Um vencedor com todas as letras

A história de Benjamin Guimarães Martins bem poderia se transformar em um livro. Migrante nordestino que chegou ao Sudeste em um pau de arara, Martins é hoje proprietário da maior distribuidora fonográfica da América Latina, A Universal. A história de Benjamin Guimarães Martins bem poderia se transformar em um livro. Migrante nordestino que chegou ao Sudeste em um pau de arara, Martins é hoje proprietário da maior distribuidora fonográfica da América Latina, A Universal.

Ele nasceu na cidade de Guanambi, interior da Bahia, e ainda bem jovem rumou para São Paulo atrás de um sonho. Trabalhou com café no interior de São Paulo, alistou-se como voluntário da aeronáutica, conseguiu emprego em uma companhia aérea e também na agência de publicidade McCann – Ericsson. Mas foi em 1961 que Martins, com apenas 22 anos, selou sua parceria com a música.

Tudo aconteceu quando Benjamin resolveu comprar uma pequena loja de discos em São Bernardo, a ?A Universal?. Comprou a loja em 30 prestações. “Não tinha um centavo no bolso”, recorda, ?só um único pensamento: VENCER. Enveredar em um campo que não conhecia pode ser chamado de aventura; porém, jamais pensei assim. Tinha consciência do meu potencial?. Depois de muita luta e trabalho, ao lado de sua mulher, Neide Biondi, o sucesso chegou. Em 1992, A Universal era então uma rede de varejo – três lojas de discos, uma de cine, foto e som, uma de presentes e uma de instrumentos musicais. Mas a história não acaba aí.

Em 1994, motivado por suas filhas, Andréa e Valéria Cristini, Martins montou a primeira loja de atacado. Priorizando o bom atendimento e oferecendo linhas de crédito, não demorou para A Universal Distribuidora se transformar no maior atacado do país. Atendendo redes como Wal Mart, Carrefour, Livrarias Saraiva e Fnac, A Universal possui hoje mais de cinco mil clientes ativos só no ramo fonográfico. Além da A Universal Fonográfica e da A Universal Multimídia, a Unimar Music, com pouco mais de dois anos de existência, já vendeu mais de 1.500.000 CD?s de artistas populares como Teodoro & Sampaio, Frank Aguiar e Harmonia do Samba. Outro ponto-chave da holding é a Unitrading, que em 2003 exportou mais de 100 mil DVD?s e mais de 500 mil CD?s. Desse sucesso, nasceu a Van Mar Transportadora.

Sua aposta agora é a nova sede do grupo, o Multimídia Trade Center, na zona norte de São Paulo. São 17 mil m2 de seis pavimentos. É o maior centro de negócios fonográficos e multimídia da América Latina. Tem restaurante, espaço criança, heliporto, palco para shows e pockets. Uma história de sucesso escrita com números gigantes, como a determinação desse nordestino vencedor.

Frases de Benjamin Martins: ?O que vale na vida é a determinação e a vontade de vencer. É preciso acreditar no seu eu e ir à luta com garra e perseverança. Fazer sucesso é uma conseqüência e fruto daquilo que se plantou?

?Para ser um bom líder, primeiro você tem de dar o bom exemplo daquilo que prega. Ser justo, claro, honesto, não é predicado, é uma condição?

?Sou um vencedor com todas as letras. Tenho uma família maravilhosa, tenho amigos fantásticos e companheiros para todas as horas. Tenho mais de 400 funcionários que são como uma grande família, num ambiente de respeito mútuo. Trabalho hoje no que gosto e me sinto útil defendendo causas e interesses de terceiros, ainda que não tenha procuração para tanto?

(Colaborou Yuri Antigo) ?Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã? Victor Hugo

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima