Surpreenda seu cliente – CV n. 72

Seu time vai ganhar sempre

Promoção

Com problemas de rejeição à sua marca, principalmente no Rio de Janeiro, a Kaiser desenvolveu o Kaiser Clube, que associou seu produto a outra grande paixão do brasileiro: o futebol. O projeto unia o nome Kaiser aos principais times de futebol do País, agregando mais valor à marca.

 

Depois disso, pesquisas realizadas no Rio de Janeiro apontaram reação positiva ao projeto. O Kaiser Clube destacou a importância do consumidor no processo, uma vez que parte da receita de latas e garrafas com distintivo dos times era revertida para os clubes (4% da renda das vendas de cada tipo de lata).

 

Por meio do conceito “Beba Kaiser Clube e ajude o seu time. Você é mais do que torcedor, é patrocinador” o consumo foi estimulado, abrangendo a maioria dos bebedores de cerveja, que tem o futebol como sua outra grande paixão.

 

O Kaiser Clube praticamente dobrou a participação da marca no mercado carioca em apenas três meses. Durante a vigência do projeto, a Kaiser teve um resultado de vendas de aproximadamente 14 milhões de litros, em que quase metade correspondia às latas da linha Kaiser Club. Conforme levantamento da Andina, maior distribuidora do estado, a venda em latas teve um aumento de 442% no período.

 

  • Descubra uma paixão do seu cliente que possa ser associada ao seu produto e venda mais!

 

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O cuidado com os detalhes

Sustentabilidade

Para quem realmente quiser passar uma ideia de empresa verde: uma agência de publicidade holandesa acaba de criar a Ecofont, desenhada para garantir a legibilidade e gastar menos tinta nas impressões, aumentando a vida útil dos cartuchos de tinta e toners. O segredo foi a inclusão de pequenos círculos deixados em branco em cada letra – o que, segundo a empresa, faz com que se use 20% a menos de tinta que as fontes tradicionais. Para mais informações, acesse o site: www.ecofont.eu

 

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Surpreenda seu cliente!

Marketing direto

Os assinantes da revista Placar receberam a edição de dezembro/2008 de uma maneira inusitada e impactante: completamente congelada. A ação foi uma iniciativa da cerveja Sol criada pela agência Fischer América.

 

Para viabilizar a ideia, que integra a nova campanha de verão da marca – pensada para amplificar o conceito “Gelaaaaada” –, foi montada uma operação especial: ao sair da gráfica, as revistas foram embaladas com uma película plástica duplamente reforçada e depois enviadas para um galpão de manuseio, onde foram congeladas em um molde feito sob medida. Em seguida, foram colocadas em uma caixa de isopor especial, fechada com um cinto, para finalmente serem distribuídas aos assinantes, em carros frigoríficos.

 

Ao abrir a embalagem, o leitor foi surpreendido pelo exemplar com o anúncio da campanha de Sol, dentro de uma barra de gelo. Também havia um texto com instruções explicando como descongelar a revista para leitura. A ação foi viabilizada com o apoio da editora Abril.

 

  • E você, de que maneira pode surpreender seu cliente? Certamente, há diferentes formas de aplicar algo parecido aos seus produtos e serviços.

 

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Cuide de seu público interno

Endomarketing

É muito difícil alguém cumprir as resoluções de ano-novo. Para dar uma forcinha àqueles que querem perder peso, parar de fumar, etc., o site Pledge Hammer (algo como Marreta do Compromisso) permite que as pessoas publiquem sua promessa e uma data-limite para cumpri-la, sob pena de doar algo para caridade. Você pode fazer uma ação semelhante com sua equipe. Coloque uma página especial na intranet de sua empresa em que os interessados possam postar suas metas pessoais e até quando pretendem cumpri-las. É uma ótima maneira de incentivar sem gastar nada.

 

  • Estimule as metas pessoais do funcionário, pois, ao ver que a empresa se preocupa com seu bem-estar, certamente se comprometerá mais com os objetivos da organização.

 

 

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Viajando no cappuccino

Mídias alternativas

Na Alemanha, a fim de comunicar os preços especiais de pacotes de viagens para a Itália, o varejista on-line Expedia usou uma mídia inusitada: a espuma dos cappuccinos. Ele explorou a fama dessa bebida italiana para promover descontos nas passagens para a Itália.

 

Os baristas não precisavam ser supercraques para grafitar com chocolate a informação, pois foi oferecido um estêncil para reproduzir a mensagem na espuma. O guardanapo no pires complementava a comunicação.

 

Realizada em conjunto com a rede de cafeterias Deli Star, a ação foi um sucesso e deve se repetir no próximo ano.

 

  • Procure novas formas de se comunicar com seu público-alvo.

 

 

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Rede social

Serviço ao consumidor

Utilize uma ferramenta como blogs e comunidades para criar um novo canal de contato com seus clientes e aumentar a fidelidade deles. Algumas regras:

  • Seja paciente –Uma rede social não se constrói da noite para o dia. Se apenas 20 pessoas usam sua comunidade, trate-as bem, elas vão atrair seus amigos e, aos poucos, sua comunidade crescerá.

  • Cuidado com a mensagem –Sim, uma rede social é, por definição, mais informal, mas deve passar a mensagem de sua empresa. Nada de colocar piadinhas ou, pior, comentários sobre concorrentes, empregados ou ex-clientes.

  • Seja transparente –Lembre-se de que na internet as pessoas podem verificar histórias rapidamente. Então, não dê motivo para seus clientes duvidarem de você.

  • Esteja atento –Separe um período na sua agenda para cuidar da comunidade, responder a todos e fazer perguntas a seus clientes.

 

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Mensagem clara é isso

Posicionamento

Não é a primeira empresa a ligar seu nome a causas sociais, mas a ARK pretende vender suas camisetas e bonés com um tema diferente. Seu nome vem das iniciais de Acts of Random Kindness ou atos de bondade ao acaso. A ideia é que a pessoa se inspire, toda vez que usar a roupa, a praticar um ato de bondade, como: comprar um lanche para alguém, dar o lugar no ônibus, pagar o pedágio de quem está atrás de você, dar carona a pessoas que beberam e não podem dirigir, etc. E se a pessoa tiver alguma ideia de um ato de bondade que custe mais caro, pode enviá-la a ARK. Parte dos lucros é destinada a realização delas.

 

 

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Como não fazer

Novos produtos

A revista norte-americana Inc. listou os piores produtos de 2008. Um dos ganhadores foi o Flexplay. Confira o exemplo e evite erros.

 

Certo empreendedor, chateado por sempre ter de devolver seus filmes à locadora, inventou um disco que automaticamente apaga seu conteúdo em 24 horas. Assim, a pessoa poderia assistir ao filme sem se importar com devolvê-lo. Preocuparia-se em ter uma montanha de DVDs inúteis em casa, a locadora em ter de arranjar lugar para estocar centenas de DVDs autoapagáveis e o novo produto com o crescimento do blu-ray e serviços de video on demand, em que você aluga o filme e ele é baixado automaticamente na sua televisão, via internet. Mas se preocupar em devolver ninguém precisaria.

 

  • Nem toda ideia é boa. Pesquise e avalie todos os fatores antes criar um produto ou serviço.

 

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Grandes números

R$ 1,25 bilhão – Foi o faturamento do e-commerce brasileiro no Natal de 2008, segundo a e-bit.
Fonte – IDGNow!

US$ 23,81 bilhões – É o valor de investimentos estrangeiros diretos que País deverá fechar em 2009, de acordo com previsão do mercado financeiro.
Fonte – Diário comércio indústria e serviços

45% – É o percentual de lojas on-line que sobrevivem menos de um ano, segundo estudo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico de dezembro de 2008.
Fonte – Uol Tecnologia

 

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Frase

“Quem sobrevive não é o mais forte ou o mais inteligente, e sim quem melhor se adapta às mudanças”.
Charles Robert Darwin

 

 

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Uma experiência criativa

Venda adicional

Oscar Schild, vendedor, gerente de vendas e escritor, lembra, com empolgação, do dia em que comprou uma TV 32”, de tela plana, numa famosa rede de varejo de São Leopoldo, RS. “Já tinha visitado a loja várias vezes, mas nunca fechava a venda porque o preço, na época, era um pouco exorbitante. Até que fui recebido pelo gerente, que disse que naquele dia levaria à minha casa a sonhada televisão”, conta.

 

Então, com um sorriso no rosto, Oscar pediu que o gerente fizesse uma proposta. “Ele já tinha falado com o vendedor que me atendia e ofereceu uma condição irrecusável. Fechei no ato e, ao emitir a nota fiscal, ele disse que aquela TV merecia um rack. Sem tempo para responder, quando me dei conta, já estava também com um aparelho de DVD com karaokê”, revela, contando que saiu da loja atordoado, pois não teve argumentos para dizer “não”.

 

Para sua surpresa, no mesmo dia, o vendedor e o gerente estavam na casa de Oscar entregando e instalando os produtos adquiridos. “Quando se sabe o desejo de um cliente, um grande vendedor consegue persuadi-lo se oferecer condições que o agrade. Vende o principal e ainda consegue vender acessórios, fechando uma grande negociação sem precisar dar grandes descontos. Afinal, quando um cliente entra numa loja, a venda está 50% certa, bastando finalizá-la”, recomenda.

 

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