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A Nissan do México se uniu à empresa local VerdMX para criar uma série de esculturas verdes na capital do país. Cobertas com grama e outros tipos de plantas, as grandes peças não quebram apenas o cinza monótono da paisagem, mas também ajudam, segundo o fabricante, a “melhorar a qualidade do ar, reduzir a poluição sonora, diminuir a temperatura da área ao redor e ajuda também a escoar a água da chuva, combatendo enchentes”. Uma ideia que vale ser copiada. Veja mais detalhes no site espanhol: www.verdmx.org

Design sem limite

O que você está vendo é um porta-saquinho de chá na forma de um navio naufragando. Mais especificamente, o Titanic. Certo, a peça é prática, pois conta com uma espécie de pinça que ajuda a espremer as últimas gotas de chá do saquinho. O nicho de mercado de pessoas com um senso de humor peculiar está bem servido.      A outra imagem mostra um copo que economiza muito espaço nos barzinhos. De um lado, um copo grande para cerveja, vire-o de ponta-cabeça (vazio, por favor. Vazio!) e você terá um copo perfeito para tequila e cachaça. Como você pode melhorar o que você vende?

O nicho do nicho

Para os fissurados em tecnologia, que se preocupam com a perda de dados, um grupo de cientistas criou um hard drive feito com safiras e platinas que promete manter os dados seguros por até um milhão de anos. Sim, até lá, você estará morto e ninguém se preocupará com seus jogos que foram salvos, mas o propósito desse equipamento é outro: ajudar os depósitos de material radioativo, que precisam manter registros precisos sobre o que está enterrado, e onde, por milhares de anos. Se você ainda deseja comprar um desses, prepare-se para desembolsar 30 mil dólares.

Matando dois coelhos

A rede de concessionárias Orca desenvolveu uma ótima maneira de apresentar possíveis clientes ao novo modelo da Chevrolet, o Cobalt. A empresa se associou a serviços de guincho nas cidades em que atua, em Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). Caso o seu carro quebre, além do guincho, chegará um Chevrolet Cobalt zerinho. Você então assumirá a direção e irá até o seu destino, enquanto faz um test drive. Ponto para a Orca: a hora que as pessoas mais pensam em trocar de carro é quando o velho as deixa na mão.

Mensagem direta

O publicitário Wagner Rover criou uma forma direta de levar publicidade a milhares de famílias todas as manhãs. A divulgação dele distribui para padarias sacos de pão impressos com mensagens de diversos patrocinadores. Mais uma ideia em que todo mundo ganha.

Serviço extra

A viagem entre a estação de trem Victoria até o aeroporto londrino Gatwick é de aproximadamente 30 minutos, em um trem especial, sem paradas. E a administração do serviço resolveu tornar a viagem ainda mais agradável, ao mesmo tempo que reduz as filas. Quem compra a passagem on-line tem o direito de baixar e escutar, no smartphone ou tablet, trilhas sonoras inspiradas na viagem e nas paisagens compostas por três artistas diferentes. O trajeto torna-se mais agradável, os artistas divulgam os trabalhos deles e as filas diminuem. Quem pode ajudá-lo a fazer algo útil ao consumidor?

Fazendo a diferença

Você provavelmente já ouviu falar que uma das melhores publicidades que gera resultados é a do funcionário satisfeito. Yang Yuanqing, presidente da fábrica de computadores chinesa Lenovo, parece acreditar piamente nisso. Ele ganhou um bônus por performance de aproximadamente R$ 10 milhões, referentes aos bons resultados conseguidos em 2011,e separou 6 milhões para distribuir entre os funcionários de nível hierárquico mais baixo. As recepcionistas, os assistentes e os trabalhadores de chão de fábrica receberam, cada um, perto de R$ 650,00. O que fez a diferença nessa ação publicitária foi o presidente pegar o dinheiro que ganhou com o trabalho dele e distribuir, uma declaração contundente de “Vocês fizeram isso”.

Forma de pagamento

Como são pagos restaurantes, viagens, entretenimento e despesas gerais no Brasil e na América Latina:

 

BRASIL

AMÉRICA LATINA

Dinheiro

66%

79%

Cartão de débito

58%

57%

Cartão de crédito

52%

48%

Cheque

7%

7%

Fonte: Pesquisa global Nielsen sobre situação financeira

Grandes números

  • 10% é quanto deverá crescer a carteira de crédito dos bancos brasileiros em 2012, segundo o Itaú. No começo do ano o banco estimou o aumento entre 14% e 17%.
  • R$ 13,8 bilhões foi o faturamento do varejo no estado de São Paulo em maio de 2012. Desde novembro de 2010, o comércio não presenciava um mês tão bom. O número também faz neste ano o melhor maio já registrado desde que a pesquisa começou a ser feita.

Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo  (Fecomércio).

“Essa crise é similar à de 2008, mas os europeus são mais lentos que o Fed (Banco Central norte-americano) para a resolução da crise. O Brasil está melhor hoje do que naquele ano. Temos a menor dívida de todos os tempos”, afirmou Guido Mantega, Ministro da Fazenda, em reunião com empresários, lembrando que a dívida líquida do Brasil está em 35% do PIB.

Pesquisas de vendas

“O que fazer para minha equipe vender mais?”. Esse deve ser o maior questionamento de gestores em todo País. A resposta depende de muitas variáveis, mas, com a ajuda de alguns resultados de uma pesquisa, poderemos respondê-la. A pesquisa é realizada anualmente por uma consultoria norte-americana, na qual são ouvidas empresas globais, e um grupo específico é separado. A consultoria os identifica como Top Performance/TPs (na visão da consultoria, essas empresas trabalham bem com questões como: metas bem definidas, processos, disciplina e treinamento constante). Confira os resultados:

Fator

Empresas globais ouvidas na pesquisa

Empresas globais que sejam Top Performance (TPs)

Utiliza com disciplina um processo de vendas consistente.

42%

84%

Tem acesso aos decisores quando pretendem fechar um novo negócio.

36%

67%

Define junto aos clientes os objetivos de médio e longo prazos para vendas estratégicas.

33%

80%

Entendem que as metas e os objetivos da empresa estão alinhados.

38%

89%

Outra informação observada: empresas que têm resultados mais sustentáveis (ou duradouros) renovam a carteira de clientes em 20% ao ano.

Fonte: Miller Heiman – Pesquisa Melhores Práticas de Vendas.

Esta seção tem o apoio do consultor Marlus Jungton, coautor do livro Desafios de vendas, mestrando em administração de empresas, bacharel em marketing e pesquisador na área de vendas. Conheça mais pesquisas relacionadas a vendas no blog www.vendas.blog.br

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