Telemarketing e Televendas – Desafios da Profissão

Conheça os desafios da profissão

Quem vende por telefone tem uma série de desafios:

  • É fácil para o cliente nos evitar;
  • Muitas pessoas o consideram uma interrupção de suas atividades;
  • A atenção que obtemos ao telefone é dramaticamente menor do que nos contatos pessoais;
  • A linguagem do corpo, um ótimo meio de comunicação nos encontros face a face, é virtualmente eliminada. Não podemos ver as reações dos clientes;
  • É fácil para o cliente fazer algo diferente enquanto fala conosco ao telefone;
  • A tecnologia nos apresenta novos desafios para a comunicação (correios de voz, binas, URAS, facebook, twitter, e-mails, etc.).

Dicas para sobressair estes desafios:

  • Diga sempre o seu nome e o de sua empresa, poupe a outra pessoa de ter que lhe perguntar isso.
  • Utilize bom tom de voz e fale com clareza;
  • Diga com quem quer falar, mas respeite a função dos intermediários (secretárias, telefonistas, assistentes).
  • Mencione que o assunto é importante para a pessoa em questão;
  • Nunca se esqueça de ser objetivo: as pessoas não têm tempo para perder.

A dinâmica da comunicação

Em toda interação há dois papéis – emissor e receptor. Esses papéis mudam continuamente entre as pessoas envolvidas na interação e podem ser visualmente apresentados como abaixo:

O emissor está tentando transmitir uma mensagem, informando, fazendo perguntas, respondendo e/ou provendo feedback. – A mensagem pode ser clara ou não, dependendo de como o emissor a está comunicando.

O receptor está usando a escuta para receber a mensagem e/ou o feedback. Ele está também processando a informação que foi recebida.

Portanto, quando o cliente (emissor) está respondendo às perguntas, ao final o vendedor (receptor) deve confirmar aquilo que entendeu. Durante as respostas, anotar é uma boa maneira para evitar mal-entendidos. Para confirmar, devemos resumir o que o cliente disse, iniciando, por exemplo, com: “Caro cliente, deixe-me ver se entendi bem… (confirme entendimento ao final da conversa, sempre que possível)”.

Comunicar-se bem não é falar a maior parte do tempo.

Escutar é essencial para fazer uma comunicação eficaz:

  • Mantenha o foco. Mantenha distrações externas em um nível mínimo, trabalhe prestando atenção no que o cliente está
  • dizendo.
  • Não interrompa. Interrupções perturbam o processo de comunicação.
  • Resista ao pré-julgamento. Procure não julgar o que o cliente está dizendo baseado em quem ele é ou em suas opiniões sobre o assunto.

Para ser um grande telemarketing ou televendedor

  1. Nunca deixe o cliente com a obrigação de retornar a você.
    O controle de uma venda deve estar sempre na mão do vendedor e isso significa que devemos evitar dar trabalho ao cliente fazendo com que o mesmo tenha que nos retornar ou nos procurar demais. Ser acessível é muito importante, mas existem empresas que não facilitam a entrada de um telefonema de um cliente, por exemplo. O mais grave é quando o vendedor é quem liga e se esquece de definir os próximos passos.
  2. Crie vínculos
    Se você fizer com que seu cliente sinta seu verdadeiro interesse, esteja certo que alguns vínculos podem ocorrer: confiança, tranquilidade, sensação de amizade, conforto, empatia pura. Sempre que nos tornamos interessados no cliente e sentirá mais interesse por nós e por nossos negócios.
  3. Fale em termos do que interessa ao cliente.
    Comunicar-se bem para criar afinidade é saber dizer coisas que chamam a atenção do cliente e o coloca numa posição confortável. Quando um vendedor fala demais, quebra a sintonia com o cliente. Ouvir mais do que falar é a lei principal na Comunicação. No entanto, é preciso saber falar em termos do interesse da outra pessoa. Para isso, procure ser objetivo, dizendo sempre os ganhos que o cliente tem antes de falar detalhes técnicos de sue produto ou serviço.

Pense nisso e sucesso em vendas!

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima