Segredos esquecidos sobre a liderança eficaz

O caminho mais eficaz para obter melhores resultados em uma equipe é alterando o modo de pensar dos colaboradores

Há coisas que todo mundo sabe, mas não faz. Dizer “Bom dia”, “Obrigado” e “Por favor” estão nos primeiros lugares da lista, mas ela é muito maior que isso.

É comum encontrar executivos de vendas que pensam que podem dar conta de um de seus maiores desafios – a melhoria da performance das pessoas – simplesmente impondo metas cada vez maiores, ou fazendo ameaças de demissão ou de mudança de território. Quem age assim se esquece de que não basta utilizar “a cenoura e o chicote” para garantir mais e melhores vendas.

Acredito que o caminho mais eficaz para obter melhores resultados em uma equipe seja alterando o modo de pensar dos colaboradores. Mas como fazer isso?

Baseando-se nas ideias de David Rock, meu guru na área de liderança, afirmo que descobrir as causas das dificuldades não é a melhor forma de conseguir mudanças no nosso jeito de ser. O desafio é substituir maus hábitos por novos, sem ficar perdendo muito tempo na infértil discussão sobre por que agimos assim.

Para tornar esse raciocínio mais claro, pense em uma pessoa que está muito acima do peso e passa a maior parte do tempo procurando entender por que come tanto. Enquanto pensa na resposta – e se angustia com ela – come ainda mais.

Mas, se em vez de ficar tentando descobrir o porquê a pessoa se reprogramar para fazer outra coisa prazerosa toda vez que tiver fome, as chances de emagrecer serão maiores. Simples assim.

Por analogia, acredito que em vez de ficar discutindo por que a equipe não tem conseguido os melhores resultados, o desafio do líder é propor novas formas de agir. É preciso aprender a focar nas soluções, e não nos problemas. O caminho mais fácil para fazer isso é:

  • Compreender como as pessoas pensam.
  • Não ser preconceituoso.
  • Agir como um verdadeiro coach.
  • Ajudar a criar um novo jeito de pensar.

Muitas vezes achamos que pensa errado quem pensa diferente de nós. Tente entender o que leva as pessoas a pensarem – e, consequentemente, a agirem – de determinada forma. Pratique a empatia.

Não se deixe levar por visões preconceituosas, muitas vezes baseadas em falsas verdades. Será que o que você acha que significa ser um bom vendedor é o mesmo que os clientes de sua empresa pensam?

O principal desafio do coaching é estar preparado para fazer as perguntas certas que permitirão que as pessoas repensem o seu jeito de ser e agir. Não tem nada a ver com a ideia de ter as respostas certas, mas tem tudo a ver com ser capaz de ensinar as pessoas a encontrarem as verdades escondidas dentro delas mesmas.

Para finalizar, esteja sempre disponível para conversar e ajudar as pessoas a descobrir novas formas de fazer as coisas. Agindo assim você estará se lembrando permanentemente de que as pessoas são capazes de fazer coisas extraordinárias quando estão corretamente motivadas.

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