Seus vendedores estão sendo remunerados para fazer a coisa certa?

O plano de remuneração dos vendedores tem uma força inacreditavelmente forte na hora de moldar o comportamento da equipe.

Uma coisa que tenho visto com frequência são líderes de vendas organizando treinamentos e eventos para estimular e motivar a equipe a fazer coisas que são desestimuladas a fazer pelo sistema de remuneração da empresa.

Casos típicos de coisas que os líderes gostariam de melhorar:

  • Falta de iniciativa para prospecção de novos clientes, acomodação com a carteira atual.
  • Trabalhar o mix de produtos/serviços de maneira inadequada, priorizando o que é mais fácil de vender do que produtos/serviços de maior valor agregado.
  • Descontos sendo usados de maneira liberal demais, prejudicando a lucratividade.

Em 90% das vezes essas coisas são causadas pelo sistema de remuneração e vão continuar acontecendo enquanto o plano atual remunerar os vendedores a fazer exatamente isso. Ou seja, os vendedores vão continuar fazendo o que são pagos para fazer – por melhor que seja o treinamento ou palestra motivacional e por mais que os diretores reforcem e cobrem isso repetidamente durante suas apresentações.

O plano de remuneração dos vendedores, principalmente a forma como são comissionados, têm uma força inacreditavelmente forte na hora de moldar o comportamento da equipe.

Um bom plano de remuneração consegue:

  • energizar e motivar os vendedores,
  • comunicar claramente as prioridades estratégicas da empresa,
  • dar foco e objetivos óbvios para os vendedores,
  • atrair e reter os talentos da empresa,
  • reforçar uma cultura de resultados,
  • aumentar a produtividade da equipe.

Por outro lado, um plano fraco:

  • transforma a equipe comercial num bando de mercenários interessados somente no curto prazo e nas suas próprias comissões,
  • direciona os vendedores a trabalharem o mix errado de produtos/serviços (por mais que se peça o contrário),
  • estimula os vendedores a colocarem suas próprias prioridades na frente das prioridades da empresa,
  • estimula a acomodação e, o pior…
  • engessa e amarra a diretoria da empresa, que fica refém da equipe e do sistema de comissionamento/remuneração.

O que é mais interessante de todo esse processo é notar todas as coisas que uma diretoria faz para evitar atacar o problema de frente. Como mexer na remuneração dos vendedores é um pepino gigantesco potencial, pela reclamação que pode vir a causar (principalmente quando a remuneração está beneficiando excessivamente os vendedores), então tenta-se de tudo para não encarar a realidade. É palestra motivacional, treinamento de negociação, campanha de vendas… o que puder imaginar. Tudo menos resolver o problema de verdade.

Isso certamente ajuda a encobrir temporariamente alguns dos sintomas, mas não é sustentável a longo prazo. O que se precisa arrumar são as CAUSAS do problema, e não seus sintomas ou consequências. E se a causa é um sistema de remuneração defasado, inadequado ou desalinhado com a situação atual da empresa e sua estratégia para competir no mercado, então é muito melhor encarar logo o problema do que ficar enrolando e dando voltas em torno dele.

Para ajudar os líderes de vendas nessa questão, criei uma ferramenta de diagnóstico – um questionário de 20 perguntas para ajudá-lo a entender se o seu plano atual está 100%.

Responda que nota você se dá (de 1 a 5, sendo 1 a menor nota e 5 a maior nota) nesses quesitos, levando em consideração a maneira atual de remunerar seus vendedores.  

Faça também as anotações necessárias onde achar que o seu plano atual deixa a desejar, para que você possa lembrar o que deve mudar na hora de criar o novo plano de remuneração. ( Relembrando: 1 a menor nota, 5 a maior nota). Este diagnóstico pode também ser feito on-line: www.institutovendamais.com.br/diagnosticos/planoderemuneracao

  1. O plano atrai os melhores candidatos para processos de recrutamento e seleção?
  2. O plano motiva e retém os campeões de venda?
  3. O plano motiva os vendedores médios a melhorarem sua performance?
  4. O plano desestimula a acomodação da equipe?
  5. O plano faz com que os piores vendedores peçam para sair?
  6. O plano é justo para todas as partes envolvidas?
  7. O plano remunera e estimula a competência e os bons resultados?
  8. O plano motiva a equipe para que desempenhe as funções e atividades que se esperam dela?
  9. O plano motiva a equipe a vender e trabalhar o mix de produtos/serviços de maneira completa?
  10. O plano motiva a equipe a trabalhar descontos de maneira inteligente, com foco em rentabilidade e margem de lucro?
  11. O plano é simples e fácil de ser entendido?
  12. O plano leva em conta a satisfação dos clientes?
  13. O plano tem um custo financeiro ou ROI atrativo para a empresa?
  14. O plano está alinhado com o posicionamento da empresa e visão estratégica para o ano?
  15. O plano está alinhado com a cultura da empresa?
  16. O plano foi aprovado pelas principais diretorias ou líderes da empresa e também pela área de vendas? 
  17. O plano tem metas desafiadoras, mas alcançáveis?
  18. O plano está alinhado com os outros projetos, departamentos e objetivos da empresa?
  19. O plano estimula os vendedores a desenvolverem seu CHA, saindo da zona de conforto?
  20. O plano permite adaptações, oferecendo flexibilidade para ajustes no futuro?

Qualquer nota abaixo de 80% significa que o plano precisa ser seriamente revisto. E quanto antes, melhor! Então, se quer realmente resultados consistentes:

  • Recrute pessoas com o perfil adequado.
  • Treine e desenvolva a equipe constantemente.
  • Utilize indicadores de performance adequados para dar feedback.
  • Remunere a equipe de acordo com os objetivos estratégicos da empresa.

Não adianta fazer as três primeiras e não fazer a quarta, pois é justamente a remuneração que indica e sinaliza aos vendedores se é realmente para fazer o que lhes pedem. Se você treinar para vender A, mas na prática remunerar pela venda de B, pode ter certeza absoluta do que vai acontecer.

Abraço e boas vendas,

P.S.: Este assunto foi discutido no módulo de Remuneração do GEC, o curso de Gestão de Equipes Comerciais do www.institutovendamais.com.br. Se precisar de ajuda em relação ao sistema de remuneração da sua empresa, entre em contato que provavelmente podemos ajudá-lo através da consultoria Solução Comercial.

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