“Sorria, meu bem, sorria”

Você sabia que um sorriso pode ajudar suas vendas?

Não é coincidência, o título que você acabou de ler é realmente um trecho da letra da música de Edvaldo Braga, Sorria, meu bem. A canção é antiga, mas vale a pena recordar porque, querendo ou não, muita gente abre um sorrisinho quando ouve essa letra.

Para algumas coisas na vida fazerem sentido, ou ficarem melhor (e os problemas menores), é preciso um sorriso. Já está mais do que comprovado que sorrir melhora instantaneamente o humor, alivia o estresse e as preocupações.

E, se apenas uma pessoa sorrindo já tem esses efeitos, imagine uma empresa inteira, e o melhor, os clientes também. Essa empresa existe, e faz todos sorrirem o tempo inteiro.

Marcelo Ponzoni dirige a Rae,MP, uma agência de comunicação em São Paulo. É ele o responsável por criar a cultura do sorriso dentro da empresa e confessa que a coisa que mais gosta de fazer é sorrir. “Eu já nasci sorrindo, sou uma pessoa feliz e eu sempre quero passar isso para todos, principalmente a meus funcionários”, declara.

Se a cultura da alegria já está bastante arraigada no dia a dia da Rae,MP, imagine quando Ponzoni resolveu distribuir para seus funcionários e clientes máscaras de bocas gigantes que estampam um amplo sorriso – igualzinho ao da foto ao lado. Imagine a cena, contagiante, de todos com esse sorriso gigante. Há dez anos, ele resolveu fazer essa brincadeira com seus colaboradores e espalhou a ideia também para os clientes e parceiros da empresa.

Ponzoni fundou a Rae,Mp em julho de 1988, mas confessa que foi ousado ao fazer isso. “Abri a agência no primeiro semestre da faculdade e tive que aprender a ser empreendedor, publicitário, líder, tudo de uma vez só. A única coisa que com certeza eu sabia era ser vendedor”, explica.

A Rae,MP conta com 60 funcionários e há planos para ampliar a sede e contratar mais 30 para contribuir com a empresa. “Eu os faço acreditarem que também podem conseguir o que quiserem”, complementa.

O efeito do sorriso na hora de gerenciar

Se a alegria começa com o diretor da empresa, ela continua com os próprios funcionários. Para entender um pouco como é o lado colaborador da Rae,MP, também conversamos com um de seus funcionários, Leonardo Dias, que é um dos responsáveis pelo planejamento da agência.

Ele revelou que a campanha do sorriso não é apenas um título, mas que ela realmente faz parte da cultura da empresa. Para Leonardo, esse entusiasmo todo contribui bastante para a relação da organização com os clientes. “É incrível como o Marcelo nos incentiva. Quando vamos visitar um cliente juntos é muito difícil não fecharmos negócio. O cliente entra na brincadeira, dá risada, e é o que a gente gosta de ver”, explica.

Leonardo garante que o jeito de gerenciar de Ponzoni facilita que os próprios colaboradores – até mesmo ele – busquem melhorias no trabalho. “Ele é muito aberto, dinâmico, acho que é por isso que tem muito brilho e ganha destaque. E tem mais, ele não centraliza poder e temos a oportunidade de fazer o que gostamos e como gostamos”, declara.

Com tanta paixão pela empresa, Leonardo nos revela um pouco da Rae,MP. Confira:

“O que vemos todos os dias dentro da agência é realmente essa alegria de viver, de trabalhar, de criar novas campanhas, de gerar novos negócios, isso tudo vem implícito no DNA da agência. Quando você entra e chega até a recepção, é nítida a alegria que sente por quem te recebe. No primeiro contato com as pessoas, sente que a alegria e o sorriso fazem parte do ambiente e transformam o dia a dia. Uma das coisas mais curiosas e que despertam um espanto momentâneo são os objetos gigantes que estão por todos os cantos. Ao entrar na principal sala de reunião, você já se depara com uma caneca de café gigante cheinha de lápis amarelos, que carregam gravado o mote da agência: ‘Somos exagerados’. Na sala de planejamento, existe uma raquete de tênis e bolas gigantescas. Já no atendimento podemos ver um saxofone e um relógio do mesmo porte, tudo remetendo ao mote da agência. Já no departamento de criação o exagero está por todos os lados. Tem champanhe gigante, bola de basquete e até capacete de futebol americano.”

Já começa sorrindo

Para fazer parte desse exagero de empresa, Ponzoni lembra que todos são animados e o clima descontraído gera um ambiente agradável, porém, como ele mesmo diz, a empatia pela pessoa vem desde o processo de recrutamento e seleção.

Ponzoni diz como funciona: “Ele começa com o gerente de cada departamento, depois eu converso com o pessoal que foi selecionado e nesse momento eu gosto de ver como é a pessoa, o olhar dela conta muito, o carisma, enfim, coisa de primeira impressão. E é evidente que aquela teoria dos primeiros 15 segundos dá resultado”, destaca.

Sendo assim, não é difícil acreditar que a escolha de pessoas descontraídas é um passo para obter um ambiente ainda mais agradável. Isso justifica o fato de que mais da metade dos funcionários tem aproximadamente dez anos de casa e pelo menos 70% deles possuem esse perfil carismático. “Eu sempre fui muito brincalhão, sempre estou sorrindo, até mesmo em momentos sérios. Se você abrir a porta da minha sala, me encontrará sorrindo, e eu gosto de propagar essa cultura aqui dentro”, relata.

Rir sem motivo não vale

Todo mundo sabe que rir de piada sem graça não surte o mesmo efeito daquela em que soltamos uma boa gargalhada. Assim também é nas empresas. Não adianta dizer que ela valoriza o sorriso, se os funcionários não têm motivos. “Para ver um sorriso sincero dos meus funcionários, eu preciso dar razões para que isso aconteça. Pagar o salário em dia, 13º e tudo que eles merecem. Tem gente que chega na minha sala e diz que vai comprar uma casa, mas só pode pagar em 15 vezes, eu digo que ela pode comprar, porque terá emprego garantido. A pessoa dá risada, mas nesse momento eu falo sério, pois eu preciso proporcionar o melhor para minha equipe”, reflete.

Um dia ele soube que um casal queria comprar um imóvel, mas tinham medo, pois a prestação era cara e achavam que não podiam pagar. Então, ele conversou com os dois funcionários (o marido trabalha há 12 anos e ela há 8 na empresa) e perguntou quanto era a parcela. Ao saber que custava R$600,00, ele propôs um acordo ao casal: caso eles comprassem o imóvel, aumentaria o valor da prestação no salário deles.

Foi isso o que aconteceu. Três meses depois, o casal adquiriu o imóvel e Ponzoni deu o aumento. “A lógica é essa, se eu não proporcionar coisas boas, como é que eu vou ter o sorriso dos meus funcionários?”, argumenta.

O diretor também exige que a sua equipe esteja disposta ao trabalho, que tenha garra e vontade de crescer e, quando ele encontra alguém desanimado, pergunta se houve alguma coisa e, se for o caso, até libera a pessoa para descansar. “Se ele não está bem, que vá para casa descansar e no outro dia chegue com ânimo, com vontade”, acrescenta.

Até os clientes entram nessa

Se o diretor é assim e os funcionários também, não poderia ser diferente com os clientes. “Eles dão risada junto”, diverte-se o diretor. Por ter toda essa descontração e uma equipe animada, os resultados são os melhores possíveis, e isso pode ser encontrado na satisfação deles em participar junto à empresa das brincadeiras e do jeito espontâneo de fazer o negócio. Lembra-se da máscara de sorriso distribuída para todos os clientes? Pois é, depois dessa ação divertida o faturamento da Rae,MP aumentou em 400%, comprovando que bom humor e alegria também melhoram as vendas – e os resultados financeiros.

Você também pode sorrir

Você acabou de conhecer uma história para lá de diferente de um líder que reconhece que um bom astral influencia – e muito – na vida dos funcionários de sua empresa. Ponzoni também deixa a fórmula para você aplicar isso com sua equipe e seus clientes:

  • Seja o primeiro sempre – dê um simples sorriso e você será retribuído.
  • Não espere nada de ninguém – para fazer a diferença, você só precisa querer.
  • Seja um líder servidor.
  • Seja feliz – se você não transparecer isso, quem de sua equipe vai acreditar que sua empresa é feliz?

Para terminar com uma brincadeira, Ponzoni convida você a montar seu próprio sorriso no site www.raemp.com.br/sorria. Quando terminar, você poderá enviar para seus amigos, colegas e, por que não, a seus clientes!

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