Relacionamento positivo com o adolescente

O que você pode fazer quando constrói uma ponte positiva com seu adolescente conturbado? É realmente uma questão de focalizar certos aspectos do ASP – Avaliar, Selecionar e Proceder. O que você pode fazer quando constrói uma ponte positiva com seu adolescente conturbado? É realmente uma questão de focalizar certos aspectos do ASP – Avaliar, Selecionar e Proceder. Aqui estão nossas técnicas favoritas para tornar os relacionamentos com os adolescentes mais positivos.

Avaliar Crie empatia. Mostre apenas que você compreende os sentimentos deles. Não os analise.

Pergunte o que seus adolescentes sentem. “Como você se sentiu a respeito disso?” “O que estava sentindo quando ela disse aquilo?”

Mostre seus sentimentos a respeito do que ouviu. “Quando eu ouço falar de acidentes como esse, fico angustiado, pois tenho medo que você esteja envolvido em alguma coisa assim e me preocupo.” Não deixe de usar a seguinte “fórmula”: Quando eu ouço falar de… eu sinto… porque… Os adolescentes não gostam de ouvir isso, mas saberão que vocês estão realmente preocupados com eles.

Reflita: Lembre-se que a situação atual se relaciona com uma situação passada que seu adolescente conseguiu superar.

Peça mais informações: Peça que eles descrevam situações em vez de adivinhar ou julgar. Seria bom dizer: “Sem mais detalhes, fica realmente difícil eu fazer comentários, ou saber o que você quer dizer.”

Selecionar Proponha-se parar e falar mais tarde: Mostre apenas que você está disponível. É geralmente difícil, com a vida agitada de hoje, encontrar tempo para conversar no momento em que ocorre uma situação. Mas é muito importante que os adolescentes saibam que você se dispõem e pode conversar quando eles estão prontos.

Pergunte o que pode fazer para ajudar e o que vai acontecer depois:”Como eu posso ajudar?” “O que vai acontecer depois? Eu posso ajudar em alguma coisa?”

Proceder Fazer crítica construtiva: Quando nosso relacionamento com os adolescentes não é dos melhores, o que achamos que pode ajudar aumenta a distância entre nós e eles. Antes de fazer uma crítica, tenha certeza que isso não está lhe dando um prazer especial, que você está sugerindo formas específicas de mudança, e que é capaz de fazer uma crítica positiva. Se você seguir essas três sugestões, pode ter certeza que sua crítica será construtiva. Caso contrário, talvez seja melhor pensar de novo no que você pretendia dizer, ou simplesmente não dizer coisa alguma.

Para saber mais: A adolescência e a inteligência emocional, de Maurice J. Elias, Steven E. Tobias e Brian S. Friedlander. (Ed. Objetiva) ?Dê a seu filho raízes. Mais tarde asas.? ? Provérbio judaico

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima