VendaMais
Consultoria Treinamentos Liderança Games BPO comercial SalesTrain Cases Conteúdos Sobre Seja um parceiro · VM Partners Fale com um especialista →

SUA EMPRESA ESTABELECE METAS E COBRA RESULTADOS COM CLAREZA?

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Em nossos projetos nas empresas observamos que muitas não estabelecem com clareza o que esperam de cada pessoa e equipe. E não acompanham os resultados, deixando indefinido como está o desempenho das pessoas. Há um pressuposto de que se definirmos as metas globais da organização, as pessoas saberão o que fazer para concretizar essa meta. Não podemos menosprezar a capacidade de auto-organização dos indivíduos, mas o ambiente de muitas empresas indica a necessidade de um mínimo de estruturação para a condução eficaz desse processo.

Metas claras, quantitativas e qualitativas são essenciais para a avaliação da performance. A nossa empresa tem tido a oportunidade de apoiar muitas organizações nesse processo, integrando metas com desempenho. Esse sistema, denominado Sistema de Gerenciamento por Resultados e Avaliação de Desempenho, tem como característica a melhoria da qualidade da gestão de pessoas da empresa.

Gerenciar por resultados é a forma básica de planejamento e controle da empresa. Baseado nas definições estratégicas de objetivos amplos a atingir; a gerência por resultados torna-se o principal elemento de referência para o planejamento e controle das ações gerenciais e operacionais. Ela é implantada de forma integrada com o processo de avaliação de desempenho, principalmente em nível gerencial. Esse sistema deve estar ligado ao alcance de objetivos nas seguintes dimensões:

? Resultados ? Pessoas ? Inovação

Os pressupostos básicos do sistema são:

? Ser simples de implantar e de operar.

? Trazer resultados tangíveis em curto prazo.

? Possibilitar a posterior integração com o sistema de informações gerenciais.

? Ser desburocratizado.

? Envolver gradativamente os diversos escalões hierárquicos, a partir do topo.

? Ter a apresentação dos dados uniformizada.

As metas são um “contrato” entre o superior imediato e o subordinado. Esse último compromete-se a alcançar as metas negociadas, e o superior imediato a assegurar os recursos de apoio também negociados. Dessa forma o processo de delegação encontra forte impulso. Uma vez definidas as metas pela via da negociação, cabe ao gerente acompanhar o progresso dessas, como parte de seu papel. Nesse acompanhamento devemos cuidar das ações preventivas e conetivas necessárias, dentro da autonomia decisória do subordinado.

Periodicamente deve ser conduzida uma entrevista formal de acompanhamento, em que renegociam-se as metas e avalia-se o desempenho na concretização delas, nos aspectos de “o que atingiu e como atingiu”. Nessa reunião, aspectos ligados às necessidades de treinamento e desenvolvimento, gerenciamento de carreira e indicação de sucessores devem ser tratados. O conjunto dessas informações se constituirá na “avaliação de desempenho”.

Para refletir. Pergunte a si mesmo se em sua empresa:

? Há clareza nos objetivos e metas individuais e em equipe?

? Há equilíbrio entre as dimensões, resultados, pessoas e inovação?

? O processo é participativo e fruto de negociações?

? As metas negociadas fazem parte do dia-a-dia?

? Há flexibilidade e revisões periódicas nas metas?

? O desempenho das pessoas e das equipes é avaliado de forma consistente?

? Há ações gerenciais e de RH claramente associadas à avaliação?

Muitos “nãos” nas respostas indicam que algo precisa ser revisto nesse sistema em sua organização!

Gustavo G. Boog é consultor e terapeuta organizacional, conduzindo projetos de elevação da competência pessoal, grupal e empresarial. Tel.: (11) 5183-5187 – e-mail: info@boog.com.br Visite os sites: www.boog.com.br e www.ecotraining.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

KPIs inúteis em Vendas

KPIs inúteis em Vendas

Olá campeão! Olá campeã! KPIs inúteis em Vendas Bem-vindo(a) à ...
Leia Mais →
Hakomi e como fazer melhores perguntas em Vendas

Hakomi e como fazer melhores perguntas em Vendas

____________________________________________________________________________ Olá campeão! Olá campeã! Bem-vindo(a) à minha newsletter semanal ...
Leia Mais →
Por que o otimismo sempre vence (em Vendas e na VIDA)

Por que o otimismo sempre vence (em Vendas e na VIDA)

Olá campeão! Olá campeã! Bem-vindo(a) à minha newsletter semanal sobre ...
Leia Mais →