TraĆ­dos pelas palavras

TraĆ­dos pelas palavras TraĆ­dos pelas palavras… Frases que nos acostumamos a fazer, brincadeiras de mau gosto que deixamos escapar… Novamente, vamos lembrar a importĆ¢ncia de pensar muitas vezes antes de falar.

Por diversas vezes, tenho abordado aqui o problema de expressarmos nossos mais Ć­ntimos preconceitos ou comentĆ”rios infelizes simplesmente porque falamos por impulso, sem nos darmos o tempo necessĆ”rio para medirmos as conseqĆ¼ĆŖncias das palavras que proferimos. Mas como o problema tem sido recorrente, decidi contar alguns dos exemplos mais recentes que tenho ouvido para alertar novamente sobre o risco de perdermos clientes, negĆ³cios e amigos ao darmos vazĆ£o Ć  fluĆŖncia verbal desmedida.

Um dos casos que mais me chamaram atenĆ§Ć£o foi a histĆ³ria contada por uma jovem que trabalhava como secretĆ”ria do presidente de uma grande indĆŗstria multinacional com sede no Brasil. Ele era alemĆ£o e os dois, como jĆ” trabalhavam hĆ” um certo tempo juntos, desenvolveram intimidade suficiente para conversarem em linguagem informal. No entanto, conversar descontraidamente nĆ£o significa liberdade total para falar o que quiser, atĆ© ferindo sentimentos sem perceber.

Pois foi o que aconteceu. A moƧa contou que um dia seu chefe chegou com uma caixa muito pesada e fez mil recomendaƧƵes para que ela cuidasse do embrulho como se fosse um tesouro, nĆ£o deixasse ninguĆ©m chegar perto, nĆ£o abrisse, etc. O tempo passou e a curiosidade foi aumentando. Certo dia, lembrando do quanto o pacote era pesado, ela repetiu uma antiga brincadeira que ouvia em casa: ?Fulano, o que tanto vocĆŖ carrega nesta caixa? Por acaso tem um judeu morto aĆ­ dentro??.

Assim que terminou de pronunciar a frase, a jovem profissional percebeu o cunho preconceituoso da brincadeira que ela atĆ© entĆ£o julgava inocente. Deu-se conta de que o chefe era alemĆ£o e se lembrou de toda a dura histĆ³ria de massacre aos judeus que ainda hoje pesa sobre todo o povo alemĆ£o. No entanto, a palavra proferida nĆ£o volta nem hĆ” nada que possa ser feito para amenizar a gravidade de uma brincadeira infeliz, a nĆ£o ser assumir o erro e pedir desculpas.

Vivemos na sociedade do ?politicamente correto? e, muitas vezes, as coisas que falamos podem ser interpretadas como preconceituosas ou discriminatĆ³rias. Por isso, todo o cuidado Ć© pouco. Gostamos de conviver com pessoas bem-humoradas e brincalhonas, mas nĆ£o podemos perder de vista o limite entre o descontraĆ­do, engraƧado e agressivo. Brincadeira tem hora, lugar, situaĆ§Ć£o e pessoa certa. Se errarmos em algum desses pontos, podemos por tudo a perder.


DINƂMICA DE GRUPO

Torne a coisa pessoal

Este jogo ajuda o pessoal de vendas a se conscientizar de que hĆ”, literalmente, centenas de maneiras pelas quais podem impressionar e encorajar compradores potenciais. Cada vendedor usa as letras de seu nome para elaborar uma aĆ§Ć£o ou comportamento que irĆ” ajudĆ”-lo em situaƧƵes de vendas. Trata-se de uma atividade divertida para usar como complemento ou aquecimento de vendas mais intensas.

DuraĆ§Ć£o
10 minutos

O que Ʃ necessƔrio
Cada vendedor precisarĆ” de uma folha de papel e caneta. O facilitador precisarĆ” de um flip chart ou quadro-branco e canetas pilot.

O que fazer
Diga a cada vendedor que escreva seu nome verticalmente ao longo do meio de uma folha de papel. Demonstre escrevendo o seguinte em um flip chart ou quadro-branco:

M
A
R
I
A

Agora, a tarefa Ć© usar cada letra do nome para elaborar uma aĆ§Ć£o que irĆ” impressionar ou encorajar compradores potenciais. AlĆ©m disso, cada letra deverĆ” iniciar uma palavra na frase de aĆ§Ć£o, mas nĆ£o precisa ser necessariamente a primeira palavra da frase. AƧƵes podem ser expressas positiva (FaƧa…) ou negativamente (NĆ£o faƧa…), por exemplo:

Mantenha uma aparĆŖncia maravilhosa.
Atenda com educaĆ§Ć£o.
Respeite suas necessidades.
Identifique os benefĆ­cios.
Agrade o cliente.

Encoraje o grupo a se divertir com essa atividade e a ser o mais criativo possĆ­vel. Vale quase tudo! ApĆ³s sete ou oito minutos, peƧa a alguns voluntĆ”rios que compartilhem seus resultados. Ressalte que hĆ” centenas, atĆ© milhares, de maneiras de obter a venda.

Dica! Se os participantes gostarem de seus resultados, podem afixƔ-los em suas estaƧƵes de trabalho.

Se estiver por conta prĆ³pria
Siga os passos acima e repita a atividade duas ou trĆŖs vezes para que obtenha uma variedade de aƧƵes.

Fonte

Livro: O Grande Livro de Jogos de Vendas
Autoras: Peggy Carlaw e Vasudha Kathleen Deming
Editora: Qualitymark


LIVROS

O Profissional do Terceiro MilĆŖnio e a ExcelĆŖncia na ComunicaĆ§Ć£o
Clovis Rotth

Esse livro foi feito para que empresas e profissionais empregados ou em busca de recolocaĆ§Ć£o entendam a necessidade da comunicaĆ§Ć£o eficiente, sua importĆ¢ncia e de que forma alcanƧar uma performance ainda melhor. A obra traz uma reflexĆ£o e sugere aƧƵes para obter resultados positivos atravĆ©s de uma comunicaĆ§Ć£o adequada, que venha gerar vantagem competitiva na acirrada disputa de oportunidades.
Editora: AlianƧa Mundial
PreƧo: R$ 20,00*

Seguros ? Como vender mais e melhor
AndrƩ Santos

Esse obra tem como objetivo principal colaborar com a qualificaĆ§Ć£o, capacitaĆ§Ć£o, reciclagem e aprimoramento do profissional de vendas de seguros. Utilizando o moderno conceito de venda consultiva, o autor apresenta de maneira prĆ”tica vĆ”rios exemplos, tĆ©cnicas e muitas dicas de como vender mais e melhor.
Editora: Escola nacional de Seguros (Funenseg)
PreƧo: R$ 29,00*

GestĆ£o sem Medo ? Muito se pode criar tudo se pode mudar
Alfredo JosĆ© AssumpĆ§Ć£o
Nesse livro, o autor desvenda as questƵes que permeiam o mundo organizacional moderno e principalmente a gestĆ£o de pessoas. Ao colocar em evidĆŖncia o homem e a empresa em seu todo, utilizando os conceitos de corpo (processos), alma (cultura organizacional) e espĆ­rito (estratĆ©gia organizacional), aponta um novo caminho para o lĆ­der: a espiritualidade.
Editora: Saraiva
PreƧo: R$ 36,00*

*PreƧos e disponibilidade pesquisados em novembro/2008


HUMOR
Responsabilidade

Na agĆŖncia de empregos, o funcionĆ”rio explica para um candidato que o cargo pretendido por ele requer muita responsabilidade. E o candidato nĆ£o se intimida:

? Quanto a isso, o senhor pode ficar descansado. Responsabilidade Ć© o que nĆ£o me falta. Tanto que, no meu Ćŗltimo emprego, qualquer coisa errada que aparecia, jĆ” iam dizendo logo que o responsĆ”vel era eu.

Fonte
Livro: As Melhores Piadas Corporativas
Autor: Paulo Tadeu
Editora: Matrix


NƃO COMPLIQUE O QUE Ɖ SIMPLES

E-learning
Por Professora AurƩlia

Um outro dia, encontrei uma colega na farmĆ”cia, estava com uma aparĆŖncia de cansaƧo. JĆ” sabia que ela trabalhava muito, mas agora estava estampado em seu rosto. Perguntei o que estava acontecendo:

? Ai, professora, vocĆŖ nem imagina. A empresa na qual trabalho lanƧou um novo produto. E como sou responsĆ”vel pela Ć”rea de treinamento, preciso preparar um curso para todos os nossos representantes e vendedores espalhados pelo PaĆ­s. Mas vai ficar muito caro trazer todo mundo aqui para a sede. O pior Ć© que o curso tem de estar pronto na semana que vem. NĆ£o sei o que fazer…

Foi entĆ£o que percebi como as pessoas estĆ£o desorientadas e nĆ£o aproveitam as ferramentas que tĆŖm em mĆ£o. Uma empresa do porte da que a minha colega trabalha poderia muito bem trabalhar com o e-learning ? o ensino realizado atravĆ©s de meios eletrĆ“nicos ?, e teria grandes vantagens, alĆ©m do custo mais baixo, como rapidez e eficiĆŖncia.

Descomplicando
E-learning Ć© combinaĆ§Ć£o entre ensino e tecnologia (internet) ou educaĆ§Ć£o a distĆ¢ncia.

Caro vendedor, pensando nas dĆŗvidas que possam surgir durante seus treinamentos com a revista VendaMais, nossa equipe desenvolveu um glossĆ”rio de estrangeirismos. Acesse o portal www.vendamais.com.br e aproveite para atualizar seus conhecimentos com os novos termos de negĆ³cios.


DICAS DE PORTUGUƊS
NĆ£o confunda
Por Cione dos Santos

Isento e isentado
Isentado Ć© particĆ­pio do verbo isentar, por exemplo:
Ele tinha sido isentado do pagamento dos impostos.

Isento Ć© adjetivo, confira:
O aposentado estava isento do pagamento.

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