Roda das Vendas

A Roda das Vendas é uma ferramenta, elaborada por Raúl Candeloro, muito útil para desenvolver as habilidades de vendas da equipe comercial. Ela é composta pelas habilidades essenciais de um bom vendedor.

A ideia é que ela ajude você e sua equipe a mapearem suas competências, buscando pontos de melhoria e aperfeiçoando práticas entre a equipe.

Numa escala de 0 a 10, cada vendedor deve se autoavaliar, justificando sua nota. Depois de completar a Roda, escolhe-se um ou dois pontos prioritários para cada um dos envolvidos desenvolverem como “tarefa de casa”.

E quais são os pontos a serem analisados? Os nossos, já conhecidos, oito Passos da Venda:

  • Planejamento
  • Prospecção de clientes
  • Abordagem
  • Levantamento de necessidades
  • Proposta de valor
  • Negociação
  • Fechamento
  • Pós-venda.

Ao responder essas perguntas simples, porém bastante objetivas, você terá um excelente mapa de situações a serem melhoradas. Cada vendedor saberá exatamente onde está e o que precisa aprimorar para alcançar uma graduação melhor.

E, como a Roda das Vendas é autoavaliativa e autoexplicativa, fica fácil estabelecer planos de melhoria, pois o próprio avaliado define o que precisa aperfeiçoar e como fazer isso.

A Roda das Vendas está no último módulo do curso on line Alta Performance em Vendas – APV (no curso, ela é apresentada de forma completa e detalhada – www.institutovendamais.com).

Entrevistamos três líderes que usaram a Roda das Vendas para acompanhar a performance da equipe e obtiveram resultados já no primeiro mês.

A diretora de marketing e atendimento ao consumidor da Michigan Cards do Brasil – Iwana Carvalho, o diretor comercial da WGK indústria – Felipe Razera Marchini e Jorge Rodrigues de Vargas, gestor de grupo da Divisão Serviços (unidade Novo Hamburgo) da STV melhoraram os processos e o alinhamento de suas equipes. Confira os cases.

Diretora de marketing e atendimento ao consumidor da Michigan Cards do Brasil – Iwana Carvalho

Começamos a utilizar a Roda das Vendas após uma reunião com a equipe, onde discutimos esta ideia. Depois, foi feita uma reunião com a Diretoria da empresa, e passamos a avaliar sistematicamente a performance da equipe com base na Roda.

Durante o primeiro mês de uso da ferramenta, oficialmente, experimentamos um crescimento em todas as áreas relacionadas às tarefas da Roda de Vendas – da quantidade de orçamentos oferecidos até a quantidade de fechamentos, passando pelas realizações de campanhas, cumprimento de agenda, tarefas, etc. Avalio em torno de 60% de crescimento.

O que mais me chamou a atenção ao montar a Roda das Vendas foi a facilidade de manuseio da ferramenta. Ela nos ajudou sobremaneira a levantar os principais dados que “não podemos perder de vista”, além orientar na organização das atividades e separar por etapa o processo de vendas. Imediatamente implementamos a ferramenta, o que confirmou sua praticidade e objetividade.

Dicas

Para quem está pensando em montar a Roda das Vendas, minha dica é: faça isso imediatamente! Ela ajuda a organizar as atividades de maneira que não se perca tempo com atividades secundárias, e nem se deixe de priorizar as tarefas realmente importantes. Auxilia muito como ferramenta de avaliação de desempenho. Sempre há brechas e oportunidades de aprendizado, e acredito que a Roda das Vendas nos ajudou a organizar os processos e tarefas, algo que buscávamos há tempos.

Esta ferramenta é excelente para todos os líderes que buscam melhorar suas performances e de suas equipes, e que estejam dispostos a mudar e recomeçar sempre que for preciso… E que não se importem em quebrar paradigmas. O principal problema que, a meu ver, é resolvido através da Roda, é o da estagnação. Se o sujeito precisa dar um passo em relação ao desenvolvimento de sua equipe, precisa conhecer a Roda das Vendas.

O curso Alta Performance em Vendas foi magnífico! De um lado, a satisfação de estar em contato com o que há de mais atual no preparo de um líder. De outro, a vontade de que sejam muitos a participarem deste processo. Afinal, o crescimento profissional só se dá através de muito esforço, dedicação, estudo e trabalho!


Felipe Razera Marchini – Diretor Comercial da WGK Indústria

A Roda das Vendas nos auxiliou a ter uma visão muito mais profissional de todas as etapas comerciais, tanto internamente, como externamente. Começamos a nos avaliar em tudo, desde o planejamento até o pós-venda e, com isso, estamos constantemente melhorando nossos processos e avaliando os vendedores separadamente para, assim, treiná-los e promover a constante evolução de nossa equipe. Acompanhar os processos nos fez aprender cada vez mais e nos tornou mais seguros em nossas decisões e nas cobranças, pois agora temos mais conhecimento.

Hoje, nossa equipe está vendo, por meio de resultados, que se todas as etapas forem bem feitas, é possível vender muito mais.

Uma prova disso são os números de nosso crescimento. Até o momento, crescemos 26% (números do final de maio). Sinto nossa equipe inteira mais motivada e com uma visão muito mais profissional e estratégica, montando campanhas, incluindo produtos novos nas vendas, agregando valor às negociações. O nosso crescimento é reflexo disso.

Pontos fortes

Eu não conhecia a Roda de Vendas, ela me deu uma visão bastante ampla de como avaliar o profissional de vendas em todas as suas etapas. O que mais me chamou atenção foi a forma clara como ela consegue mostrar em que devemos melhorar.

Outro ponto importante foi que ela me motivou a investir em treinamento, a entender melhor o meu negócio, as dificuldades. Estamos criando diversas ações para cada vendedor, incluindo campanhas para o aprimoramento da equipe. Assim, podemos ajudá-los a melhorarem seus pontos fracos, fortalecer seus pontos fortes, com materiais de treinamento e suporte. Outra mudança foi a melhoria da sintonia entre a equipe interna e a equipe externa.

Dicas

Se você ainda está “pensando”, está um passo atrás de quem já faz. Por isso, não perca tempo. A concorrência é grande, e um vendedor que é um profissional no que faz pode fazer toda a diferença. Dedique um tempo a avaliar sua equipe e aja. No começo, vai ter resistência. Mas se você provar que é possível vender mais, o vendedor acaba transformando a ferramenta em rotina. Ninguém para de fazer o que traz resultado.

Gostaria de ter conhecido todo esse material mais cedo, mas tudo acontece no tempo que precisa acontecer. Fundamental é estarmos sempre aprendendo. Dificuldades sempre irão existir, o importante é criarmos soluções para que essas dificuldades sejam superadas. E coloquem a Roda das Vendas em prática; é trabalhoso, mas vale a pena!

Ela com certeza ajuda o líder que tem visão estratégica, global, e que é proativo, pois, na Roda de Vendas, você está lidando com etapas, desde o planejamento até o pós-venda. De forma geral, a Roda auxilia o gestor que está desejando uma equipe mais profissional, em todos os processos.

Gostaria de deixar dois pensamentos de Steve Jobs, pois acredito que ele é uma pessoa que amava o que fazia, e por isso obteve sucesso. Ele colocou perfeição em todos os detalhes e isso se tornou um grande diferencial de sua empresa. Então, faça o que ama, faça com perfeição e acredite no seu potencial:

“Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E, mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário”.

“Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz”.
Steve Jobs


Jorge Rodrigues de Vargas – Gestor de Grupo | Divisão Serviços – Unidade Novo Hamburgo – STV

Nossa empresa tinha um processo de vendas estruturado, porém, ao obter o conhecimento sobre a Roda das Vendas sua aplicação e benefícios, conseguimos aprimorar nossos conceitos e o processo, tornando nossa gestão de vendas dinâmica e produtiva.

Prova disso é o comparativo de resultados. Quando comparamos o segundo trimestre/2014 com o primeiro trimestre/2014, em uma de nossas unidades de negócio, observamos um crescimento de 64% nas vendas de um dos segmentos do nosso mix.

Direcionamento

Em relação especificamente a Roda das Vendas, o que mais me chamou a atenção foi o direcionamento para a equipe, os caminhos a seguir e os indicadores relevantes ao desempenho esperado.

Assim que finalizei a Roda das Vendas, organizei minha equipe comercial e passei a todos o novo formato. Foi ótima a aceitação, acredito que o fator que contribuiu para isso foi o envolvimento de toda a equipe comercial na construção. Nossas reuniões de acompanhamento ficaram melhores e o senso de equipe aumentou.

Dicas

Não tenha medo de errar, construa e envolva a sua equipe, todos devem saber o desempenho que é esperado de cada um da equipe – essa é minha dica para quem está pensando em montar a Roda das Vendas.

Olhando para trás, gostaria de ter descoberto antes o conceito de meta (3Cs, Consequências, Caminhos e Causas), pois, muitas vezes por não estar claro o caminho a seguir, ficamos reféns da equipe.

A Roda é muito indicada para o gestor ou líder de vendas que necessita de velocidade na tomada de decisão. A velocidade que conduz sua equipe neste cenário complexo e concorrência dinâmica será o diferencial na gestão.

O gestor precisa ter uma visão clara da estratégia competitiva do negócio. Estando os objetivos definidos, cabe ao gestor comercial alinhar sua equipe ao propósito da organização. Para isso, é essencial que tenha ferramentas de gestão, que consiga acompanhar, mensurar e fazer correções semanalmente na sua equipe.

Portanto, a Roda das Vendas é primordial para o gestor contemporâneo. Problemas como: o gestor ou líder que fica esperando o resultado para depois tomar alguma ação ou vendedores de sua equipe que apenas executam o que acham ser o melhor – serão solucionados com a Roda das Vendas.


Entrevistamos outros líderes que também obtiveram resultados excelentes com a Roda das Vendas. Eles nos contaram com exclusividade como a ferramenta os ajudaram em seus indicadores de performance. Acesse agora www.vendamais.com.br e confira as entrevistas com:

  • Josilma Rodrigues – Gerente de Consórcios de uma empresa do mercado financeiro
  • Leandro Pussi – Coordenador Comercial da Tecno Fluidos Sistemas de Condução Ltda.
  • Juvenal Cambraia – Supervisor da Jumasa – Concessionária Massey Ferguson
  • Eduardo M. Corrêa – Gerente Regional de Vendas – Centro-Oeste da Emulzint
  • Francisco Filho – Gerente da Renovar
  • Marcos Hoy – Gerente Comercial da OUS

Se você tiver interesse, podemos ir na sua empresa ajudá-lo a montar a Roda das Vendas. Contatos: [email protected] ou 0800 647 6247

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