Truques do Comércio

Para atrair a atenção dos consumidores, o comércio usa estratégias de neuromarketing.

Para atrair a atenção dos consumidores, o comércio usa estratégias de neuromarketing. O jeito como o preço de um produto é informado, a cor usada na parede da loja e até a música estão ali para influenciar você a gastar mais.

Escolha o tipo de loja e conheça técnicas para conquistar os consumidores:

LOJA FEMININA

  • Loja perfumada
    Um perfume traz lembranças e deixa o consumidor mais emotivo. Segundo pesquisa alemã, perfumar o ambiente aumenta em até 15% a probabilidade de uma venda.
  • Preço simples
    O formato curto do preço faz parecer que o valor é menor. A forma "34" é melhor que "34 reais". Se as letras forem pequenas, o preço parecerá ainda menor.
  • Defeitos escondidos
    Com iluminação indireta, o cliente enxerga menos os detalhes de seu corpo, fica mais satisfeito com a roupa e acaba comprando.

DEPARTAMENTO

  • Caminho maior
    Escadas rolantes são posicionadas de forma que o cliente precise andar pela loja inteira para encontrá-las. O objetivo é fazer com que ele passe por diversos setores da loja e seja tentado a comprar.
  • Visão total
    O pé-direito alto permite ao consumidor ter uma visão ampla. Dessa forma, tenderá a circular por toda a loja, aumentando as chances de compra.
  • Espaço para experimentar
    Quanto maior o provador de roupas, mais à vontade o consumidor fica. Isso faz com que ele passe mais tempo experimentando peças, o que aumenta as chances de compra.

LANCHONETE

  • Cores que dão fome
    O vermelho estimula o apetite. Nas lanchonetes de fast food, essa cor está em logotipos, mobiliários e embalagens. O consumidor fica com mais fome e come mais rápido, dando espaço para outros clientes.
  • Escolha rápida
    O cardápio não tem muitas opções porque, se a variedade for muito grande, o consumidor demora mais para escolher.
  • Chamar a atenção das crianças
    Oferecer brindes é a principal estratégia para atrair as crianças. Algumas lanchonetes até vendem os brinquedos separadamente, mas sozinhos eles custam apenas R$ 2 ou R$ 3 menos do que o kit completo.

RESTAURANTE

  • Prato chique
    Nomes rebuscados de pratos fazem o cliente pagar mais. Pagar R$ 60 por um "cozido de carne" pode parecer muito, mas é aceitável num "boeuf bourguignone" (nome francês do mesmo prato).
  • Primeiro os preços mais altos
    O cardápio costuma trazer primeiro os pratos mais altos, depois os médios e só então os mais baixos. Vendo o preço mais caro primeiro, o consumidor terá a ilusão de que o restante vale a pena.
  • A armadilha dos R$ 0,99
    Preços que terminam em R$ 0,99 ou R$ 0,95 são chamados de "preços psicológicos" porque dão a impressão de serem menores. Um prato de R$ 29,99 parece mais perto de R$ 20 do que de R$ 30.

SUPERMERCADO

  • Leite e ovos sempre em promoção
    Produtos como leite e ovos estão sempre em promoção, porque os preços são fáceis de serem lembrados. Se o preço do leite está mais baixo, o cliente tem a impressão de que tudo está mais barato.
  • Preço simples
    Os supermercados facilitam a conta nas promoções. É mais fácil vender um produto "de R$ 10 por R$ 8" do que um "de R$ 10 por R$ 7,89", porque fica mais simples calcular o desconto.
  • Carrinho cheio
    Quanto maior o carrinho, maior a tendência de o consumidor comprar mais. Dez itens parecem muito se estiverem num carrinho pequeno, mas, em um maior, a impressão é de que há poucos elementos.
  • Produtos frescos
    Frutas e vegetais costumam ser expostos em caixas de papelão ou caixotes de madeira para dar a impressão de que eles acabaram de ser enviados pelos produtores à loja e por isso estão muito frescos.
  • Sentido anti-horário
    Pesquisas mostram que clientes gastam 7% mais quando andam no sentido anti-horário, porque é mais natural para o cérebro. Na direção oposta, há desconforto. As lojas buscam uma organização de produtos para estimular o caminho natural.

INFORMÁTICA

  • Som na loja
    Uma pesquisa no Reino Unido revelou que uma música agradável faz o consumidor ficar mais tempo na loja, ter vontade de voltar, recomendar para outras pessoas e gastar mais.
  • Foco nos produtos
    As lojas de informática costumam ter pé-direito baixo. O objetivo é fazer o consumidor se concentrar mais nos detalhes dos produtos, atitude essencial para a venda.
  • Produto premium
    Alguns produtos são colocados em áreas mais nobres das lojas. Isso dá a ideia de que são mais inovadores e de maior qualidade. Geralmente, esses produtos têm margens de lucro maiores.

Fonte: UOL Economia

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