Transformação digital nas empresas: cenários, desafios e ganhos de acordo com a AMcom

Transformação digital nas empresas: cenários, desafios e ganhos de acordo com a AMcom

Prover na prática a transformação digital. Este é o objetivo da AMcom, empresa de tecnologia que oferece suporte a diversos segmentos por meio de estratégias de TI personalizadas. Com 20 anos de mercado, ela desenvolve e aplica tecnologias que favoreçam o crescimento sustentável das organizações.

A empresa possui projetos que já alcançam países, como México, Espanha, França, Holanda, Eslováquia, China, Rússia e Alemanha. Em seu portfólio estão grandes clientes em nível nacional, como Bunge Alimentos, Jequiti Cosméticos, Hering, Dudalina, Embraco, Philips, Sertrading, Bematech, Brafer, Tigre, Engie, Vigor, WEG e Infraero, abrangendo mais de 100 mil usuários atendidos em todo o Brasil.

Dentre seus serviços, estão Consultoria, Fábrica de Projetos/Software, Sustentação de Sistemas e Alocação de profissionais. Em entrevista a VendaMais, o diretor de serviços da AMcom, Rodrigo Strey, fala sobre tendências para a área de tecnologia, possibilidades reais para acelerar a produtividade e outros índices importante para o crescimento sustentável de uma empresa e porque, mesmo num setor que visa automação, os serviços precisam ser customizados de acordo com as demandas de cada empresa.

Vamos falar um pouco da AMcom – o que vocês fazem e o que oferecem exatamente?

A AMcom Sistemas de Informação está no mercado desde 1997 oferecendo serviços de tecnologia de alta qualidade, levando aos clientes soluções práticas e inovadoras, que os permitem crescer de forma sustentável, com atendimento a diversos segmentos de mercado e resultados visíveis em curto prazo.

Somos uma empresa especialista em sustentação e desenvolvimento customizado de sistemas para empresas. Atendemos mais de 200 clientes, incluindo Bunge, Hering, Infraero e Philips. Somos reconhecidos por nossa flexibilidade, garantia de entrega e pela total confiança na qualidade de nossos serviços. Temos mais de 10 mil projetos entregues, atendendo mais de 200 mil usuários.

Quais as principais tendências que você vê hoje ocorrendo na parte de transformação digital das empresas?

Rodrigo Strey, diretor de serviços da AMcom

A Transformação Digital, ao contrário do que o termo acaba induzindo, não trata apenas de modificações inerentes a área de TI das empresas. Ela trata de uma mudança estrutural, envolvimento, processos, culturas, estratégia e também a TI, exercendo então um papel essencial.

O objetivo desta transformação, por fim, trata de uma busca por melhor desempenho, aumento de amplitude e melhores resultados, de um modo integrado em toda a organização.

Assim, as tendências vão desde a mudança nos processos organizacionais, aplicação de metodologias que promovem uma mudança cultural e o uso de tecnologias que possam dar velocidade a todas estas mudanças.

Em termo de tecnologia, olhando para os próximos 3 anos, temos muito forte a atuação em Nuvem (Cloud), o desenvolvimento de recursos de inteligência artificial em aplicações inteligentes (ex.: ChatBots), o uso mais forte de Ciência de Dados para apoio em decisões estratégicas e com resultados garantidos, aumento do comércio digital, maior foco no negócio e tecnologias voltadas ao valor agregado ao negócio, IoT presente em uma grande parte de eletrônicos e nas rotinas de negócios.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação a este assunto específico? O que você acha que DEIXOU de funcionar, mas ainda tem empresas fazendo?

Entendo que enxergar a Transformação Digital como um processo exclusivo de tecnologia, sem observar as necessidades de transformações de processos e cultura organizacional é o problema mais comum.

Atrelado ao item acima, não vincular a Transformação Digital da organização com os itens de seu planejamento estratégico é outro erro comum, entendendo que este seja um item de uma área isolada e não da organização como um todo.

Não estabelecer uma diretriz clara sobre as etapas da Transformação Digital na organização também irá dificultar o processo.

Por fim, a falta de sincronismo organizacional pode ser peça chave para o impedimento e falta de sucesso na implantação da Transformação Digital das empresas. É preciso entender que a empresa precisa fazer diferente para alcançar resultados diferentes. É clichê, mas é pura verdade.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Entendo que enxergar a Transformação Digital como um processo exclusivo de tecnologia, sem observar as necessidades de transformações de processos e cultura organizacional é o problema mais comum. Esse é um erro clássico e impeditivo, pois não se entendeu o verdadeiro fundamento da Transformação Digital. Logo, se você não entende o conceito desta mudança, seus resultados ficarão comprometidos e certamente os objetivos estratégicos não serão atingidos.

Imagine que uma empresa está pensando em desenvolver um projeto de inovação para melhoria de processos e eficiência operacional. Por onde deve começar? De maneira sucinta e objetiva, quais as suas principais recomendações?

O primeiro e mais importante passo é conhecer os processos e onde estão os problemas de eficiência operacional. Se você não se conhece e não sabe onde estão as falhas, projetos de inovação poderão ser maravilhosos, mas sem resultado efetivo.

Faça um mapeamento da situação atual: onde estão os problemas, cruze com os objetivos estratégicos, defina onde deseja chegar. E, depois disso, pode então definir os demais projetos que poderão auxiliar a resolver os problemas encontrados e, ainda mais, colocar a empresa à frente de sua concorrência e inclusive à frente das demandas do seu mercado.

Qual seu diferencial em relação a outros possíveis concorrentes? Por que vocês são diferentes de outros fornecedores da área?

Entendo que um dos grandes diferenciais da AMcom é justamente não se posicionar como um fornecedor, mas sim como um “parceiro de negócio” dos nossos clientes. A AMcom é uma empresa que busca inovação. Ela está sempre trabalhando com tecnologias de ponta de mercado, possui profissionais altamente qualificados e certificados, possui experiência e entregas de projeto com qualidade e dentro dos prazos esperados. Porém, tudo isso só faz sentido, porque olhamos para as necessidades de nossos clientes, observamos os negócios deles e sugerimos soluções que de fato possam trazer resultados para esses negócios. Realmente, nossa parceria e flexibilidade nos torna parte das empresas às quais nos relacionamos.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia em geral sobre este assunto com as quais claramente não concorda?

Existe uma situação bastante comum em relação ao que a mídia apresenta como tendência e fomenta junto ao mercado e em relação ao que é de fato aplicável para o momento atual das empresas, economia e tecnologia disponível no Brasil.

Entendo que, por exemplo, a aplicação de Inteligência Artificial pode de fato trazer muitos resultados positivos para os negócios e o uso de tecnologias que encapsulam estes conceitos – como ChatBots, por exemplo – são ótimos propulsores de resultados. Entretanto, para a aplicação desses, uma análise para cada negócio é fundamental. Dependendo do volume de transações, custos atuais e prospecção de resultados, pode ser que outra tecnologia seja muito mais efetiva, com custos bem menores e velocidade de implantação bem maior.

Como mencionei antes, é preciso sempre observar a necessidade de negócio dos clientes, indicadores de desempenho e resultados almejados. E, então, direcionar tecnologias específicas.

Que tipo de empresa pode se beneficiar dos serviços/produtos oferecidos pela AMcom?

A AMcom atua nos mais diversos ramos de atividades, não se limitando a um foco específico. Somos uma empresa especialista em sustentação e desenvolvimento customizado de sistemas para empresas. Logo, havendo uma necessidade de negócio que possa ser resolvida por uma aplicação ou uma consultoria especializada, a AMcom pode auxiliar. Abaixo, alguns dos ramos onde temos atuado:

areas atendidas pela tecnologia da AMcom

Da mesma forma, que tipo de situação a AMcom NÃO se propõe a resolver?

Não atuamos na linha de infraestrutura, venda de produtos e equipamentos e também na comercialização de licenciamentos. Não construímos equipamentos também.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Gostaria de enfatizar que um ponto crucial para que sua empresa “VendaMais”, está na real análise das necessidades do seu negócio ou dos seus clientes. A tecnologia será sempre uma aliada poderosa na direção de solução e atingimento destes objetivos, entretanto, a busca por um parceiro que de fato entenda sua organização e o seu negócio fará toda a diferença na implementação na melhor e mais inovadora solução que esteja alinhada com seus objetivos estratégicos.

Para saber mais

Acesse: https://www.amcom.com.br/

Leia também

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima