Se Maomé não vai à montanha…

Como funcionam os projetos itinerantes do Sebrae e como eles podem ajudar os empresários?

Se até mesmo nas grandes cidades não é difícil encontrar empreendedores e negócios que não dão certo por falta de profissionalização em seus processos e ações, o que dizer então de bairros distantes ou municípios do interior que não têm acesso à avalanche de informações que circulam nos grandes centros? Muitas vezes, empresários com boas ideias não conseguem levar seus negócios adiante por falta de um acompanhamento especializado que os ajude a deslanchar.

Foi pensando nisso que o Sebrae, por meio de seus escritórios estaduais, começou a desenvolver projetos itinerantes, que levam a quem precisa conhecimentos valiosos de empreendedorismo e gestão, seja para quem quer participar de alguma oficina ou mesmo para empresários que precisem implementar melhores processos de gestão em suas empresas. Embora o nome e as características das ações mudem de estado para estado, o objetivo é o mesmo: descentralizar o atendimento do Sebrae para ajudar mais pessoas.

Conversamos com uma sede do Sebrae de cada região do Brasil para descobrir o que eles têm feito para ajudar a transformar pequenas e médias empresas em grandes negócios. Confira!

 

No Amapá

A Caravana Sebrae Itinerante é uma ação do Projeto Interiorização do Atendimento no Amapá, que consiste em descentralizar o atendimento em Macapá, levando informações, capacitação, palestras, consultorias, oficinas manuais e registro do empreendedor individual a municípios onde não exista uma unidade de atendimento da instituição.

De acordo com Cynthia Pereira, gestora do projeto, mesmo com a dificuldade de acesso e infraestrutura de alguns municípios, a caravana já percorreu todo o estado, sempre buscando parceria com prefeituras, escolas e associações, que disponibilizam os espaços para a realização dos cursos. “Por onde passa, o projeto fomenta o empreendedorismo, estimula a formação das micro e pequenas empresas, promove mudanças e fortalece as características empreendedoras e geração de emprego e renda no município, aquecendo a economia local. Com a participação da comunidade nos cursos de manualidades (bijuteria em tecido, customização de jeans, pintura em tecido, boneca de pano, ímã de geladeira, etc.), os participantes percebem que, com sobras de materiais, eles podem produzir algum produto e comercializá-lo, gerando renda e emprego. Isso motiva a formação de grupos de participantes que possam se reunir para a produção e fabricação desses produtos”, comenta Cynthia.

No Amapá, as oficinas de manualidades são as mais procuradas, com resultados bastante satisfatórios. Quando retornam aos municípios, encontram as pessoas produzindo e comercializando os produtos que aprenderam a confeccionar durante a ação da caravana.

 

No Piauí

Do Amapá vamos ao Piauí, que conta com o Sebrae Itinerante, oferecendo atendimento presencial por meio de uma unidade móvel, concebida para atender o empresário da pequena e micro empresa dos municípios onde não existe unidade do Sebrae, além de bairros da capital, Teresina, possibilitando o acesso a todos os produtos e serviços em um único espaço.

A escolha das localidades se dá a partir das demandas espontâneas dos bairros e municípios e da efetivação de parcerias com as prefeituras e empresas privadas que apoiam o projeto. “Levamos em consideração: (1) a existência de demanda potencial em localidades com pouco acesso aos nossos produtos e serviços, (2) a conveniência de utilização dessa estratégia de atendimento como mecanismo de mobilização do público-alvo e de aproximação com o Sebrae e (3) a existência de entidades públicas e privadas com acesso e credibilidade junto ao público-alvo, com interesse em estabelecer parceria para a viabilização do evento”, explica Carlos Jorge Silva, gerente da unidade de atendimento individual do Sebrae no Piauí.

Desde 2000, foram realizadas 113 incursões do Sebrae Itinerante, atingindo 11 bairros de Teresina e outros 102 municípios do Piauí. Os atendimentos podem acontecer em um ginásio de esportes, escola, salão paroquial ou praça. “O formato ideal deve propiciar boa interatividade entre os visitantes do evento e os serviços oferecidos”, argumenta Carlos.

Por meio da programação realizada nos municípios, o Sebrae do Piauí tem possibilitado o surgimento de pequenos negócios e atividades produtivas informais que geram ocupação e renda para uma parcela significativa das pessoas que participam do Sebrae Itinerante, auxiliando no desenvolvimento de uma cultura empreendedora local. “Além de contribuir para o processo de interiorização das ações do Sebrae, o projeto possibilita a criação de um ambiente mais favorável ao surgimento e à sustentabilidade dos pequenos negócios em locais com pouco ou nenhum acesso à informação”, completa Carlos.

 

Em Minas Gerais

Sebrae em Açãoé o projeto itinerante dos mineiros. Concebido em 2005, ele já passou por mais de 400 municípios, oferecendo em um mesmo evento produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento, o crescimento e a sustentabilidade das micro e pequenas empresas. “Proporcionamos a capacitação de empresários e empreendedores, visando a melhoria contínua de seus processos e conhecimento de questões pertinentes ao seu negócio, renovação e desenvolvimento de conceitos com foco no ambiente de negócios e a construção de soluções criativas por meio da troca de ideias, opiniões e experiências”, destaca Francine Lúcio, analista da unidade de atendimento do Sebrae de Minas Gerais.

O contato direto com os anseios da comunidade por onde passa o evento traz benefícios também para o Sebrae. “Conseguimos firmar a imagem da instituição como capaz de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável e fomentar o empreendedorismo na região. A proximidade com a comunidade também aponta temas a serem trabalhados em outras ações”, explica Francine.

 

No Paraná

O Atendimento Itinerante é uma iniciativa do Sebrae do Paraná. A premissa é disseminar e levar conhecimentos em gestão e em empreendedorismo para o maior número possível de municípios. “O atendimento itinerante é uma solução inovadora, inteligente e econômica que consiste, desde 2007, na manutenção de cinco veículos equipados que circulam por todo o Paraná. O consultor escolhe um ponto estratégico da cidade para estacionar o veículo e montar a estrutura de atendimento”, descreve Emerson Cechin, coordenador estadual de empreendedorismo do Sebrae.

Não existe uma regra específica para escolher as cidades, mas são priorizadas aquelas onde não existem escritórios ou pontos de atendimento do Sebrae. “Outro fato bastante observado é a disponibilidade das entidades parceiras em acolher o Atendimento Itinerante. Ou seja, o Sebrae não realiza o trabalho sozinho, mas em parceria com entidades do poder público, iniciativa privada e sociedade em geral. Quando as entidades mostram-se receptivas à iniciativa, é o momento ideal para o projeto passar”, explica Emerson.

“O atendimento itinerante, por onde passa, deixa empreendedores e empresários conscientes da necessidade de investirem em gestão e planejamento, aumentando assim a sobrevida dos empreendimentos e estimulando a abertura planejada de novos negócios”, finaliza.

 

Em São Paulo

O Atendimento Itinerante de São Paulo é conhecido como Sebrae Móvel. Trata-se de um escritório móvel para atendimento ao cliente da forma mais adequada e presencial possível. “Nosso interesse é facilitar o acesso à informação aos empreendedores e empresários. Entendemos que há regiões e clientes que se encontram distantes dos locais onde estão fisicamente os pontos de atendimento. Por meio desse canal, pretendemos trazer conteúdos e orientações com a mesma propriedade e infraestrutura que um ponto físico possui”, revela Paulo Tebaldi, gerente de expansão da rede do Sebrae-SP.

            Hoje, são cinco unidades que percorrem o estado nas mais diferentes regiões, facilitando a vida do empreendedor nas questões de capacitação e orientação para o sucesso dos seus negócios. “Damos prioridade aos municípios com menos de 40 mil habitantes, que não são atendidos por outros canais do Sebrae-SP. O roteiro de atendimento é definido pelo escritório regional, que tem sua própria estratégia de atuação”, explica Paulo.

Mas como pessoas e empresas podem participar das ações oferecidas pelo projeto? Paulo responde: “Sempre estamos nas regiões em lugares estratégicos, com fluxo de pessoas, perto do comércio local. Assim, para participar, é só chegar ao Sebrae Móvel e uma equipe de três funcionários fará o pronto atendimento”.

 

Os beneficiados

Carlos Alberto Sousa, do setor administrativo da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), de Ponte Nova, MG, recebeu a proposta de trabalhar na docência de um curso de graduação de administração e aproveitou para fazer um treinamento do Sebrae sobre controles financeiros. Além de estar preparado para multiplicar o conhecimento aprendido, os benefícios também apareceram no seu dia a dia. “Com a participação no curso, consegui desenvolver ainda mais minha rotina de trabalho, pois na faculdade sou a pessoa que controla o caixa. Isso me deu condições de planejar melhor a distribuição do dinheiro nas várias necessidades de gasto com despesas e investimento”, lembra Carlos Alberto.

Quem também tem boas lembranças do Atendimento Itinerante do Sebrae é Cleonice Prado, empresária de Matinhos, PR. “Foi ótimo! Era tudo o que eu estava precisando para administrar melhor a minha empresa”, elogia. Participante de vários cursos da instituição, foi a partir de um deles que ela e o marido decidiram abrir uma empresa de vidros temperados, produto que sempre estava em falta no mercado. Hoje, com seu próprio negócio, ela não tem dúvidas de que, para uma empresa alcançar bons resultado, é preciso ter pessoas qualificadas orientando em processos, atitudes e até mesmo nos pequenos detalhes, como faz o Sebrae. “Para mim, o projeto é muito gratificante e lucrativo”, garante Cleonice.

            Se você ficou interessado em participar de um dos projetos itinerantes, informe-se no Sebrae mais próximo. Você também pode conseguir mais informações no site: www.sebrae.com.br. Lá, você pode escolher o Sebrae de seu estado e ficar por dentro das ações que estão sendo desenvolvidas. Aproveite essa oportunidade de profissionalizar seus negócios e sua empresa. Você não precisa esperar, necessariamente, a montanha vir até você.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima