Recrutando um exĂ©rcito “ONE-TO-ONE”

O “Tio Sam” tem estado ocupado ultimamente. Um renovado senso de patriotismo, junto com um pesado orçamento publicitário, resultou em mais de 730.000 alistamentos para o exĂ©rcito norte-americano em 2002. O “Tio Sam” tem estado ocupado ultimamente. Um renovado senso de patriotismo, junto com um pesado orçamento publicitário, resultou em mais de 730.000 alistamentos para o exĂ©rcito norte-americano em 2002. Esta Ă© uma Ăłtima notĂ­cia para as forças armadas, mas cria um desafio em como transformar esses alistados em soldados.

O Comando de Recrutamento do Exército Norte-americano alista cerca de 120.000 pessoas anualmente para o exército e a reserva. São aproximadamente 6.400 recrutadores em cerca de 1.600 escritórios nos Estados Unidos e no Exterior. Os recrutadores são designados com base na sua proximidade geográfica ao candidato. Não sabendo quem gostaria de se alistar, eles têm que verificar todos possíveis candidatos com o mesmo nível de esforço. Com uma lista tão grande de possíveis candidatos, se arriscam a não contatar aqueles que possivelmente se alistariam. Para direcionar o tempo e os recursos, o escritório de recrutamento priorizou sua lista filtrando o banco de dados para determinar a qualidade de cada potencial candidato. A equipe pôde então contatar os candidatos de maior valor primeiro.

De acordo com o major Tom Liuzzo, que lidera o projeto, quando os possíveis candidatos respondem a uma propaganda do exército, a informação que fornecem é armazenada em um banco de dados central. Esses dados incluem a idade do candidato, sexo e a forma de mídia que os levaram a responder (propaganda pela televisão, Internet, etc.). Utilizando ferramentas de data mining da SPSS (que concorre com a SAS e Oracle), o Comando de Recrutamento analisa os dados dos candidatos para conhecer quem são os melhores, e os contata primeiro. A combinação de certos atributos torna uma pessoa mais adequada para o alistamento, diz o major Tom Bartow, que também trabalha no projeto.

Descobrindo os principais pontos de venda
Enquanto o “garimpo” de dados auxilia no direcionamento do processo, o Comando de Recrutamento tambĂ©m examina como esses candidatos tiveram contato com o processo de recrutamento em primeiro lugar e se interessaram em fazer parte do mesmo. O grupo analisa que canal de mĂ­dia guia seus potenciais candidatos para seu Web site assim como por onde navegam uma vez que chegam. TambĂ©m estudam que páginas Web sĂŁo mais populares e com que freqĂĽĂŞncia os usuários visitam cada página. “Munidos dessa informação, podemos focar nossos esforços em certas páginas que sabemos que as pessoas estĂŁo visitando mais freqĂĽentemente que outras e colocar a publicidade principal lá”, diz Bartow. “No fim das contas o que desejamos Ă© que preencham o cartĂŁo resposta, se tornem candidatos e por Ăşltimo se alistem”.

Melhorias na empresa como um todo
O aumento na eficiĂŞncia tambĂ©m tem ajudado o ExĂ©rcito Norte-americano em outros aspectos de sua operação, como por exemplo em combate. “NĂłs estamos sempre procurando novas formas de obter eficiĂŞncia e enviar os recrutadores de volta para o campo” diz Liuzzo. “Cada soldado ou oficial que destacamos como recrutadores Ă© alguĂ©m que nĂłs nĂŁo temos disponĂ­vel para lutar na frente de batalha se for chamado para isso”.

Bartow explica que o plano Ă© reduzir o staff para cerca de 4.800 recrutadores, dentro de 3 anos. “Como reduziremos nossa força de trabalho, a eficiĂŞncia tem que melhorar”, diz ele. “Mas a missĂŁo nĂŁo vai mudar. NĂłs ainda teremos que recrutar o mesmo nĂşmero de pessoas, ou talvez mais”.

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