Uma experi̻ncia criativa РCV n. 82

Nesta edição:

O teste máximo de um detergente

Envelope reaproveitável

Uma experiência surpreendente

 

BRANDING

Deixe uma estrela brilhar sobre você!

A agência brasileira Ponto de Criação produziu para a Mercedes uma ação de marketing direto dirigida aos proprietários de veículos da marca para a época de fim de ano.

 

Em uma embalagem, enviou estrelas (como as famosas estrelas do capô dos carros) para serem colocadas no topo de árvores de Natal. A mensagem dizia: “Deixe uma estrela brilhar sobre você”.

 

Uma maneira simpática e sofisticada de relacionar a marca com os melhores valores familiares dos clientes. Branding num momento poético.

 

SERVIÇO AO CONSUMIDOR

Escritório portátil

Atualmente, uma das mais marcantes características das empresas é a mobilidade. Unidades crescem e diminuem, pessoas mudam de cargo, outras vão trabalhar em casa. Para ajudar esse pessoal, uma companhia britânica lançou o Escritório numa caixa. São pequenos módulos que podem ser colocados onde a empresa quiser (são feitos para não necessitarem da autorização de órgãos de construção das cidades) e ali abrigar seus trabalhadores. Também é uma ótima opção para quem precisa de um cantinho em casa para trabalhar. Preste atenção nas novas tendências!

 

EXPERIÊNCIA DE CONSUMO

O teste máximo de um detergente: o sistema postal

Apesar da forte comunicação, as mulheres não acreditavam na promessa do detergente em pó Breeze de remover manchas em uma única lavagem.

 

Foi então que a Lowe de Bangkok, na Tailândia, criou a ação chamada O teste máximo de um detergente: o sistema postal! Várias mulheres receberam um pacote da Unilever, com brinde que vinha do lado de fora – uma camiseta era usada para embrulhar o pacote. Como se esperava, o sistema postal deixou as camisetas imundas. Para poderem usá-las, as mulheres precisariam utilizar o pacote de amostra do detergente, que vinha dentro da caixinha.

 

A ação alcançou grande resultado. O boca-a-boca produzido pelo teste resultou num expressivo aumento de vendas e colocou rapidamente o produto em posição de liderança em seu mercado.

NICHO DE MERCADO

Moda

Olhe bem para as roupas nesta foto. Você acredita que elas são da Adidas? Pois essa é a nova estratégia da marca das três listras para se diferenciar e ganhar o mercado de moda perdido para as rivais. Pode não ser sua principal missão (produtos esportivos de alto desempenho), mas é um nicho de mercado que não pode ser desprezado. 

 

SERVIÇO AO CONSUMIDOR

Parceria

Seus melhores parceiros estão em lugares que você nem imagina. A Reebok, por exemplo, acaba de firmar uma parceira com o Cirque du Soleil. Juntos, desenvolveram um equipamento para ginástica que lembra um trapézio, uma novidade que empolga a todos os frequentadores de academia (quem não gosta de circo ou de se sentir um artista de circo?). Vá atrás de uma parceria que agregue valor para o que você faz.

 

 

SUSTENTABILIDADE

Carteira de identidade

As pessoas se preocupam cada vez mais com o que consomem, se os produtos são orgânicos, bem cuidados. Além disso, estão cada vez mais conectadas à internet. Ligando as duas coisas, uma marca de geleia de morango da Grã-Bretanha criou uma verdadeira carteira de identidade para seus produtos. O funcionamento é simples: basta que os consumidores entrem em um site especial, digitem os números do código de barras e a data de validade da geleia. A partir daí, são exibidas fotos da fazenda onde os morangos foram colhidos, os cuidados que tiveram, a foto dos agricultores e outras informações. Isso traz muitas vantagens, entre elas:

  • Dá ao público grande segurança ao saber o que está consumindo.

  • Faz com que a geleia pareça mais fresca e natural, pois você está vendo a fazenda e a plantação.

  • Cria um senso de comunidade e de fidelidade ao mostrar o agricultor e sua história, pois assim você sente-se “ligado” a ele.

 

INOVAÇÃO

Envelope reaproveitável

Em tempos de preocupação com o meio ambiente, a ecoEnvelopes teve uma ideia simples: em vez de enviar outro envelope contendo a resposta do cliente, como todos fazem, o próprio envelope de envio, agora, passa a ser reaproveitado.

 

As empresas que estão usando os novos envelopes têm conseguido economia de 15% a 45% nos custos gráficos. A ecoEnvelopes também garante que há um crescimento de 8% no retorno das malas-diretas que usam o reaproveitamento.

 

Uma ideia que soma aspectos de inovação cria o chamado mar azul – um enorme mercado, totalmente novo   de inovação, cria o chamado "que não existia até a invenção desse envelope. Além disso, segue o caminho da cidadania corporativa, protegendo os recursos ambientais, que sempre é bom.

 

NICHO DE MERCADO

Futuro

Novos produtos e parcerias nem sempre precisam ser levados a sério. Uma marca de relógios da Suíça, recentemente, contratou videntes para criar um relógio que pudesse prever quando o usuário entraria em um período negativo do dia. O relógio conta com um mostrador que exibe a cor marrom quando o momento não é favorável ou quando a pessoa está cercada de forças negativas. Quando está tudo bem, o mostrador torna-se branco. Assim como outras ações, o Flugtag – dia de voar – da Red Bull, por exemplo, esse relógio não é feito para vender bem, mas para chamar atenção para a marca.

 

****************************************************************************************************************

 

Grandes números

52%– O consumidor emergente, ou seja, a classe C – com renda familiar entre R$1.063 e R$4.591 – representa, hoje, 52% da população brasileira segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Fonte: FGV

 

– O Brasil é o terceiro país mais empreendedor do G-20, atrás apenas da Argentina e do México, diz pesquisa do Sebrae.

Fonte: G1

 

47,2%– Venda de aço no Brasil despenca 47,2% em fevereiro.
Fonte: Reuters News

 

12,02%– De acordo com os dados da pesquisa realizada pelo Sebrae, 12,02% da população brasileira adulta desempenha alguma atividade empreendedora, o que equivale a 14,6 milhões de pessoas. Na Argentina, a taxa é de 16,5%; no México, de 13,1%.

Fonte: G1

 

R$8,2 bilhões– Compras pela internet cresceram 30% e totalizaram R$8,2 bilhões em 2008, de acordo com uma pesquisa realizada pelo e-bit.
Fonte: Folha Online

 

10,5%– Procura por crédito caiu 10,5% em fevereiro, mostra pesquisa feita pela Serasa Experian.

Fonte: G1

 

****************************************************************************************************************

 

Frase

Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros e se divertir.”
Mary Lou Cook

 

****************************************************************************************************************

Uma experiência criativa

Refeição surpreendente

 

O palestrante e consultor empresarial Sergio Dal Sasso conta que, certo dia, parou num restaurante à beira da estrada para comer um salgado e tomar café. Ele se dirigiu ao balcão e fez o pedido. Como era hora do almoço, o atendente perguntou: “O senhor já experimentou nosso almoço? Aqui fazemos a melhor comida caseira da região, vale a pena experimentar”.

 

Convencido, Dal Sasso sentou-se à mesa e escolheu dois pratos do cardápio, pois estava acompanhado. Ao solicitar, um garçom sugeriu: “Senhor, não existe necessidade de duas porções, pois elas são bem servidas”. O problema é que em cada prato tinha um tipo de carne. O garçom, imediatamente, resolveu a questão fazendo o prato meio a meio.

 

Enquanto aguardava o prato principal, foi servido um caldo que Dal Sasso não havia pedido. Ao questionar o garçom, este lhe disse: “É por conta da casa, pois se trata de uma especialidade nossa. Assim, quando os senhores passarem por aqui novamente, em um dia mais frio, saberão o que pedir”.

 

Dal Sasso ficou admirado com tudo que tinha acontecido. Para fechar com chave de ouro, a conta foi trazida pelo proprietário, que, com um sorriso natural, logo perguntou: “Os senhores ficaram satisfeitos? Alguma sugestão para que melhoremos nossos serviços?”.

 

A experiência vivida por Dal Sasso continua marcante até hoje, ele explica o porquê: “A surpresa veio do fato de o atendente antecipar minhas próprias necessidades dentro de um processo natural de extensão do serviço sem afetar minhas solicitações originais. A forma simples, porém ampliada, de como o serviço foi ofertado – incluindo a qualidade necessária em cada fase – acabou sendo o elemento-surpresa que garantiu meus retornos ao local”.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima