Será que você sabe utilizar o silêncio? Descubra a resposta realizando um teste

Autoteste – Lidando com o silêncio dos clientes

Como você lida com o silêncio do cliente durante o processo de vendas e negociação? Teste seus comportamentos e habilidades para reagir bem perante seus clientes. Responda a mais absoluta verdade.

Questão

SIM

NÃO

1 – No primeiro contato com o cliente, você procura “quebrar o gelo” fazendo um elogio ou comentando algo sobre ele ou sobre sua empresa, mas o cliente não é muito expansivo, só agradece e fica em silêncio. Você sente-se desconfortável e isso reduz sua autoconfiança?

 

 

2 – Quando telefona para o cliente, você fala a maior parte do tempo e ele fica em silêncio, sendo pouco participativo. Você continua falando e apresentando seu produto ou motivo para marcar a visita?

 

 

3 – O cliente está demonstrando interesse em comprar, no entanto, ele não é de falar muito. Você não se incomoda com isso e decide mostrar-lhe todos os produtos para que assim ele defina o melhor?

 

 

4 – Quando o cliente está em silêncio durante a conversa, você persiste na sua abordagem de venda e não se preocupa em fazer com que ele fale mais sobre si próprio ou a necessidade dele?

 

 

5 – Ao fazer perguntas para descobrir as necessidades do cliente, você aproveita, enquanto ele fala, para pensar nas próximas perguntas que fará em vez concentrar-se em ouvir as respostas do cliente?

 

 

6 – Você mostra o que tem a oferecer e ele demonstra gostar, de forma corporal (sorrindo ou fazendo sinais de positivo com a cabeça). Mesmo sem ter feito nenhuma pergunta avaliativa (exemplo: o que lhe parece a minha proposta?), você tenta fechar o negócio com um pergunta direta? (exemplo: podemos faturar para a matriz ou para a filial? Vai pagar em cheque ou em dinheiro?)

 

 

7 – Quando você apresenta o preço (ou valor do investimento) do produto ou do serviço e o cliente fica calado, você continua a conversa lhe dando ainda mais motivos para comprar, tais como um desconto, um brinde, uma vantagem, maior prazo de pagamento?

 

 

8 – O cliente não quer comprar ainda e lhe diz que vai pensar melhor. Quando você pergunta o porquê, ele não fala nada, apenas diz que depois voltará. E nunca mais responde ou retorna. Você encara isso como uma venda perdida?

 

 

9 – Sua apresentação de venda está sendo feita para mais de uma pessoa, em que uma delas apenas fala bem com você, mas as outras ficam em silêncio a maior parte do tempo. Você não consegue fazer as outras pessoas participarem da conversa, então desconsidera esse fato e avança negociando individualmente?

 

 

10 – Com sinceridade, responda finalmente: o silêncio do cliente lhe abate, provoca ansiedade, mal-estar, frustração e você sente que não sabe lidar com essa quebra de comunicação?

 

 

Total

 

 

Ler somente após o teste

Considere que cada questão para a qual você responde NÃO vale um ponto. Quantos pontos você obteve no teste? O vendedor de sucesso deve tirar nota 10 neste teste, mas, se você não chegou lá ainda, reveja todas as questões em que você assinalou SIM. O que você poderia fazer para mudar essas respostas?

De um modo geral, podemos concluir seu perfil de negociação a partir deste teste assim:

Acima de 7 respostas NÃO: muito bom, você deve ter facilidade em abordar, criar oportunidades e fechar negócios.

Entre 3 e 7 respostas NÃO: precisa trabalhar mais aquilo que respondeu SIM, melhorar sua maneira de encarar o silêncio do cliente, controlando a ansiedade e entendendo que não é preciso conceder nada antes de ouvir as respostas. Para isso, estude mais como fazer perguntas eficazes de forma aberta ou fechada para obter respostas e confirmar entendimento na comunicação. Essa é a maior habilidade em vendas.

Abaixo de 3 respostas NÃO: Atenção total, você pode estar na área errada. Mas não desanime, existem formas de melhorar, é preciso determinação para mudar suas habilidades e comportamentos.

Esse processo de autoavaliação deve ser realizado constantemente, assim você sempre poderá pensar sobre os itens que deve melhorar, esforçar-se e trabalhar para melhorá-los.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima