Análise das mídias
Eu continuo, mesmo depois de tantos anos nesta área, a me surpreender como algumas empresas disperdiçam tanto dinheiro com marketing errado. Às vezes a mídia é errada, às vezes o produto ou o serviço é errado, às vezes a mensagem é errada e às vezes, é tudo isso junto!
Mesmo assim, dia após dia vemos mensagens completamente amadoras – nos jornais, na TV, no rádio e nas revistas despreparadas e mal formatadas. Como resultado, as empresas diminuem, e muito, o potencial de retorno da campanha de marketing e vendas.
Aqui mostramos algumas colocações que poderão ajudá-lo(a) na busca por maiores resultados nas campanhas de marketing:
Mídia: TELEVISÃO – (94% da população adulta)
Vantagens
– Permite demonstração
– Maior eficiência em produtos de consumo em massa
– Grande cobertura geográfica e de população
– Baixo custo relativo (custo unitário por pessoa atingida pela propaganda)
– Fácil acesso às classes A, B, C e D
Tome cuidado!
– É uma idéia simples e de fácil execução também pelos seus concorrentes
– Estude a abrangência geográfica e veja se é adequada para seu produto ou serviço
– Estude a frequência das inserções (nem de mais, nem de menos)
– Coloque testemunhais
Mídia: RÁDIO – (87% da população adulta)
Vantagens
– Baixo investimento em termos absolutos
– Rapidez de produção e troca de mensagens
– Permite um número maior de inserções já que o custo é menor
– Cobertura local
– Mídia seletiva
Tome cuidado!
– Diferencie a sua mensagem
– Mexa com a imaginação das pessoas
– Diga apenas o necessário
– Troque a mensagem com freqüência
– Use frases curtas
– Repita telefone/site/e-mail no começo e no fim
Mídia: JORNAL – (53% da população adulta)
Vantagens
– Credibilidade (confiança ligada ao nome do jornal)
– Seletividade (normalmente atinge-se formadores de opinião e decisores)
– Rapidez na veiculação
– Divulgação local
Tome cuidado!
– Página ímpar proporciona melhor exposição
– Identifique sessões de preferência do seu público-alvo
– Diferencie seu anúncio
– Crie uma mensagem criativa e direta
Mídia: OUTDOOR
Vantagens
– Alto impacto visual
– Excelente no lançamento de produtos/serviços
– Mídia local
Tome cuidado!
– Sem muita seletividade do público (a não ser que sejam escolhidos outdoors em bairros especiais)
– Use mensagens curtas. Geralmente as pessoas conseguem ler até 6 palavras quando estão passando com o carro pelo outdoor.
– Tempo de permanência do cartaz: não deixe muito tempo, com as folhas descascando. A imagem começa a fazer parte da paisagem e não chama mais a atenção. Tenha sempre uma rotatividade das mensagens.
– Uso racional de cores
– Em média, o uso de 70 outdoors numa capital (excluindo São Paulo) atinge um milhão de pessoas.
Mídia: REVISTA – (51% do público adulto)
Vantagens
– Segmentação pelo assunto da revista
– Credibilidade (aliados à marca da revista)
– Vida útil do anúncio é muito maior do que a de um jornal, rádio ou outdoor
– Atinge formadores de opinião e decisores
– Circulação nacional ou regional
– Melhor qualidade de impressão permite foto/imagens
Tome cuidado!
– Página ímpar proporcionam melhor exposição
– Destaque a forma de contato entre o consumidor e a empresa
– Use veículos dirigidos, que permitem segmentar o anúncio – o que aumenta seus resultados.
Mídia: MALA-DIRETA
Vantagens
– Mínima dispersão de verba (porém com alto investimento unitário)
– Alta seletividade (por cargo, por renda, por local, etc.)
– Atenção única para o seu material
Tome cuidado!
– Certifique-se de que o cadastro é atualizado
– Cuidado no uso de cores
– Faça um bom uso do papel (dependendo do tamanho e tipo utilizado a ação pode ficar mais cara/mais barata)
– Facilite as respostas do cliente (ofereça cupom de respostas, selo pago, acesso a um site etc.)
– Presenteie a resposta imediata (ofereça um brinde para os X primeiros; ou para os que responderem até o dia Y).
O estudo para uma correta campanha de marketing e vendas é complexo. Envolve a definição e a análise:
– do produto ou serviço;
– do público-alvo e das suas características principais;
– da demanda potencial – quem realmente gostaria de comprar seu produto ou serviço?
– dos pontos fortes da sua marca, do seu produto ou serviço;
– do benefício agregado (o que realmente os consumidores irão ganhar com a compra?);
– das experiências anteriores dos consumidores;
– da concorrência;
– do posicionamento estratégico da sua empresa;
– dos tipos de mídia disponíveis;
Muitos desses assuntos já foram discutidos aqui no Gestão em Vendas e se você conseguiu aplicá-los, provavelmente você, e a sua equipe, já devem ter algumas das respostas na ponta da língua. É importante definir esses quesitos para para então ser possível a melhor mídia para divulgar seus produtos e serviços.
Geralmente, uma boa escolha é testar todos os tipos de mídia disponíveis e viáveis (de acordo com a verba da empresa) existentes para o seu produto/serviço. A partir daí, você começa a realmente medir os resultados que cada uma proporciona as suas vendas.
O ideal é alcançar resultados através de um conjunto de mídias e não utilizando apenas uma, para que as vendas do produto/serviço não sejam responsabilidade de apenas um canal de comunicação. Ou seja, após fazer os testes e descobrir que mídias funcionam melhor para a sua empresa, você poderá definir porcentagens do seu orçamento para cada mídia, atingindo assim um conjunto de mídas que realmente funcionam.
Saber exatamente onde está sendo aplicado o dinheiro, que resultados estão sendo gerados (em temos financeiros, de marca, de posicionamento, de imagem etc.) e como multiplicar isso para períodos futuros, é a chave para o sucesso nas campanhas de marketing.
Uma ótima semana e boa$ venda$!