E, segundo aquele velho bordĂŁo: – Quem fala a verdade nĂŁo merece castigo… AĂ estĂŁo os novos lobos, porĂ©m, nĂŁo sĂŁo lobos vestidos de cordeiros, sĂŁo lobos vestidos de lobos, tratando o cliente de forma eficaz, dĂłcil, gentil, como se fossem cordeiros.
Somente assim o vendedor terá um lugar ao sol, mostrando suas verdadeiras armas: sinceridade, honestidade, pontualidade e bem-servir.
Será que existem adjetivos melhores do que aqueles criados pelo cliente satisfeitĂssimo com o brilhante atendimento do profissional que o visita?
É isso.
Quem está interessado em mudar? Quem está interessado em ser superior ao dia de ontem? Quem pensa que o amanhã só produzirá frutos porque o hoje foi semeado em terreno fértil?
O que falta ao vendedor comum Ă© isso. É acreditar em suas aptidões de venda, acrescentar uma boa dose de otimismo, estar preparado para os tantos “nĂŁos” e, diante de um sim, saber aproveitar ao máximo, procurando o serviço eficiente para o melhor atendimento. É difĂcil?
EntĂŁo, vamos Ă luta, porque a vitĂłria ainda nĂŁo está ganha.Entretanto, “delete” de sua mente a histĂłria de que para ser vendedor “tem que matar um leĂŁo por dia”. Isso, a meu ver, nĂŁo Ă© verdade.
Que tal domesticar um leĂŁo, a cada dia?