Tecnologia aproxima empresas de seus clientes

Tradicionais serviços por telefone convivem agora com atendimento via e-mail, site e aplicativos para smartphones e tablets

Tradicionais serviços por telefone convivem agora com atendimento via e-mail, site, interação com aplicativos para smartphones e tablets

As novas tecnologias possibilitam às empresas aperfeiçoar e ampliar os serviços de atendimento ao consumidor, de modo a estreitar o contato com o público, substituir os volumosos manuais por versões digitais, aumentar a satisfação dos clientes e ainda reduzir custos. Os tradicionais serviços de atendimento por telefone convivem agora com atendimento via e-mail, site, interação com aplicativos para smartphones e tablets. Estes novos suportes, mais interativos, propiciam maiores oportunidades de conhecer as necessidades das pessoas e buscar satisfazê-las.

O Boticário, que continuamente figura no primeiro lugar no ranking das empresas campeãs em atendimento ao consumidor, tem feito bom uso destas ferramentas. A empresa praticamente dobrou de tamanho no ano passado, chegando a cerca de 3.000 lojas no país. O Grupo registrou a maior expansão entre os concorrentes, pulando de uma fatia de 6% do mercado há cinco anos para 8,2% em 2011. Para alcançar este resultado, ampliou seu call center em 55% e treinou a equipe para atender aos consumidores de modo personalizado. Além disso, mantém página de Facebook atualizada constantemente, e posta no Twitter matérias que possam chamar a atenção dos clientes, possibilitando-lhes postar mensagens e estabelecer um canal direto de comunicação com a empresa. Seu website recebe atualmente cerca de 4.000 e-mails diários, e suas redes sociais recebem 8.600 mensagens. Como resultado, o índice de satisfação do consumidor elevou-se de 87% para 93% em 2011, com 90% dos casos resolvidos logo no primeiro contato.

Além disso, a empresa usa aplicativos em suas campanhas, como aquele para iPad que utilizou durante o evento de beleza “Circuito Fashion”, em maio. O novo aplicativo mobile é uma interessante utilização do tablet para venda consultiva de cosméticos de acordo com preferências e costumes do consumidor. Para Aldir Brandão, diretor de Operações de Desenvolvimento da CINQ Technologies, o aplicativo para O Boticário é uma forma de conectar mais facilmente as clientes à marca. “Aplicativos mobile têm a capacidade de criar interatividade muito facilmente e este case é um exemplo de uma ferramenta de marketing de relacionamento muito bem-sucedida”, diz ele.

A Black&Decker é outra empresa que se destaca na esfera virtual, com o Fale Conosco, disponível no site, e com a criação de perfis no Facebook, Twitter e YouTube no último ano. “Já ativamos mais de 11 mil usuários, o que demonstra a importância dessas ferramentas de contato para a troca de experiências”, avalia Julio Landaburu, gerente de marketing para as áreas de eletrodomésticos e ferramentas da Stanley Black&Decker.

Além disso, desde 2008 a empresa disponibiliza em seu site vídeos explicativos com informações sobre a utilização de seus produtos, com o intuito de ajudar na realização de tarefas, prolongar a vida útil do equipamento e economizar no gasto de energia. A aproximação direta do usuário permitiu dezenas de ajustes nos manuais de instrução e em produtos. “Algumas vezes, corrigimos construções e tempos verbais em manuais ou fizemos alterações em embalagens. Esse canal nos permitiu também agilizar processos e diminuir os índices de reclamações, bem como os problemas com produtos de todas as linhas”, afirma Landaburu.

Recentemente, a Mitsubishi Motors também lançou um aplicativo para celulares que disponibiliza ao cliente todas as informações do manual do proprietário. Com o recurso, o cliente pode fazer uma busca por algum assunto sobre o qual tenha dúvida, sem precisar recorrer aos tradicionais manuais impressos. “A ideia da Mitsubishi é tornar o dia a dia dos proprietários da marca mais cômodo. Sabemos que os clientes passam grande parte do seu tempo com seus carros e, neste momento, conhecê-los por completo pode tornar a experiência mais prazerosa”, afirma Fernando Julianelli, diretor de Marketing da empresa.

O aplicativo está disponível para duas plataformas: IOS, no Iphone, por meio da App Store; e Android, em celulares como Samsung Galaxy, por meio da Google Play. O cliente também pode optar por acessar o site do aparelho (www.aplicativomitmanuais.com.br) para ser redirecionado à página de download do gadget. “O aplicativo tem uma interface bastante simples, rápida e intuitiva. Assim que o proprietário entra, ele se depara com uma estante virtual em que pode visualizar o manual de qualquer veículo da linha, além dos valores das revisões. Lembrando que, uma vez baixado, todo o conteúdo fica armazenado na memória do celular, então o cliente pode consultar de onde quiser, a hora que quiser, sem depender de conexão”, explica Julianelli.

A Citroën do Brasil também iniciou recentemente uma ação de marketing inovadora envolvendo a Internet e o telefone celular. Neste formato integrado de mídia, o usuário interage com a peça, colocando o número do celular e o CEP de sua residência, e imediatamente recebe um SMS – Short Message Service ou serviço de mensagem curta – com o endereço da concessionária mais próxima de sua casa. “Os resultados superaram nossas expectativas. Prevíamos 5 mil cadastros em um mês e, em apenas 2 dias, tivemos 2 mil cadastros. Ainda esta semana estaremos enviando a lista com os interessados para a rede de concessionários”, comemora Adriana Santoniello, do Departamento de Marketing da Citroën Brasil.

Mais informações:

O Boticário: www.boticario.com.br
Black and Decker: www.blackanddecker.com.br
Mitsubishi Motors: www.mitsubishimotors.com.br
Citroën do Brasil: www.citroen.com.br

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima