Como a Bauer Cargas utilizou a criatividade para criar um programa de incentivo à leitura?
Muitas empresas colocam em sua missão que os colaboradores estão em primeiro lugar. Dizem que, assim, cuidando de seus funcionários, eles, consequentemente, cuidarão de seus clientes e todos ficarão satisfeitos. Embora impactante na teoria, é comum ver que, na prática, essa missão não é levada adiante.
Felizmente, esse não é o caso da empresa Bauer Cargas, que, cumprindo sua Declaração de Valores, está construindo uma nova Bauer a partir do conhecimento. Para isso, em janeiro deste ano, a empresa iniciou o Projeto Bauer de Incentivo à Cultura. “A cultura da leitura traz conhecimento, motivação e melhoria da qualidade de atendimento Bauer”, afirmou o presidente da companhia, Gelson Bauer. Então, nada melhor que investir e incentivar os funcionários a lerem.
Leitura qualificada
Há pouco mais de três anos, em dezembro de 2007, Robinson Tomaschitz, gerente de marketing e vendas da Bauer Cargas na cidade de Chapecó, Santa Catarina, passava por uma banca e comprou a edição daquele mês da revista VendaMais, que ele ainda não conhecia. Apenas dois meses depois, em fevereiro de 2008, programou para a matriz um treinamento de vendas com a equipe comercial.
“Eu precisava de informações consistentes para repassar à equipe e, como tinha comprado a VendaMais e gostado muito do conteúdo abordado nas matérias e artigos, fiz uso para efetuar o treinamento. Todos gostaram muito e, no final, mostrei de onde havia tirado as informações e sugeri aos que desejassem ter sucesso em sua carreira de vendedor que assinassem a revista”, afirma.
Com base nisso, o presidente da empresa criou um incentivo para o departamento comercial: quem assinasse a VendaMais poderia contar com a Bauer para arcar com 50% dos custos. “Procuramos incentivá-los a ler a revista, uma vez que a empresa estaria pagando uma parte da assinatura. Fizemos esse mesmo processo com nossos líderes após conhecermos a revista Liderança”, explica Robinson.
“A empresa passou então a divulgar a revista nos treinamentos e reuniões, incentivando todos à adesão espontânea da equipe de vendas, gerentes e encarregados operacionais e administrativos”, complementa Ana Maria Martins, gerente de recursos humanos da Bauer, setor responsável hoje pela coordenação do programa de incentivo à leitura.
Implementação
A ideia da aplicação do programa surgiu em uma reunião com as lideranças da empresa, realizada na unidade de Curitiba. “Naquele momento, o foco era discutir e propor ações estratégicas de melhoria em todas as áreas de nossa empresa, ações que deveriam ter impacto direto nos resultados”, diz Ana Maria.
Na busca por qualificação, desenvolvimento e diferencial da equipe, a empresa passou a investir em treinamentos anuais, sobretudo para os funcionários que estão “olho no olho todos os dias com o cliente”, conforme explica Ana Maria. Para complementar as idealizações dos treinamentos, houve a decisão de manter uma assinatura mensal da VendaMais para esses colaboradores.
“Por termos esse conceito dentro de nossa empresa, a direção entendeu que seria importante ampliarmos esse projeto a todos os colaboradores e parceiros. Sendo assim, iniciamos em janeiro deste ano uma longa caminhada na construção de uma consciência na busca do conhecimento, qualificação e desenvolvimento pessoal e profissional de nossas equipes através da leitura das revistas VendaMais e Liderança para nosso líderes”, diz a gerente de RH.
Para que haja o retorno esperado por parte dos colaboradores, a Bauer traçou estratégias para incentivar a leitura. “O projeto foi estruturado por grupos e funções. Nossas equipes operacionais e administrativas realizam a leitura da revista VendaMais em duplas na mesma função. A equipe de vendas lê individualmente e nossas lideranças realizam a leitura individual das revistas VendaMais e também Liderança. O objetivo é que a leitura da revista contribua com o conhecimento e a integração das equipes”, ressalta Ana.
Robinson analisa que a VendaMais “em sua totalidade, atende às necessidades, pois os artigos e matérias publicados tratam de negociação em vendas, atendimento, pós-venda, motivação, cases de sucesso, entre outros assuntos interessantes”, salienta. No objetivo de acompanhar o programa e avaliar os resultados, a Bauer utiliza o quiz fornecido pela Quantum. “Como o programa iniciou em janeiro deste ano, estamos trabalhando com a equipe a finalidade desse projeto, pois criar o hábito da leitura demanda utilizar incentivos motivacionais e isso requer certo tempo para se concretizar”, explica ele. “O retorno será medido no controle de nossos indicadores estratégicos, os quais traduzem também o desempenho das pessoas no atendimento, qualidade, liderança, motivação e outros”, completa Ana.
O gerente de marketing analisa que toda mudança gera expectativas, positivas ou negativas. Ele vê de forma natural, por envolver “culturas e crenças que cada um de nós tem da realidade”. Para Ana, o projeto sugere uma mudança e criação de novos hábitos, busca pelos conhecimentos, habilidades e atitudes por meio da leitura: “O grande desafio é mostrar para nosso cliente interno que para ir da oportunidade ao êxito é preciso enfrentar os medos de mudança”.
No futuro, o programa visa fazer os clientes internos e externos perceberem a qualidade das pessoas com quem interagem e fortalecer a imagem da marca e a valorização das pessoas, explica Robinson. “Pessoas mais instruídas conseguem destaque no meio em que vivem, tanto no profissional como no social, e também conseguem ter perspectivas melhores diante das situações cotidianas da vida – mesmo as mais difíceis, que talvez não encontrariam se não tivessem o conhecimento que se adquire com a leitura”, finaliza o gerente.
E você, como tem incentivado sua equipe a se desenvolver?
Mais sobre a Bauer
Sua história começou em 2001, na cidade catarinense de São Lourenço D’Oeste. As primeiras filiais surgiram em São Paulo, Chapecó (atual matriz) e Curitiba. Hoje, são 50 filiais. A empresa atua na atividade de cargas fracionadas:
Colaboradores diretos:380.
Indiretos:176.
Frota:220 veículos.
E também na atividade de turismo:
Colaboradores diretos: 12.
Frota: 2 veículos, 1 micro-ônibus e 1 ônibus, ambos equipados para a finalidade.
Slogan: confiança e agilidade