Torne seu produto divertido – CV n. 70

Nesta edição:

Torne seu produto divertido

Transforme problemas em soluções

Uma experiência criativa

 

***

DISTRIBUIÇÃO

Crescimento pé-no-chão

 

O ano que terminou foi muito bom para o varejo brasileiro. Setembro, em particular, foi considerado o melhor mês do setor desde 2001.

 

A Fnac brasileira, por exemplo, cresceu 30% no ano passado, um resultado impressionante se considerarmos que ela já havia crescido na mesma proporção em 2007. Enquanto em outros países o crescimento da livraria francesa se limitou a um dígito, aqui ela chegou a esse resultado abrindo apenas uma nova loja em 2008.

 

Para o diretor da Fnac no Brasil, o segredo é a localização, tanto que ele já chegou a esperar seis anos para o local perfeito a uma loja ficar disponível – e não teria receio de esperar mais tempo se fosse necessário.

 

***

INOVAÇÃO
Caixa de pizza transformer

 

O inventor Constantino Kostakis criou uma caixa de pizza útil e divertida. A embalagem vem com um sistema para criar elementos destacáveis: porta-copos, quebra-cabeças 3D e jogos. Além de se tornar destaque em uma premiação na China, que reconheceu as boas ideias de outros sete brasileiros, ele conquistou sua clientela.

 

Pense você também em uma maneira de tornar seu produto divertido para atrair a atenção de seus clientes e prospects.

 

***

INTERNET

O que esperar da internet em 2009

 

“Neste ano, veremos muitas compras de redes de relacionamento menores por grandes sites e cada vez mais pessoas querendo controlar suas necessidades e as de seus amigos. Por mais que você goste de sites como Orkut ou Facebook, vai querer encontrar seus colegas virtuais fora desse ambiente – o que é um desafio para as redes de relacionamento.”

Chris Morgan, fundador do New Marketing Labs

 

“Vamos ver um aumento da utilização de funções que ajudem as pessoas a se localizar. É cada vez mais comum celulares virem com GPS embutido, e isso vai ajudar pessoas a se encontrarem e empresas a fazerem promoções relâmpago. Em breve, esses aparelhos também serão fundamentais em casos de desastre, mostrando quais vias estão desobstruídas, onde estão os centros médicos e de apoio, etc.”

Rebecca Moore, diretora do Google Earth

 

***

POSICIONAMENTO

Maquiagem adesiva

 

A empresa americana ColorOn (www.coloronpro.com) está revolucionando o mundo da beleza e vai facilitar a vida das mulheres que não vivem sem uma boa maquiagem. A novidade é o lançamento de um novo formato de sombras para os olhos.

 

Para aplicá-la, as mulheres não vão gastar mais que dois minutos – para os dois olhos. O novo produto é um adesivo cuja sombra vem sobre ele. Para utilizá-lo, basta colocar sobre as pálpebras, pressionar e retirar em seguida. Já estão disponíveis diversas combinações de cores e desenhos que prometem revolucionar o mercado de maquiagens.

 

E você, já pensou em uma maneira de facilitar a vida de seu cliente?

 

***

RELAÇÕES PÚBLICAS

Resolva problemas

 

Você acha que sua marca ou empresa tem problemas? Em 1995, quatro pessoas morreram e centenas ficaram doentes ao consumirem produtos estragados em uma lanchonete Jack in the Box. Foi necessária uma operação de guerra para salvar a companhia.

 

Nesses casos, o que mais conta é ser rápido. A diretoria da empresa convocou imediatamente uma coletiva de imprensa em que respondeu a todas as perguntas dos repórteres. Depois, foi além do esperado e, como se não bastasse indenizar todas as vítimas, desenvolveu com a Nasa um complexo programa de segurança alimentar que lhe rendeu vários prêmios de agências equivalentes a nossa Vigilância Sanitária.

 

Para terminar, assim que a poeira baixou, a Jack in the Box lançou uma campanha de publicidade bem-humorada e com cara de vídeos amadores, bem ao gosto do maior consumidor de fast-food: homens com menos de 30 anos.

