[Raul Candeloro entrevista] Samuel Pereira: como melhorar o tráfego e audiência do seu site

Samuel Pereira: Segredos da Audiência

Você já se perguntou como atrair mais leads para o seu negócio? Para Samuel Pereira, fundador do Segredos da Audiência, nada substitui um bom conteúdo. Abordar aquele tema específico que realmente interessa ao seu público-alvo, que dialoga na linguagem dele, sobre as dores e desejos daquela pessoa. Conteúdos assim tendem a performar melhor do que qualquer anúncio feito de forma spamada.

Hoje um dos maiores nomes do marketing digital, Pereira concentra seu trabalho em ajudar empreendedores a criarem negócios online sustentáveis, de forma a atrair um público extremamente qualificado e capaz de gerar resultados. Co-autor do livro “Negócios Digitais”, que foi best seller pela Revista Veja, ele já criou mais de 60 sites, alcançando mais de 200 milhões de visualizações de páginas.

E agora em maio, se prepara para a quinta edição do Segredos da Audiência ao Vivo, o maior evento de tráfego e audiência no mercado digital do país. A edição acontece de 18 e 20 de maio, no Espaço das Américas, em São Paulo. A estimativa é reunir mais de 3 mil participantes, com o objetivo de ensinar empreendedores a definirem uma estratégia certeira de tráfego, garantindo um combustível definitivo para acelerar os negócios no mercado digital e conquistarem uma audiência fiel.

Para conferir um pouco sobre o que acontecerá no evento e obter algumas dicas sobre como aumentar tráfego e audiência em seu negócio, confira a seguir a entrevista de Raul Candeloro com Samuel Pereira.

Fale um pouco do seu curso Segredos da Audiência. O que ele aborda exatamente e quais as principais diferenças em relação a outros cursos na área?

O Segredos da Audiência Ao Vivo é um evento presencial, que reúne pessoas de todos os lugares do Brasil e de outros países. A edição deste ano, por exemplo, deve reunir cerca de 3 mil pessoas, entre empresários, empreendedores e entusiastas do marketing digital. São três dias de exposição de conteúdo, cases, informações e novidades do mercado. Os participantes acompanham palestras de pessoas renomadas, que compartilham suas experiências de sucesso. Um dos nossos diferenciais é o conteúdo. As pessoas vão para aprender de fato, não apenas para ouvir palestras motivacionais. O Segredos da Audiência começou pequeno, lá em Minas Gerais. Hoje, se tornou o maior evento de tráfego e audiência do mundo.

O que o levou a lançar o curso? 

Samuel Pereira, fundador do Segredos da Audiência

O Segredos da Audiência começou da ideia de amigos, na verdade. Eu estava dividindo quarto com eles durante uma atividade em São Paulo. Em determinado momento em que falávamos sobre blogs, eles me fizeram perguntas sobre como estavam os meus acessos. Eu abri o Analytics dos meus sites e mostrei como estavam as visitas. Eles ficaram surpresos com os resultados. Foi assim que me deram a ideia de lançar um curso online ensinando as pessoas como conseguir resultados expressivos de audiência e trazer visitantes a sites.

Um desses amigos era o João Pedro, CEO e co-fundador da Hotmart, que ainda estava começando naquela época. E o outro era Jonathan Taioba, criador do Segredos do Adsense.

Em meados de 2013, foi o meu primeiro lançamento, exatamente um mês depois desse evento em São Paulo. Eu me lembro que perguntei para o meu tio, que também era meu sócio na época, se ele acreditava que íamos alcançar 100 alunos na primeira turma, porque ficariam abertas as inscrições durante uma semana. Para a nossa surpresa, na primeira hora tivemos mais de 101 alunos! Lembro-me exatamente disso. No final das contas, entraram 650 alunos.

O Segredos da Audiência cresceu e se transformou também em um evento presencial, saindo de 63 pessoas, em 2014, para 1.500 pessoas em 2017, com ingressos esgotados. Ou seja, 25 vezes maior. Agora, em 2018, estamos partindo para um evento de 3 mil pessoas. E isso tudo acabou virando uma missão para mim, porque gosto muito de ajudar outros negócios a serem viabilizados alcançando a audiência certa.

Você poderia nos dar um exemplo prático extraído do seu curso que exemplifique melhor seus principais conceitos?

Um dos principais conceitos do Segredos da Audiência é a diferença entre Tráfego e Audiência. Tráfego é aquela visita que entrou no seu site, mas você precisa fidelizá-la e convertê-la em audiência. Assim, você terá um negócio altamente rentável.

Quais são os 3 erros mais comuns que você vê as pessoas cometendo em relação a essas questões que você aborda no seu curso?

O primeiro erro é o que a maioria vem me perguntar: “Samuel, como eu faço para aumentar as minhas visitas?” Ao invés da pergunta ser: “Samuel, como eu faço para melhorar o meu conteúdo?”

Se você quer ter um negócio com uma audiência fiel, você precisa ter um conteúdo que não só alcance as pessoas, mas que traga clareza na mensagem, seja didático e de extrema qualidade, porque informação e conteúdo a internet já está cheia. Brigar por mais um conteúdo não será uma disputa fácil. Agora, se o seu conteúdo é o melhor, você vai para outro estágio.

O Segundo erro é a falta de consistência. Se você quer conquistar uma audiência, você precisa ser consistente no seu conteúdo. As pessoas precisam saber que vão te encontrar hoje e também amanhã, para assim poder te acompanhar.

O terceiro erro é ter um projeto não validado antes de gerar conteúdo ou criar um blog. Muitas pessoas têm ideia do que falar na internet, porém não sabem se isso é financeiramente viável, se existem pessoas dispostas a pagar por publicidade dentro do seu conteúdo ou até mesmo se o seu produto ou serviço é “vendável”. Ter um negócio na internet precisa de monetização para manter o seu negócio de pé. Eu prefiro hoje em dia validar o mercado para depois trabalhar na geração de conteúdo e começar a escalar. 

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Para mim, o maior erro é a preocupação de algumas pessoas em aumentar o número de seguidores, ao invés de pensarem em como melhorar o conteúdo.

Imagine que um empresário ou vendedor procurando melhorar seus resultados nessa área. Por onde começar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

A primeira coisa é entender quem é o seu público-alvo. O que ele pensa, quais são os seus desejos, o que ele quer consumir. É preciso saber com quem você está falando. Quanto mais você falar a língua do seu público-alvo, mais assertiva será a sua comunicação. É como no exemplo que eu dou no meu livro: “Atenção, o maior ativo do mundo”. Se você chegar em uma rua movimentada e gritar: “Ei você!” Algumas pessoas podem até olhar, mas não vão ter certeza de que você está falando com elas.

Agora, se você gritar: “Ei, você aí de verde!” As chances da pessoa olhar é maior, porque você mostrou uma característica dela e a sua comunicação foi mais assertiva. O mesmo acontece quando falamos com o nosso público-alvo. Para vendedores é a mesma coisa, quanto mais você gerar a identificação do seu cliente e falar a língua dele, melhor. É importante falar sobre as dores que ele tem pela falta do produto ou serviço que você pode oferecer, porque quando você sabe explicar para o seu cliente a dor dele melhor do que ele mesmo, ele automaticamente percebe que você tem a resposta para o problema que ele tem.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre esse assunto (audiência/tráfego) com as quais claramente não concorda?

Existem muitos mitos sendo ensinados por aí, principalmente na internet. Muitas pessoas que ouviram que o “Facebook gosta disso” ou que o “Google quer isso” e transformam essas “verdades” em crenças, sem antes testarem, saberem ou aprenderem com quem tem mais estrutura e resultados para se basear no assunto.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais? Aproveite e nos conte um pouco sobre o evento que vai organizar agora em maio…

Muito obrigado pela oportunidade. Eu acredito seriamente que, para uma pessoa crescer e ter mais resultados, ela precisa de duas coisas: as estratégias certas e as conexões certas que vão levá-la até o próximo nível.

Por causa disso, o Segredos da Audiência Ao Vivo se transformou no maior evento de tráfego e audiência do mundo. Ele cresceu, porque quando uma pessoa vai, ela tem a vida transformada. Ela vê resultados, alcança a audiência e transforma o seu negócio. Por isso, volta no outro ano e não vai sozinha, mas com várias pessoas junto. Isso é muito gratificante ver acontecer. O evento acontece uma vez ao ano e temos pessoas, de vários países e continentes diferentes que vêm participar. Convido a todos que estão lendo essa matéria a se inscreverem também!

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