Ferramenta de empreendedorismo aproxima pequenos empresários de estratégias de marketing
Você sabia que 80% das companhias não atingem o sucesso e acabam por decretar falência em menos de cinco anos, de acordo com um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)? Para mudar essa estatística, o Sebrae procura orientar os pequenos empreendedores a acharem a estrada para o sucesso em seus negócios. Uma das soluções criadas foi uma ferramenta para auxiliar micro e pequenas empresas a investir em marketing: o Click Marketing.
Gerente da unidade de acesso a mercados do Sebrae, Paulo Alvim explica que o empreendedor de pequeno porte nasce mais pela necessidade que pela oportunidade e acaba não elaborando instrumentos de planejamento. “O Click Marketing surgiu da estratégia de levar ferramentas para o empreendedor de pequeno porte para facilitar a comercialização”, afirma. Alvim ressalta ainda que o empresário contemporâneo precisa estar “linkado” na web.
Pensando no empreendedor
O Click Marketing surgiu para que o investidor trace um planejamento para longo prazo. Ele ajuda o empresário a detectar os pontos fortes e fracos do negócio e visa estimular o crescimento das empresas por meio de alternativas coniventes com as necessidades dos empreendedores. Para facilitar ainda mais o plano de marketing, o usuário do sistema conta com consultores disponíveis via call center e e-mail para responder as principais dúvidas e dar dicas importantes ao projeto.
A ferramenta on-line é totalmente gratuita e possibilita que você analise a quantas anda seu negócio. “É o passo a passo para o planejamento de marketing. O usuário faz um cadastro rápido e, entre 40 e 50 minutos, monta o plano de marketing”, diz Alvim.
O Click Marketing é mais utilizado nas regiões sul e sudeste e é acessado também por muitos estudantes devido à facilidade. Segundo o gerente, o Sebrae tem uma ótima aceitação e recebe feedbacks com sugestões de melhorias por parte dos usuários. Após construir o plano de marketing, é possível acessá-lo a qualquer momento pela internet, de onde você estiver.
Estrutura do Click Marketing
Para que você entenda melhor o passo a passo para a construção de sua estratégia de marketing, confira como foi pensada a composição do Click Marketing e as etapas para você entrar nessa:
Motivação
O primeiro passo é indicar qual é sua meta e elaborar seu plano. Para que você estabeleça o trabalho, é importante que essa questão seja respondida logo no início. Isso vai manter o foco nesse objetivo.
Análise interna
Essa segunda etapa permite que o micro ou pequeno empreendedor descubra em que atividades irá se destacar com mais facilidade e para quais precisará de apoio de especialistas ou parceiros. É nesse momento que ele indica os pontos fortes e fracos.
Análise de ambiente
Aqui é possível avaliar e indicar as ameaças e também as oportunidades. Cada um dos itens exige atenção para que se pense em todos os aspectos externos ao seu negócio e que não estão sob seu controle. É necessário estar atento às características negativas, que são as ameaças, e também às oportunidades.
Identificação da oportunidade
Esse passo é essencial para que você saiba direcionar sua estratégia de marketing. Nesse ponto, é possível verificar de que forma você irá atender aos desejos e necessidades dos seus potenciais consumidores e compreender o que eles realmente precisam.
Objetivos estratégicos
Estabelecer objetivos anualmente para médio e longo prazos é muito importante. Essa etapa é considerada a base para definir quais são os recursos necessários para a implementação do empreendimento. Os propósitos aqui instituídos possibilitam a medição do alcance das metas e irão direcionar a atividade e dar motivação à equipe.
Perfil dos clientes
Passo que orienta qual é seu público-alvo. Você irá identificar da maneira certa o perfil do seu cliente ideal. Assim, conseguirá definir em que segmentos deverá e poderá investir.
Diferencial
Para que você não seja apenas mais um no competitivo mercado, é preciso reflexão sobre os diferenciais que pode oferecer com seus produtos e/ou serviços. Descreva nessa etapa quais serão esses diferenciais para conquistar um bom número de clientes satisfeitos.
Mix de marketing
Com base em todas as etapas anteriores, nesse momento defina suas estratégias de atuação no mercado. É importante estar atento sobre a importância desse passo.As táticas a serem desenvolvidas são:
- Estratégia de produto/serviço.
- Preço.
- Distribuição ou ponto.
- Comercialização.
- Comunicação.
- Propaganda e promoções.
Plano de ação e monitoramento
É por meio dessa fase da ferramenta que você irá monitorar, ao preencher listas, o caminho de seu negócio. Constantemente, será importante a utilização e atualização, para que seu trabalho permaneça em um ponto de equilíbrio, desde que bem elaborado. O plano de ação compreende:
- Ações de ajuste de mix de marketing.
- Ações de campanha de comunicação, propaganda e promoção.
- Metas.
- Orçamento e execução financeira.
Quer saber mais sobre a ferramenta? Então acesse o site do Sebrae (www.clickmarketing.sebrae.com.br) e dê um click em suas vendas.