O melhor livro sobre controle e planejamento
Do fracasso ao sucesso em vendas
Veja a seguir algumas importantes ferramentas para planejar melhor suas atividades de vendas!
Quadro de horário semanal
Objetivo: relacionar as quantidades de clientes prospectados.
Para utilizar essa ferramenta, você deverá cumprir os seguintes passos, utilizando a planilha a seguir:
- Marque, semanalmente, seus compromissos.
- Relacione todas as suas atividades, inclusive as de aquecimento.
- Coloque um asterisco naquelas que são preparatórias ou produtivas, como planejamento, visitas, entrevistas, acompanhamentos.
- Coloque dois asteriscos naquelas que não estão diretamente ligadas ao seu processo de vendas, mas são necessárias. Por exemplo: tempo no trânsito, viagens, convenções, palestras.
- Coloque três asteriscos naquelas atividades que são improdutivas e tomam muito de seu tempo, como bate-papo com colegas de trabalho no cafezinho, leitura de e-mails, chats, almoços longos, atrasos no inÃcio de suas atividades, etc.
- Por fim, faça uma avaliação de uso do seu tempo, modificando alguns hábitos para obter uma maior produtividade.
 |
Seg. |
Ter. |
Qua. |
Qui. |
Sex. |
Sab. |
Manhã |
2 |
3 |
2 |
0 |
0 |
0 |
Almoço |
2 |
4 |
0 |
2 |
1 |
0 |
Tarde |
1 |
2 |
3 |
0 |
4 |
0 |
Noite |
0 |
0 |
0 |
2 |
0 |
0 |
Quadro de visitas, entrevistas e resultados
Objetivo: relacionar os valores numéricos do que você realizou ou prevê realizar.
Para utilizar essa ferramenta, você deverá cumprir os seguintes passos, utilizando a planilha a seguir:
- Marque, semanalmente, seus compromissos produtivos.
- Relacione numericamente as visitas, entrevistas, os valores de negócios, despesas e comissões.
- Faça uma avaliação diária de produtividade x resultados.
- Faça uma avaliação semanal de produtividade x resultados e compare o volume da semana e a relação de crescimento ou declÃnio de negócios.
- Calcule uma média semanal de produtividade x resultados  e uma por dia da semana.
- Coloque um asterisco nos dias da semana que apontam crescimento de produtividade acima da média.
- Coloque dois asteriscos nos dias que apontam produtividade igual à média.
- Coloque três asteriscos nos dias da semana que apontam declÃnio de produtividade inferior à média.
- Faça uma avaliação de produtividade, modificando alguns hábitos para ter resultados contÃnuos.
 |
Visitas |
Entrevistas |
Volume de negócios |
Despesas |
Comissões |
Segunda |
 20% |
70% |
110K |
R$185 |
R$275 |
Terça |
26% |
90% |
190K |
R$110 |
R$475 |
Quarta |
 33% |
45% |
210K |
R$330 |
R$525 |
Quinta |
17% |
95% |
60K |
R$ 495 |
R$150 |
Sexta |
4% |
50% |
10K |
R$330 |
R$25 |
Total Semana |
100% |
– |
580k |
R$1450,00 |
R$1450,00 |
Total |
19 |
– |
785k |
R$2320,00 |
R$1962,00 |
Quadro de metas por perÃodo
Metas do mês
Objetivo: relacionar os valores numéricos de suas metas mensais.
 |
Visitas |
Entrevistas |
Volume de vendas |
Resultado lÃquido |
Comissões |
Semana 1 |
05 |
20 |
10000 |
2000 |
50 |
Semana 2 |
08 |
10 |
20000 |
5000 |
150 |
Semana 3 |
06 |
10 |
15000 |
3000 |
90 |
Semana 4 |
05 |
15 |
10000 |
3000 |
30 |
Semana 5 |
03 |
20 |
40000 |
10000 |
900 |
Total |
27 |
75 |
95000 |
23000 |
1220 |
Metas do ano
Objetivo: relacionar os valores numéricos de suas metas anuais.
 |
Novos clientes |
Vendas ampliadas |
Indicações |
Volume faturamento |
Comissões/ |
1o. Trimestre |
30 |
10 |
05 |
80000 |
4250 |
2o. Trimestre |
40 |
30 |
08 |
100000 |
5500 |
3o. Trimestre |
50 |
20 |
02 |
130000 |
10000 |
4o. Trimestre |
30 |
20 |
05 |
100000 |
8000 |
Total |
150 |
80 |
20 |
410000 |
25250 |