Somando desafios e resultados de sucesso

Por uma calculadora, aos 11 anos Ítalo Bezerra tornou-se um campeão de vendas. Conheça a história dele

O desejo de ter uma calculadora fez de Ítalo Bezerra um supervendedor aos 11 anos

O que fez Ítalo Diógenes Holanda Bezerra se tornar vendedor foi um desejo de consumo de sua infância, época que ele considera a melhor fase de sua vida: “Uma das experiências mais saudosas pelas quais passei determinou quem eu sou hoje”.

A experiência aconteceu quando ele tinha apenas 11 anos e morava em Juazeiro do Norte (CE) – cidade de Padre Cícero, o cearense do século – como gosta de frisar. Certo dia conheceu um objeto da mais alta tecnologia digital da época: uma calculadora Dismac MM8. Ele conta que as lembranças desse momento estão vivas em sua memória até os dias de hoje, desde o cheiro e as características do objeto até a maneira como os números apareciam lentamente quando a calculadora era ligada. “Digitar a operação e ver os resultados aparecerem imediatamente era uma fabulosa experiência para mim”, relembra.

Ítalo teve o desejo de possuir aquela calculadora, mas para isso precisou convencer o pai, ferrenho defensor das contas manuais e que tomava a tabuada de trás para frente dos filhos, a deixá-lo comprar uma. Para uma pergunta óbvia de seu pai, sobre como iria conseguir dinheiro para comprá-la, Ítalo tinha uma resposta firme na ponta da língua: trabalhando. Como? Vendendo imagens de santos na feira.

O garoto foi liberado pelo pai, porém com diversas advertências: “Cuidado ao fazer as contas, com calotes, tenha responsabilidade, saiba o que está fazendo e qual é o seu objetivo”. Seguindo esses conselhos, Ítalo falou com uma amiga de sua mãe, Zilma, proprietária de uma loja de produtos religiosos, sugerindo que ela lhe consignasse o estoque. “Como ela me conhecia, se sentiu tocada e ao mesmo tempo desafiada por minha história. Dona Zilma foi a minha primeira parceira comercial”, conta.

O vendedor mirim posicionou sua barraca na primeira fila e no melhor acesso da feira, estudou a vida de todos os santos, colocou uma grande imagem de Padre Cícero com os terços e as orações nas mãos, e pediu a bênção sobre as vendas: “O milagre que pedia aconteceu. Meu modesto estoque era renovado várias vezes diariamente, em uma velocidade que exigiu ajuda extra. Virei a atração da romaria. Imagine um menino cabeçudo e de chapéu de palha contando a vida do santo aos berros.  Aproveitava o costume dos romeiros de andarem em grupos e, assim que eles apareciam, começava minha apresentação. Vendia os santos como água”.

Nos quatro dias de trabalho, durante a romaria, Ítalo não conseguiu apenas o dinheiro para comprar a calculadora, mas também para encher o tanque de combustível do carro de sua mãe. “Ainda sobrou dinheiro para dar início à minha primeira poupança. Foi uma experiência incrível e que me mostrou a carreira que devia seguir”, conta.

Carreira

Anos depois, Ítalo cursou faculdade de contabilidade e estagiou em uma imobiliária, na qual trabalhou por três anos, tornando-se corretor oficial. Recebeu um convite para trabalhar com investidores do mercado de ouro e, logo depois, aos 21 anos, assumiu seu primeiro cargo executivo: a gerência de uma fábrica de cosmético, a qual estava iniciando no mercado. Nessa empresa implementou no departamento comercial um sistema de venda mista entre distribuidores locais e venda direta.

O sucesso abriu portas para um novo desafio e ele foi convidado pela Unimed para assumir a gerência de uma unidade no interior do estado, em Limoeiro do Norte. Em menos de três anos, Ítalo conduziu a filial de décima para a terceira colocação em número de usuários no estado, além de viabilizar a construção de uma sede própria e uma unidade de pronto atendimento. Novamente os resultados apresentados o levaram a assumir mais responsabilidades e, então, tornou-se o responsável comercial pela Federação da Unimed no Ceará, e depois pela superintendência da Univendas do Brasil, em Belo Horizonte.

Novos rumos

Após 15 anos de aprendizado e bons resultados na Unimed, em um momento de segurança e plenitude profissional, foi desafiado a mudar totalmente de ramo: “Minha carreira deu um giro de 180º e fui atuar no mercado moveleiro. Estava em uma zona de conforto e fui desafiado a sair dela. Acredito que todo profissional é tocado por este sentimento, de mostrar que é capaz de atuar com sucesso em outro segmento que desconhece totalmente”.

Por oito anos Ítalo atuou no Grupo Tubform, tempo suficiente para que passasse a admirar o mercado moveleiro, por ter uma dinâmica própria, estar fortemente atrelado às necessidades e aos desejos do consumidor e pelo amplo desenvolvimento em conceitos e profissionalização. “Juntei-me a um projeto de desenvolvimento e ajudei a montar uma equipe de mais de mil funcionários, em uma das maiores fabricantes de móveis do País”, conta. Em 2012, retornou à Unimed Ceará, com o objetivo de consolidar e dinamizar o departamento comercial da companhia.

Esses desafios foram superados com a ajuda dos ensinamentos que ele obteve desde a primeira experiência com vendas: foco em um objetivo, responsabilidade e ciência de suas ações o tornaram um supervendedor em diversas áreas. “Procuro sempre buscar conhecimento, ser responsável por meus desafios e nunca esquecer que as relações comerciais são uma via de mão dupla, por isso é importante existir um equilíbrio de propósitos para que as expectativas de ambas as partes sejam atendidas”., di.E deixa um conselho para todos os vendedores que queiram se tornar supervendedores: “Seja incansável na busca pelo conhecimento, soberano na defesa e no zelo da profissão e posicionado na construção do plano de visão futura, sem descansar das ações construídas no presente”.

Perfil

  • Nome completo: Ítalo Diógenes Holanda Bezerra.
  • Cargo: coordenador comercial da Unimed – CE.
  • Há quanto tempo trabalha com vendas: 32 anos.
  • Sua primeira venda foi: uma imagem de santo, aos 11 anos.
  • A venda mais importante foi: a primeira.
  • Sua maior motivação: desafiar limites.
  • Objetivo para daqui a cinco anos: ter a minha própria indústria moveleira.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima