Seu chefe ajuda ou atrapalha vocĂȘ?

Seu chefe ajuda ou atrapalha vocĂȘ? Por Paulo Ferreira

Imagine como seria se mĂ©dicos agissem como muitos vendedores e representantes. VocĂȘ entraria em um consultĂłrio mĂ©dico e seria recebido mais ou menos assim:

— Bom dia, hoje vocĂȘ estĂĄ com sorte ? diz o mĂ©dico.
— Bom dia, doutor. NĂŁo estou com tanta sorte assim. Minha dor lombar voltou e estĂĄ doendo pra burro.
— Assim mesmo vocĂȘ estĂĄ com sorte! ? Ele afirma, sem considerar seu comentĂĄrio.
— Estamos com uma promoção especial de hemodiĂĄlise… preparando para a oferta do dia.
— Mas doutor… Ă© a dor nas costas que me incomoda, nem sei o que Ă© essa tal de hemo… alguma coisa.
— Fique tranqĂŒilo. A sessĂŁo Ă© rĂĄpida, vai durar somente duas horas, acompanha uma massagem nos pĂ©s e vocĂȘ fica deitado confortavelmente. AtĂ© pode ler um livro enquanto descansa e a mĂĄquina trabalha. VocĂȘ vai adorar. Que tal? Posso programar para agora ou prefere Ă s 11h30? Aproveite! JĂĄ estamos quase sem horĂĄrios para atender vocĂȘ.

Se vocĂȘ Ă© igual Ă  maioria das pessoas, sairia correndo dali. Falaria para a secretĂĄria: ?Esse mĂ©dico ficou louco. Ele Ă© doido Ă©??.

Longe de querer ridicularizar a questĂŁo, tambĂ©m sei que nem todos os vendedores sĂŁo insensĂ­veis, mas Ă© importante criar uma cena absurda para ilustrar uma falha irreparĂĄvel em alguns padrĂ”es de abordagens de vendas. Na condição de quem treina vendedores todos os meses, observei que muitas, mas muitas vendas sĂŁo perdidas, porque a maioria dos vendedores, corretores de seguros e representantes ficam tentando convencer as pessoas falando, em vez de conduzir a entrevista ouvindo. Muitos parecem robĂŽs: repetem as mesmas coisas para todo mundo independentemente do que a outra pessoa diz. SĂł param de falar quando a Ășltima palavra programada foi dita. Ai da pessoa que estĂĄ na sua frente se interrompĂȘ-lo. Fica irritadĂ­ssimo e, geralmente, nĂŁo esconde isso.

Como fazer as pessoas comprarem apenas ouvindo-as

Tenha sempre à mão um bloco de anotaçÔes e uma caneta apresentåvel para usar nas entrevistas de vendas. Trate-os como instrumentos poderosos e parte do seu equipamento profissional, pois isso é o que podem vir a ser.

Pegue seu bloco de anotaçÔes e prepare a caneta. Faça isso de forma natural, com tranqĂŒilidade e nĂŁo fale nada nesse momento. Quando estiver preparado, olhe para a pessoa que estĂĄ na sua frente e sonde: ?Para que eu possa ser mais Ăștil, vocĂȘ se importa se lhe fizer algumas perguntas??.

Espere, nĂŁo diga mais nada. Aguarde atĂ© que ela lhe dĂȘ permissĂŁo. Aguardar em silĂȘncio cria um intervalo importantĂ­ssimo, pois estabelece uma regra para tudo que acontecerĂĄ durante a entrevista.

A partir desse ponto, vocĂȘ gastarĂĄ 30 segundos para perguntas e ouvirĂĄ as respostas por dois, trĂȘs ou mais minutos. Este Ă© o segredo: investir, no mĂĄximo, um minuto para perguntar e prestar atenção ? ouvindo ? nas respostas pelo tempo que a pessoa gastar para responder.

Ouvir significa ficar em silĂȘncio enquanto a pessoa estĂĄ falando, assim vocĂȘ usa esse tempo para prestar atenção no conteĂșdo da resposta e pensar na prĂłxima pergunta que farĂĄ.

Perguntar significa fazer um nĂșmero suficiente de questionamentos pertinentes e adequados no decorrer da entrevista. A qualidade das respostas, ou seja, se serĂŁo Ășteis para avançar para o fechamento da venda, dependerĂĄ obrigatoriamente da qualidade das suas perguntas.


8 dicas para vocĂȘ melhorar sua habilidade de ouvir

1. Abra seus ouvidos, mas nĂŁo esqueça de abrir sua mente tambĂ©m. Seja receptivo Ă s mensagens que a pessoa estĂĄ passando a vocĂȘ.

2. Preste atenção desde a primeira palavra que ela pronunciar.

3. NĂŁo tente adivinhar o que a pessoa estĂĄ tentando dizer. Concentre-se no que ela estĂĄ falando. Isso evitarĂĄ perder o que ela realmente estĂĄ tentando comunicar.

4. NĂŁo tente interpretar do seu jeito o que a pessoa estĂĄ dizendo. Se o que estĂĄ ouvindo dĂĄ margem para interpretaçÔes dĂșbias, teste o entendimento repetindo o que vocĂȘ entendeu e pergunte se foi isso que ela realmente quis dizer.

5. Jamais interrompa. É grosseiro e corta a linha de raciocínio do cliente.

6. Estimule a pessoa a falar mais sobre o assunto, quando esse for revelador e esclarecer melhor alguma necessidade. Diga: ?Fale mais sobre isso?.

7. Anote os pontos importantes no seu bloco. Isso evita perder a concentração no que estĂĄ sendo dito. Se a pessoa falou algo importante, que vocĂȘ precisarĂĄ lembrar para fazer uma pergunta depois, Ă© necessĂĄrio que vocĂȘ anote na hora, pois sua mente nĂŁo presta atenção como deve ? fica, a cada instante, pensando que precisa se lembrar. Isso faz perder o que estĂĄ sendo dito.

8. Permaneça tranqĂŒilo. NĂŁo se exalte nem fique se mexendo na cadeira demonstrando inquietação. AlĂ©m de irritar a outra pessoa, isso faz com que ela se desconcentre a todo momento.

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