Sinta-se livre onde você estiver

Há pessoas que têm toda a ?liberdade? do mundo ? podem ir e vir a hora que quiserem ? mas andam como escravas. São sugadas pelo futuro ou pelo passado, e não conseguem viver o aqui e agora, os momentos em que a vida está disponível. Se você, em seu dia-a-dia, se deixa envolver pelas preocupações, pelo desespero, pelo remorso por fatos passados e pelo medo do futuro, não é uma pessoa livre. Há pessoas que têm toda a ?liberdade? do mundo ? podem ir e vir a hora que quiserem ? mas andam como escravas. São sugadas pelo futuro ou pelo passado, e não conseguem viver o aqui e agora, os momentos em que a vida está disponível. Se você, em seu dia-a-dia, se deixa envolver pelas preocupações, pelo desespero, pelo remorso por fatos passados e pelo medo do futuro, não é uma pessoa livre.

Inspirado numa palestra num presídio americano, o livro Sinta-Se Livre Onde Você Estiver mostra justamente isso: é possível ser livre onde quer que se esteja, mesmo dentro dos muros de uma prisão. Seu autor, Thich Nhat Hanh é um monge budista que já foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz, e sobreviveu à perseguição, a três guerras e a mais de 30 anos de exílio.

De forma simples e comovente, Thich nos mostra como a prática da mente desperta pode nos libertar. Mas o que é uma mente desperta? É viver o momento presente, ficando atento a cada ato do cotidiano ? desde fazer uma refeição até caminhar. Essa é a fonte da felicidade e da liberdade com que tanto sonhamos. Separamos dois trechos do livro para que você possa refletir sobre sua liberdade:

· ?Na condição de ser humano, possuo a semente da raiva dentro de mim. Mas, graças à prática, consigo lidar com minha raiva. Se a raiva se manifesta em mim, sei como cuidar dela. Não sou um santo, mas, por conhecer a prática, não sou mais vítima da minha raiva?.

· ?Não precisamos morrer para entrar no Reino de Deus. Na verdade, temos de estar bem vivos. O inferno também está em cada célula de nosso corpo. Cabe a nós escolher. Se regarmos todos os dias a semente do inferno que existe em nós, será esta a realidade que viveremos 24 horas por dia. Mas se regarmos diariamente a semente do Reino de Deus em nós, ele se tornará a realidade que viveremos em cada momento. Esta é a minha experiência?.

Frase: ?Para mim, não existe felicidade sem liberdade. E a liberdade não nos é dada por ninguém: nós mesmo temos que cultivá-la? ? Thich Nhat Hanh

Para Saber Mais: Sinta-se Livre Onde Você Estiver, de Thich Nhat Hanh. (Editora Sextante). Visite: www.sextante.com.br.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima