Com a popularização da Internet, alguns candidatos começaram a usar o e-mail como mídia para propaganda eletrônica. Faz sentido. É um ambiente onde se encontram poucos de seus concorrentes, é possível passar mensagens maiores e mais consistentes do que em um outdoor ou jingle e torna-o conhecido em uma faixa da população que conta com vários formadores de opinião. Existe só um pequeno problema: e-mails não mostram onde o eleitor mora. Isso faz com que a campanha – bem feita, aliás – de um candidato a deputado estadual por São Paulo pare na caixa postal de um eleitor do Paraná.
Grandes números
* Hong-Kong afirma ter uma das maiores feiras de relógios do mundo. São 735 expositores de 15 países. O problema é que o evento dura apenas 5 dias.
* RANKING dos países com maiores taxas de juros reais do mundo:
1. Brasil – 10,3%
2. Polônia – 9,4%
3. Filipinas – 8,2%
4. Hong Kong – 6,7%
5. Indonésia – 5,4%
6. Turquia – 5,3%
7. Rússia – 4,3%
8. Colômbia – 3,7/5]
9. República Tcheca – 3,5%
10. China – 3,2%
Fonte Global Invest
DANDO E RECEBENDO
NETEMPRES@S
Um dos mais recentes sucessos da Internet é o programa de bate-papo AIM, do provedor de acesso AOL. O detalhe é que ele é gratuito, não é necessário ser assinante daquela empresa para usufruí-lo. Mas, em contrapartida, você fornece seu e-mail e outros dados que o tornam alvo de campanhas e, no futuro, podem fazer de você um assinante.
Mais um exemplo do poder das amostras grátis.
IMAGEM É TUDO
POSICIONAMENTO
Tanto aqui como nos Estados Unidos os candidatos a cargos públicos costumavam fugir da imagem de “político profissional”. O certo era apresentar-se como engenheiro, sociólogo, médico, sindicalista, empresário. Só que depois dos escândalos nas bolsas norte-americanas, a imagem da classe empresarial está tão desgastada que os candidatos já proclamam: “Vote em Dekker. Sou um político, não um empresário”.
Fique de olho nos escândalos que podem mudar a percepção de seu produto ou serviço.
BATE CARTÃO
FIDELIZAÇÃO
A churrascaria Saanga Grill de Curitiba, PR, adotou um sistema de fidelização criativo. Trata-se de um relógio ponto, onde os fregueses literalmente batem cartão e marcam sua presença durante a semana. Com 10 refeições marcadas no cartão o cliente tem direito a um prato executivo ou um boné, e 15 marcações dão o direito a uma camiseta pólo.
O restaurante possui uma média de 300 clientes fidelizados onde 20% já concluiu a meta do cartão recebendo os prêmios.
TRUQUE DE VENDA
O truque de vendas desse mês vem de Luciano Carlos Vilela de Castro, de Garça/SP. Por pouco não saiu na edição passada, de vendas estranhas. Vamos ao truque.
Sou Zootecnista e possuo uma empresa de produtos para jardinagem. Temos como produto principal o adubo orgânico húmus de minhoca. Para não ser mais um no mercado, primamos pela qualidade dos nossos produtos, desde a embalagem ao conteúdo. Desenvolvemos uma logo-marca e criamos uma embalagem diferenciada em relação aos nosso concorrentes e entramos no mercado da região de Marília.
Bom, eu estava no maior supermercado de Marília, verificando quantos concorrentes estavam presentes nas gôndolas. Felizmente só havia um, e com embalagem sem informações de uso, responsáveis ou código de barras. Desconfiei imediatamente da qualidade, e arrisquei o palpite de que aquele produto não tinha o peso indicado na embalagem. Pesei e constatei minha idéia.
Fui então falar com o comprador do supermercado, que veio com a conversa de sempre. Não havia, segundo ele, a necessidade de um outro fornecedor. Aí, disparei:
– Só que a qualidade de meu produto é muito superior, e eu garanto a quantidade indicada na embalagem. O comprador levou um susto:
– Como assim?
– Vamos até a área de vendas, quero que o senhor pese os meus produtos e os que estão lá.
Dito e feito. Ele pesou três embalagens do meu concorrente e nenhuma deu o peso indicado. Na hora pediu para um funcionário recolher o produto e tirou um pedido com a minha empresa.
Hoje sou fornecedor exclusivo na minha área com esse e mais outros cinco produtos da linha nesse supermercado.
Valeu, Luciano. O primeiro grande truque foi diferenciar e impor uma imagem profissional a um produto à primeira vista de difícil diferenciação. O segundo foi comprovar, ali, na hora, a superioridade do que vende. E ganhou um ano de VendaMais grátis. E você, o que você tem para nos contar? Como você garantiu aquela venda? Qual o seu jeito especial de passar por secretárias e recepcionistas, a sua maneira infalível de responder objeções? Envie-nos seu Truque de Vendas: raul@editoraquantum.com.br, ou fax (O**41) 338-3321 com a palavra “Truque” no campo de assunto. Quem tiver sua idéia publicada, além dos 15 minutos de fama, ganha um ano de VendaMais grátis.


