Toque de Midas

Em menos de um ano, Michel Saliba inaugurou quatro lojas. Os resultados são surpreendentes e ele já planeja mais algumas para 2014. A vontade de vencer está em seu DNA

Em menos de um ano, Michel Saliba inaugurou quatro lojas. Os resultados são surpreendentes e ele já planeja mais algumas para 2014. A vontade de vencer está em seu DNA

Uma definição clássica para “círculo virtuoso” é quando uma sequência de acontecimentos positivos desencadeia uma série de outros também positivos, e assim sucessivamente. De que outra forma pode-se explicar o que vem acontecendo com os empreendimentos de Michel Saliba? Em 2013, ele abriu quatro lojas, em dois segmentos diferentes, e cada uma saiu-se melhor que a outra.

O ano começou com uma franquia da Multicoisas, uma loja de 102m2 especializada em utilidades e baseada em um dos melhores shoppings de Belo Horizonte. Foi um sucesso. A seguir, em junho, inaugurou outra loja, também em shopping, desta vez uma franquia da Track & Field, grife brasileira de moda esportiva. Outro sucesso. Esse ano foi tão bom que fez Michel, em agosto, inaugurar mais um ponto. Só para reforçar a boa fase, em setembro essa filial produziu os melhores resultados da marca em todo o Brasil.

“Mas”, como diz nosso Supervendedor, “não deu nem para comemorar. Em novembro abrimos um novo ponto da Track & Field”. O que faz de Saliba um empreendedor de sucesso? Para descobrir seu “Toque de Midas” entrevistamos Saliba. Acompanhe a seguir o depoimento dele pera a VendaMais.

Início

“Há 12 anos atuo como sócio de uma empresa no segmento de Telecom e sistemas que têm como carro chefe um CRM para parceiros de operadoras, mas em 2013 resolvi experimentar novos ares. O varejo sempre me atraiu.”

Pulo do gato

“Sempre tive um contato muito próximo com o mercado de franquias. O pulo do gato foi escolher franquias sérias, fazer um planejamento com responsabilidade e trabalhar bastante. Acertamos na escolha das marcas e também nos pontos escolhidos. No varejo isso faz a diferença.”

Principal habilidade

“Considero como grande habilidade a forma como escolho as pessoas para cada operação, além de delegar sem deixar de acompanhar os itens de controle do negócio. Ainda tenho minha empresa de TI e não poderia fazer tudo isso sem as pessoas certas, nos lugares certos.”

Dificuldades

“Como seria bom se tudo desse sempre certo, mas, infelizmente, isso não ocorreu. Algumas vezes as pessoas podem nos decepcionar e isso já aconteceu comigo. Acreditei em um sócio-gerente que, lamentavelmente, não merecia a confiança que depositei nele. Mas essas coisas fazem parte do jogo, não?”

Desistir

“Não, nunca pensei em desistir. Mas, muitas vezes, questiono o retorno sobre os impostos que pagamos. Costumo brincar, e dizer, que o empresário é a classe mais desunida que conheço. Temos que encontrar uma forma de cobrar dos nossos governantes uma melhor aplicação dos recursos arrecadados e uma consequente redução de impostos. Todos ganhariam.”

Motivação

“Gosto do que faço e a motivação vem de forma natural. Minha família, meus sócios e colaboradores são as pessoas que participam do meu projeto de vida. Elas me inspiram em tudo que faço.”

Legado

“Vejo nossos negócios ficando cada vez mais maduros, capazes de produzir mais com as pessoas cada vez mais felizes. Como legado, gostaria que a vontade de vencer continue sendo o DNA dos nossos negócios.

Em 2014 meu foco será uma Master Franquia nacional que acabamos de adquirir. A empresa chama-se Clube de Permuta (www.clubedepermuta.com.br) e está revolucionando o modo das empresas fazerem negócios.

Como estamos na última edição do ano, tudo o que podemos desejar para Michel é um ótimo 2014 e, através destas páginas, sugerir-lhe um brinde ao sucesso.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima