Telefonia

Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?

Telefonia

Muito se fala sobre o número de celulares e usuários de internet no Brasil. Porém, colocando esses números em perspectiva, não estamos nem entre os 20 melhores colocados nesses setores. Ainda há muito espaço para crescer. Acompanhe:

 

Classificação

País

Porcentagem de habitantes com celular

Quantos celulares existem para cada linha fixa

Porcentagem de habitantes que são usuários de internet

Emirados Árabes

233% (há 10,7 milhões de celulares para 4,7 milhões de habitantes

6,8 para 1

75%

Montenegro

210%

7,5 para 1

45%

Macau, China

185%

6,1 para 1

50%

Ilhas Caimã

181%

3 para 1

Dado não disponível

Hong Kong

180%

1,9 para 1

69%

11º

Rússia

163%

5,1 para 1

29%

12º

Panamá

163%

10,6 para 1

28%

16º

Portugal

149%

3,7 para 1

48%

20º

Itália

147%

4,1 para 1

49%

….

….

Sem classificação

Brasil

105%

7,4 para 1

21%

Dados:ITU World Telecommunication/ICT Dados do Brasil: Banco Mundial e Anatel

 

Distribuição

Para lançar seu purificador de água no Brasil, a Unilever elegeu os catálogos dos cosméticos Jequiti como o mais novo meio de distribuição, fugindo dos canais tradicionais já dominados pelas concorrentes Europa, Brastemp e Electrolux. E você, que outros meios/parceiros diferentes tem utilizado para vender?

 

Tablets

O aeroporto de Taiwan descobriu um novo uso para os iPads e similares carregados pelos viajantes e criou a primeira biblioteca de livros para iPad do mundo. Enquanto espera pelo seu voo, o passageiro pode escolher um título e ler em seu aparelho, de graça – mas não pode fazer o download do livro e levá-lo com ele. Apps, programinhas para iPads e smartphones podem ser permanentes ou transitórios. Pense nisso!

 

Grandes números

  • 7,38% foi quanto aumentou a produção de bens e serviços no Brasil entre janeiro de 2010 e janeiro de 2011, segundo dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central.
  • 5% dos para-brisas danificados de automóveis são reciclados no Brasil. Após a retirada da tela de butiral, que garante a integridade da peça, os cacos podem ser transformados em garrafas e outras embalagens normais. A demanda é alta, mas só há uma empresa no Brasil que faz o serviço – dados da Autoglass Socioambiental de Educação.

 

“Há um amplo espaço para nós crescermos, assim como nossos concorrentes C&A e Renner. O aumento da renda inseriu 40 milhões de habitantes nas classes C e D e, com a otimização do crediário, conseguiremos chegar a mais consumidores. Também vamos elevar o número de lojas das 124 atuais para 150 até o final do ano.”

Flávio Gurgel Rocha, presidente da Riachuelo, reafirmando que há um imenso mercado disposto a comprar no Brasil, à espera de vendedores.

 

Pesquisas de Vendas

De cada dez clientes brasileiros de super e hipermercados, quantos são verdadeiramente fiéis? Em pesquisa encomendada pelo POPAI Brasil e realizada pelo Ibope Inteligência, a fidelização dos consumidores com os supermercados está no seguinte patamar:

 

  • Apenas 15% frequentam os mesmos super e hipermercados (há 12 anos, eram 60%).
  • 33% dos atuais compradores são homens (há 12 anos, eram apenas 16%).
  • 76% dos atuais clientes de super e hipermercados trabalham (há 12 anos, eram 56%).
  • A conveniência é um forte influenciador, 72% dos brasileiros pesquisados confirmam que a proximidade com suas casas é o motivo pela escolha do supermercado. 

 

Os produtos com maior índice de compra não planejada são, pela ordem:

  • Salgadinhos.
  • Sementes torradas.
  • Frutas cristalizadas.
  • Cereais matinais.
  • Vestuário.

 

A coluna Pesquisas de Vendas tem o apoio do consultor Marlus Jungton.Conheça mais sobre o tema no site: www.primeiropalestrante.com.bre acompanhe outras informações pelo blog: www.vendas.blog.br.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima