Técnicas de vendas que vão aumentar a sua lucratividade

Técnicas de vendas que vão aumentar a sua lucratividade ?O segredo de um negócio é saber o que ninguém mais sabe? Aristóteles Onassis

?Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve de tomar uma atitude de coragem? Peter Drucker

7 dicas para vender valor, e não preço

1. Pergunte para o cliente qual a maior necessidade dele e, logo após a resposta, mostre uma solução para esse problema.

2. Não fale em preço antes de o consumidor perguntar, isso desvaloriza seu produto ou serviço.

3. Procure resolver o problema do cliente com o máximo de agilidade e profissionalismo.

4. Mostre o que seu produto/serviço pode fazer por ele.

5. Venda benefícios e soluções. Assim, o consumidor vai perceber valor na sua apresentação de vendas.

6. Cuide da sua imagem, aparência e autoestima, pois o maior valor que você pode vender é sua apresentação pessoal.

7. Ofereça algo extra: algum brinde, serviço diferenciado, etc. Seja diferente e agregue valor ao negócio do cliente.

André Silva é palestrante de motivação e vendas.
Visite o site: www.palestranteandresilva.com.br

Gerente de vendas ou vendedor diferenciado?

O gerente não pode ser concorrente dos seus vendedores, deve mostrar como se faz. Vender para bater metas não é seu papel, e sim da equipe.

Sua função é estudar e definir estratégias que estimularão as vendas. Claro que na hora que o ?bicho pegar?, vender ajudará, e muito, nos resultados. Mas cuidado! Isso não pode virar rotina, a dependência da equipe mostra que alguma coisa está errada na ação do gerente.

Mello Jr é consultor, instrutor, palestrante e diretor da GM Projetos & Assessoria.
Visite o site: www.gmtreinamentos.com.br

Estratégia competitiva

Dentro de sua estratégia, uma empresa pode apresentar alguns diferenciais competitivos. Confira:

» Custo ? É a busca pela produtividade de forma mais econômica que seus concorrentes.

» Mercado ? Acesso a certas demandas que os concorrentes não conseguem atender.

» Economia em escala ? Quem possuir maior volume obtém vantagens competitivas, inibindo pela escala a entrada de novos concorrentes.

Wagner Campos é especialista em marketing e palestrante motivacional em vendas e liderança. É autor do livro Vencendo dia a dia.
E-mail: [email protected]

Os 10 mandamentos da excelência no atendimento

1. Mantenha o profissionalismo.
2. Resolva o problema do cliente.
3. Diga a verdade.
4. Ouça o consumidor sempre.
5. Domine a arte da paciência.
6. Elimine a linguagem corporativa.
7. Aprimore a arte do atendimento.
8. Conheça o produto, empresa e cliente.
9. Aprenda sempre.
10. Encante seus consumidores.

Rosival Fagundes é especialista em marketing, empreendedorismo e gestão de empresas. Palestrante e consultor do Sebrae, BA, é coautor do livro Empreendedorismo e gestão mercadológica.
E-mail: [email protected]

8 dicas para acertar nas reuniões

1. Saiba ouvir. Se desejar interromper, peça licença. Complete sua fala, olhe para a próxima pessoa que deseja falar e, se quiser dizer mais alguma coisa, aguarde até que ela acabe.

2. Formate seus pensamentos rapidamente antes de falar. Não comece abruptamente ou ao mesmo tempo em que lhe pedem para falar.

3. Diga primeiro o que é mais importante, o foco da questão.

4. Evite falar muito baixo, os outros não vão ouvi-lo e tenderão a achar que sua fala é sem importância.

5. Não seja repetitivo. Algumas pessoas falam sobre o mesmo assunto sem conexão, vagueiam e parecem incapazes de dar o recado ou serem objetivas.

6. Lembre-se de usar ?nós? quando se referir à empresa, departamento, time, projeto de grupo. Se tudo for bem, o sucesso é do time, se for mal, o insucesso é compartilhado.

7. Seja breve.

8. Não seja pessimista.

Confira 7 passos para manter a ética em suas negociações

1. Trate casos específicos como casos específicos. Respeite as regras e deixe muito claro que o que está fazendo é uma exceção, um caso especial.

2. Responda às seguintes perguntas: dentre todas as atitudes que pode tomar, qual delas está mais próxima de manter a boa imagem da sua empresa?

3. Qual atitude contribui mais para a manutenção da sua boa imagem profissional?

4. Qual oferece o melhor precedente? Daqui a algum tempo, muitos outros vendedores irão se espelhar nas suas ações éticas de hoje.

5. Busque ajuda de quantos puder: clientes, líderes, auditores, códigos de ética, etc. 6. Crie o hábito de ouvir os seus sentimentos e os dos outros. Como os envolvidos, até mesmo você, sentem-se em relação a esse ou aquele comportamento?

7. Consulte sempre os manuais, códigos de ética, regimento interno e demais publicações normativas. Siga-os e lembre-se de que você não pode infringi-los, mas deve contribuir para mudá-los e adequá-los. A lei é viva, tanto em nossa sociedade quanto nas corporações.

Weber Abras é palestrante e instrutor nas áreas de vendas, motivação e neurolinguística, além de fundador do Grupo WPR.
Visite o site: www.grupowpr.com.br

Lidere pelo exemplo

É impossível ter uma equipe de vendas forte com uma liderança fraca. Para você que é gerente ou proprietário, vale uma dica que é velha, mas que nunca deixará de ser uma verdade: sua equipe tem sua cara (Veja o artigo de Marcelo Caetano da pág. 46). Você é o espelho em que todos se miram para conduzir o trabalho, por isso:

» Seja o primeiro a chegar à loja, se não for possível, mostre à equipe o porquê de sua ausência. Motivos fúteis não valem.

» Cuide da apresentação: barba feita, cabelos cortados e roupa adequada e alinhada. Para as mulheres: cabelos, unhas, roupas e maquiagem devem estar em ordem e harmonia. O cliente gosta e possui necessidade de ser atendido por pessoas iluminadas. Você investiu na decoração e iluminação da sua vitrine? Então, mãos à obra. Agora, ilumine você. Não adianta nada manter uma loja bem decorada, com produtos e embalagens atraentes se a equipe, a começar pelo dono, estiver apagada.

Cida Silva é diretora e instrutora da En Theos Consultoria e Treinamentos.
Visite o site: www.entheos.com.br

Quer ser um campeão?

Somente tem sucesso o vendedor que opta por prosseguir na estrada que leva ao desenvolvimento profissional. É o caminho da competência, ação e persistência. À medida que vai avançando na caminhada, o profissional adquire mais conhecimento e experiência, assegurando o sucesso duradouro.

Essa estrada só é trilhada por vencedores, aqueles que têm em mente que o sucesso não acontece por acaso, mas é conquistado somente por pessoas que estão dispostas a ir aonde ele se encontra, custe o que custar, vendedores conscientes de que irão encontrar muitos obstáculos pelo caminho, mas estão preparados para superá-los, recusando-se à desistência.

São profissionais lutadores e vitoriosos adeptos do pensamento de Abraham Lincoln, que diz: ?As coisas podem chegar até aqueles que somente esperam, mas são apenas as sobras deixadas por aqueles que lutam?.

Antônio P. B. Braga é especialista em vendas. Palestrante e instrutor de vendas e qualidade no atendimento da Sagra Consultoria em Vendas, é autor do livro Quer vender bem? ? Deixe de ser vendedor! e coautor do livro Gigantes das vendas.

Visite o site: www.sagracv.com.br

Consultores que desejarem ter suas dicas publicadas na seção Manual do Vendedor, devem enviá-las para o e-mail: [email protected]. Os textos serão analisados e publicados em edições posteriores da revista VendaMais.

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