 

***
SEGMENTAÇÃO

“Colhe-pague”

 

Em uma pequena cidade do sul do Brasil, um supervendedor inventou uma nova maneira de ganhar dinheiro. Ele criou o “colhe-pague”, uma versão agrícola do pesque-pague.

 

A pessoa embarca no ônibus, segue um bonito roteiro, chega a uma chácara e colhe morangos e outras frutas, direto do pé e sem agrotóxicos – uma excelente pedida para aqueles que buscam uma vida cada vez mais saudável.

 

Procure você também um nicho de mercado que ainda não esteja sendo atendido adequadamente.

***
SERVIÇOS AO CONSUMIDOR

Use bem seu tempo na frente do cliente

 

As lojas da Apple são um exemplo de como você pode gerar fidelidade de seus clientes:

 

  • Pergunte como o consumidor vai usar o que você vende e de que forma ele vê a situação em geral. Quanto mais olhar o mundo com os olhos dele, melhor.

  • Não venda apenas um produto ou serviço, e sim sua proposta de marca, sua empresa inteira. Vendas adicionais surgem daí.

  • Venda com cortesia, amabilidade e uma boa gama de serviços. Mesmo que o cliente não diga, essas coisas fazem a diferença.

 

***

SUSTENTABILIDADE

Show do mundo pago com lixo reciclável

 

Com o objetivo de mobilizar o maior número de pessoas e tornar a coleta seletiva um hábito entre os cidadãos, a ONG Doe seu Lixo (www.doeseulixo.org.br) realizou um show coletando lixo reciclável.

 

O evento contou com atrações como Serjão Loroza, Buchecha, Timbalada, Bangalafumenga, Toni Garrido, Charlie Brown Jr., Dudu Nobre, Arlindo Cruz, Dona Ivone Lara, Samba Na Moral, DJ Malboro, MC Marcinho, MC Sapão, Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Moraes Moreira.

 

Para participar, bastava se cadastrar no site do evento (www.doeseulixopormusica.com.br) e trocar o ingresso por um saco de lixo reciclável (papel, metal e plástico) no dia do show.

 

Descubra você também o que atrai seu público-alvo e envolva-o em sua ação de vendas.

 

***

UMA EXPERIÊNCIA CRIATIVA

Se Maomé não vai à montanha…

 

O consultor e palestrante em vendas Mello Jr. destaca o trabalho de uma loja especializada em moda e produtos de surfe e skate, de Tubarão, SC, que desenvolveu uma ação chamada Condicional Especial. “O vendedor liga para o cliente e informa as novidades, promoções e condições especiais de pagamento. Marca uma hora e vai até ele, em qualquer dia ou horário, como for mais conveniente para o consumidor. E acredite, sempre se compra alguma coisa”, revela.

Com simplicidade e criatividade, essa loja desenvolveu uma ação que, além de cativar o cliente, traz excelentes resultados de venda. Mas o que há de diferente nessa forma de vender? “Faz com que o vendedor conheça bem seu cliente, que, por sua vez, sente-se importante e valorizado”, destaca.

Mello defende que o varejo deve aprender a vender fora da loja, senão, perderá cada vez mais espaço para a comodidade do comércio eletrônico. Afinal, cada vez mais, os clientes estão sem tempo e disposição para ir até o ponto-de-venda. “O consumidor que deseja comprar vai à loja. Mas precisamos encontrar aquele que, por algum motivo, não vai e atendê-lo bem, transformando essa ação em resultados”, recomenda.

 

***

GRANDES NÚMEROS

 

  • 2,5 milhões de usuários possuem cartão de crédito com a bandeira da Casas Bahia. A empresa pretende elevar esse número para 4 milhões em 2009.

Fonte: Info Exame

 

  • 64% dos usuários de celular trocariam de operadora por causa do atendimento telefônico, apontou a FGV em dezembro de 2008.

Fonte: IDGNow!

 

  • 8,5 bilhões de reais é o faturamento do e-commerce no Brasil em 2008 – uma expansão de 35% em relação a 2007.

Fonte: Info Exame

 

***

FRASE

 

“Quem pensa pouco erra muito”

Leonardo da Vinci

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima