Sucesso em Vendas

O melhor livro sobre controle e planejamento

Do fracasso ao sucesso em vendas

Veja a seguir algumas importantes ferramentas para planejar melhor suas atividades de vendas!

Quadro de horário semanal

Objetivo: relacionar as quantidades de clientes prospectados.

Para utilizar essa ferramenta, você deverá cumprir os seguintes passos, utilizando a planilha a seguir:

  • Marque, semanalmente, seus compromissos.
  • Relacione todas as suas atividades, inclusive as de aquecimento.
  • Coloque um asterisco naquelas que são preparatórias ou produtivas, como planejamento, visitas, entrevistas, acompanhamentos.
  • Coloque dois asteriscos naquelas que não estão diretamente ligadas ao seu processo de vendas, mas são necessárias. Por exemplo: tempo no trânsito, viagens, convenções, palestras.
  • Coloque três asteriscos naquelas atividades que são improdutivas e tomam muito de seu tempo, como bate-papo com colegas de trabalho no cafezinho, leitura de e-mails, chats, almoços longos, atrasos no início de suas atividades, etc.
  • Por fim, faça uma avaliação de uso do seu tempo, modificando alguns hábitos para obter uma maior produtividade.
 

Seg.

Ter.

Qua.

Qui.

Sex.

Sab.

Manhã

2

3

2

0

0

0

Almoço

2

4

0

2

1

0

Tarde

1

2

3

0

4

0

Noite

0

0

0

2

0

0

Quadro de visitas, entrevistas e resultados

Objetivo: relacionar os valores numéricos do que você realizou ou prevê realizar.

Para utilizar essa ferramenta, você deverá cumprir os seguintes passos, utilizando a planilha a seguir:

  • Marque, semanalmente, seus compromissos produtivos.
  • Relacione numericamente as visitas, entrevistas, os valores de negócios, despesas e comissões.
  • Faça uma avaliação diária de produtividade x resultados.
  • Faça uma avaliação semanal de produtividade x resultados e compare o volume da semana e a relação de crescimento ou declínio de negócios.
  • Calcule uma média semanal de produtividade x resultados  e uma por dia da semana.
  • Coloque um asterisco nos dias da semana que apontam crescimento de produtividade acima da média.
  • Coloque dois asteriscos nos dias que apontam produtividade igual à média.
  • Coloque três asteriscos nos dias da semana que apontam declínio de produtividade inferior à média.
  • Faça uma avaliação de produtividade, modificando alguns hábitos para ter resultados contínuos.
 

Visitas

Entrevistas

Volume de negócios

Despesas

Comissões

Segunda

 20%

70%

110K

R$185

R$275

Terça

26%

90%

190K

R$110

R$475

Quarta

 33%

45%

210K

R$330

R$525

Quinta

17%

95%

60K

R$ 495

R$150

Sexta

4%

50%

10K

R$330

R$25

Total Semana

100%

580k

R$1450,00

R$1450,00

Total

19

785k

R$2320,00

R$1962,00

Quadro de metas por período

Metas do mês

Objetivo: relacionar os valores numéricos de suas metas mensais.

 

Visitas

Entrevistas

Volume de vendas

Resultado líquido

Comissões

Semana 1

05

20

10000

2000

50

Semana 2

08

10

20000

5000

150

Semana 3

06

10

15000

3000

90

Semana 4

05

15

10000

3000

30

Semana 5

03

20

40000

10000

900

Total

27

75

95000

23000

1220

Metas do ano

Objetivo: relacionar os valores numéricos de suas metas anuais.

 

Novos clientes

Vendas ampliadas

Indicações

Volume faturamento

Comissões/
Bonificações

1o. Trimestre

30

10

05

80000

4250

2o. Trimestre

40

30

08

100000

5500

3o. Trimestre

50

20

02

130000

10000

4o. Trimestre

30

20

05

100000

8000

Total

150

80

20

410000

25250

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima